SÃO PAULO DO POTENGI/RN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Apoio Matricial do NASF na reorganização da RAS municipal: fortalecendo a Atenção Básica como protagonista da gestão do cuidado Denner Lúcio Pacheco-
Advertisements

O que o Ministério da Saúde propõe para a Saúde do Idoso O Ministério da Saúde lançou junto com o Pacto pela Vida em 2006 orientações e diretrizes, entre.
Política Nacional de Atenção Básica Situação e Perspectivas Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Brasília,
Atenção à Saúde no âmbito dos hospitais Prof. Gustavo Nunes de Oliveira 2016.
Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
 Lançado em 08 de novembro de 2011, o programa amplia o atendimento domiciliar dos brasileiros do Sistema Único de Saúde (SUS). O princípio é oferecer.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Secretaria de Estado da Saúde Pública Otimização de serviços na 2ª Região de Saúde Otimização de serviços na 2ª.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
Alessandro P. Acayaba de Toledo
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA - SESAP
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE EDÉIA (SMSE)
Orientadora Lenise Cecilio
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Secretaria Estadual de Saúde Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Enfª Rebeca Gusmão Soares
Alana Maria Vasconcelos Parente
Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Modalidade a Distância
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ATENÇÃO ODONTOLÓGICA AMBULATORIAL
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Or. Fabiana Vargas Ferreira
ORIENTADOR: JOSÉ ADAILTON SILVA
Aprimoramento da Atenção à Saúde dos Idosos na Unidade de Saúde do Bairro Piratini do Município de Panambi/RS Gabriela Fantinel Bisognin Schott Orientadora:
3ª e 4ª Avaliação da UPA Torrões
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Missão Planejar e desenvolver ações de promoção, prevenção e assistência ambulatorial especializada à população idosa na zona leste do Município de São.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
SAÚDE PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
Atenção Obstétrica e Pediátrica Região de Saúde de Ilhéus
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Edilaine Maria Stella da Cruz Nutricionista
Luciane Silveira Miranda de Lima
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA RITA
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA DA BAHIA
PLANEJAMENTO REGIONAL INTEGRADO - PRI
Coordenação de Redes de Apoio Especializado - CRAE
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Redes de Atenção à Saúde Regulação e Coordenação Papéis dos diferentes pontos de atenção
Rede de Atenção às Urgências e Emergências
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
É Possível avaliar se a Saúde de Assis vem melhorando, a partir da análise do Orçamento e do Planejamento?
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
Especializanda: Bianca Lopes Nogueira Orientador: Mauri Caldeira Reis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
PROJETO CUSTOS HOSPITALARES
Para Elas  .
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Políticas Nacionais de Urgências e Emergências e o papel do enfermeiro em situação de urgência/emergência PORTARIA Nº 1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011 Estabelece.
Janeiro D S T Q Q S S
Essencial Medicina Integrada Apresentação Institucional
HABILITAÇÃO DE CENTRO DE TRAUMA
Apresentação da Política Nacional e Estadual da Pessoa com deficiência Módulo I Coordenação da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência – ATPCD/SUR.
TELESSAÚDE SP.
CHAMAMENTO PÚBLICO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SAÚDE
Experiência municipal: reorganizando a peça orçamentária
PLAYBOY Calendário SÓ MULHERÃO.
Políticas de Atenção a Urgência e Emergência Profa. Regina Ribeiro de Castro.
Transcrição da apresentação:

SÃO PAULO DO POTENGI/RN PROPOSTA DE VIABILIDADE DE FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL REGIONAL DE SÃO PAULO DO POTENGI COMO REFERÊNCIA PARA MICRO REGIAO DO POTENGI E MUNICIPIOS ADJACENTES SÃO PAULO DO POTENGI/RN OUTUBRO - 2017

ANÁLISE SITUACIONAL

Atenção Básica SÃO PAULO DO POTENGI E ADJACÊNCIAS

COBERTURA E RESOLUTIVIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA EM SÃO PAULO DO POTENGI 17.407 HABITANTES; 8 EQUIPES DE ESF E SB, COM 1 EQUIPE DO NASF; 100% DE COBERTURA DA ESF; 1 CEO TIPO II; 1 CRIA (CENTRO DE REABILITAÇÃO INFANTIL E ADULTO) 1 CAPS I 1 POLICLÍNICA 1 SAE – SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA; 1 CENTRO DE REFERÊNCIA DE ONCOLOGIA DA MULHER – EM CONSTRUÇÃO IMPLANTAÇÃO DO ACOLHIMENTO EM ANDAMENTO; SMS ADQUIRIU EQUIPAMENTOS PARA URGÊNCIAS E ESTÁ DISTRIBUINDO ÀS UBS; PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO; IMPLANTAÇÃO DO SISREG EM DISCUSSÃO; IMPLANTAÇÃO DE POLITICA DE PICS.

