Instituto Paulo Freire Métodos de Alfabetização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROFª Leila de Souza Ganem
Advertisements

PROFª. Leila de Souza Ganem
Aprendizagem da Escrita
Segurança na internet Faz corresponder o perfil à pessoa certa. A professora bibliotecária: Carla Vanessa Proença Sequeira Baseado no livro de Atividades.
6o ano | Capítulo 2 | Apresentação 1
DISLEXIA Estratégias utilizadas no PLANEJAMENTO DE AULAS DISTRÚRBIO DE APRENDIZAGEM DISLEXIA.
Disciplina: Educação Fundamental: Anos Iniciais II
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
INSTITUTO DE ESTUDOS DE XINGU - IEX CAMPUS SÃO FÉLIX DO XINGU
Quadro de Oportunidades
Nome completo - 1º autoria, Filiação, Curso e Turma (se houver) ,
OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
TEORIA DOS CONJUNTOS.
Nome completo, vínculo institucional
Língua Gestual Portuguesa
II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Regras de dedução para lógica proposicional
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Ler e Escrever: Desafio de todos
Estudo da entoação no falar florianopolitano: frases declarativas
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
BOAS PRÁTICAS “SOMOS TODOS DEFICIENTES E ESPECIAIS”
III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
À descoberta das retas, semirretas e segmentos de reta
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
BANDA DESENHADA!....
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IFC – Campus Videira,
, operações, intervalos e desigualdades.
METODOLOGIA CIENTÍFICA APLICADA A ANÁLISE AMBIENTAL
CRIAR UM BLOG Prof. André Aparecido da Silva
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
ANO 2 UNIDADE 1.
Revista em sala de aula Cecília Barchi Domingues Lidiane Modo Candido
(Nome completo da 3º autoria), aluno, curso....,
BANG 734-X SISTEMA OPERACIONAL ANTES (CONSOLE) RUN DCC LD-128
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
Sistemas de Informações DET-478 – Sistemas de Informações Geográficas
VIII CONGRESSO NACIONAL DE ARQUIVOLOGIA
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IFC – Campus Camboriú,
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IFC – Campus Camboriú,
ORIENTAÇÕES GERAIS Usar a fonte que está disponível neste modelo
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IFC – Campus Camboriú,
O padrão do primeiro slide é obrigatório
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IFC – Campus Camboriú,
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tópicos Especiais em TI 2
Frase do filósofo. Frase do filósofo. Frase do filósofo
TÍTULO EM LETRAS MAIÚSCULAS (TAHOMA - 72)
Principais características
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
TITULO: SUBTÍTULO (se houver ) (escrita centralizada, letras maiúsculas, negrito, fonte maior) . (Nome completo - 1º autoria), aluno do IFC – Campus Videira,
(Nome completo), vínculo institucional
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O TEXTO NA TV.
TÍTULO: LETRA MAUISCULA, ARIAL, 60, NEGRITO, CENTRALIZADO
LÍNGUA PORTUGUESA TIPOS DE LEITURA
VII Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
TITULO MAIÚSCULO FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
Desenvolvimento ou corpo do pôster
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Transcrição da apresentação:

Instituto Paulo Freire Métodos de Alfabetização Prof. Especialista Flávio Euripedes de Oliveira

Métodos predominantemente sintéticos São métodos que levam o aluno a combinar elementos isolados da língua: sons, letras e sílabas. Os métodos predominantemente sintéticos podem ser: alfabéticos ou soletrativos; silábicos ; Fonéticos.

Método Alfabético O aluno aprende o nome das letras nas formas maiúsculas e minúsculas, a sequência do alfabeto e combinar as letras entre si, formando sílabas ou palavras.

Método Silábico O aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega a palavra.

Método Fonético O aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão palavras.

Métodos predominantemente analíticos São métodos que levam o aluno a analisar um todo (palavra) para chegar às partes que o compõem. Os métodos predominantemente analíticos podem ser: Palavração; Sentenciação; contos ou historietas; natural .

Método de Palavração O aluno aprende algumas palavras associadas às imagens visuais. Depois que o aluno já reconhece algumas palavras, estas são divididas em sílabas para formar outras palavras.

Método de Sentenciação O aluno parte de uma frase que a turma está discutindo, visualiza e memoriza as palavras e depois analisa as sílabas para formar novas palavras.

Método de Contos ou Historietas É uma ampliação do método de sentenciação. O aluno parte de pequenas histórias para chegar nas palavras, sílabas e com estas sílabas formar novas palavras.

Método Natural Parte de um pré-livro que contém registros de conversas da turma sobre um determinado assunto, é apresentado aos alunos aos poucos para a visualização. Depois passa-se para a leitura sonorizada de cada sílaba da palavra e a partir destas sílabas o aluno forma novas palavras e novas frases.

Métodos predominantemente sintéticos Resumo: Métodos predominantemente sintéticos alfabéticos ou soletrativos; silábicos ; fonéticos. Métodos predominantemente analíticos Palavração; Sentenciação; contos ou historietas; natural

Atividade: Baseado nos métodos de alfabetização apresentados, forme duplas, escolha um método e justifique sua escolha.