MUNICÍPIOS DA MICRO REGIÃO POTENGI E ADJACÊNCIAS POPULAÇÃO SÃO PAULO DO POTENGI 17.417 SÃO PEDRO 6.139 SÃO TOMÉ 11.223 BARCELONA 4.064 LAGOA DE VELHOS 2.771 SENADOR ELOY DE SOUZA 6.188 SANTA MARIA 5.500 IELMO MARINHO 13.714 SERRA CAIADA 10.099 BOA SAÚDE 10.086 RUY BARBOSA 3.669 RIACHUELO 8.075 BOM JESUS 10.254 CAIÇARA DO RIO DOS VENTOS 3.680 TOTAL 112.879

COBERTURA E RESOLUTIVIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA NA REGIÃO E ADJACÊNCIAS 14 MUNICÍPIOS 112.879 HABITANTES; 100% DE COBERTURA DA ESF; 06 MUNICÍPIOS COM PRONTO ATENDIMENTO 24H (RUY BARBOSA, BOM JESUS, SÃO TOMÉ, BOA SAÚDE, SERRA CAIADA, SENADOR ELOY DE SOUZA);

ANÁLISE SITUACIONAL DO HOSPITAL REGIONAL DE SÃO PAULO DO POTENGI/RN

Taxa Média Permanência CARACTERÍSTICA UNIDADE MATERNO INFANTIL INTEGRADA DE SÃO PAULO DO POTENGI Leito/ Especialidade Nº de Leitos Taxa de Ocupação Taxa Média Permanência Cirúrgico 12 12,8 4,5 Obstétricos 7 4,3 Clínico 14 50,5 Pediátricos 3,8 TOTAL 40 22,9

TAXA DE OCUPAÇÃO ANUAL DOS LEITOS DO HOSPITAL REGIONAL DE SÃO PAULO DO POTENGI, DE 2008 A 2016. UNIDADE MATERNO INFANTIL INTEGRADA DE SÃO PAULO DO POTENGI

PERFIL DE ATENDIMENTO (local de internação): UNIDADE MATERNO INFANTIL INTEGRADA DE SÃO PAULO DO POTENGI PERFIL DE ATENDIMENTO (local de internação): REALIZOU 728 INTERNAÇÕES EM 2016: População própria => 259 (36%) População da região => 396 (54%) Abrangência: LOCAL E REGIONAL

RECURSOS HUMANOS Diretor Geral 01 Farmacêutico 02 Diretor Administrativo 00 Assistente Social 02 Clínico Geral 10 Enfermeiro 10 Anestesista 01 Técnico em Biodiagnóstico 01 Cirurgião Geral 03 Técnico em Radiologia 08 Cirurgião Dentista 02 Técnico Administrativo em Saúde 03 Mastologista 01 Nutricionista 02 Assistente Técnico em Saúde 48 Obstetra 00 Auxiliar de Saúde 49 Biomédico 01 Motorista 05 Bioquímico 05 Total de servidores 154

CONSOLIDADO DOS CUSTOS HOSPITALAR DE JANEIRO A AGOSTO DE 2017 CUSTO MENSAL JANEIRO 925.728,41 FEVEREIRO 858.411,34 MARÇO 870.683,67 ABRIL 857.801,45 MAIO 886.783,40 JUNHO 884.778,55 JULHO 880.639,03 AGOSTO 839.067,23 TOTAL 7.003.893,08

PROPOSTAS FOCO NA ORGANIZAÇÃO DA REGIÃO EM REDES DE ATENÇÃO (O MUNICIPIO DE SÃO PAULO DO POTENGI JÁ FORMALIZOU OS NUCLEOS DE REDES COM DEFINIÇÃO DO PLANO; ADEQUAÇÃO À POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR; EVOLUIR PARA NO MÍNIMO DE 50 LEITOS/HOSPITAL COMO PARÂMETRO; ATENDIMENTOS EM APENAS CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA; ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS COMO PAPEL DOS MUNICÍPIOS ATRAVÉS DO CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL COMO FERRAMENTA PARA OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS E SERVIÇOS (INTERDEPENDÊNCIA ENTRE OS ENTES FEDERADOS); OS SERVIDORES ESTADUAIS, ATUALMENTE ATUANDO NAS PORTAS DE ENTRADA, PASSARIAM A DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES JUNTO AOS SETORES DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR; (DE ACORDO COM A NECESSIDADE);

PROPOSTAS CRIAÇÃO DE CASA DE PARTO NA UNIDADE HOSPITALAR APROVEITANDO A ESTRUTURA DO SETOR DE OBSTETRÍCIA (ATRAVÉS DO CONSÓRCIO PÚBLICO) – EM DISCUSSÃO OBS, EM CASO DE NÃO ACEITAÇÃO DOS MUNICÍPIOS QUANTO A PERMANÊNCIA E CUSTEIO DOS SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA NO HRSPP, A COHUR DEVERÁ ELABORAR CONFIGURAÇÃO DO FLUXO ASSISTENCIAL COM OS MUNICÍPIOS DE MACAÍBA E SANTA CRUZ DE ACORDO COM A CAPACIDADE INSTALADA. ADEQUAR A UNIDADE HOSPITALAR AOS PARÂMETROS PORTARIA Nº 3.410, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2013(*), QUE ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A CONTRATUALIZAÇÃO DE HOSPITAIS NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) EM CONSONÂNCIA COM A POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO HOSPITALAR (PNHOSP).

ENCAMINHAMENTOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS O PARLAMENTO POTENGI JUNTAMENTE COM OS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE E PREFEITOS DA MICRO REGIÃO, AVAÇARAM NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO POTENGI COM: ELEBORAÇÃO DO PROTOCOLO DE INTENÇÃO DO CONSÓRCIO; MINUTA DO ESTATUTO; REUNIÃO AGENDADA PARA O DIA 18 DE OUTUBRO DE 2017 PARA APROVAÇÃO DO PROTOCOLO DE INTENÇÕES;

Obrigado