Visualização das relações sistêmicas I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação abrangente, priorização e formulação da estratégia
Advertisements

Análise do conhecimento e gerenciabilidade dos estresses, ameaças e fatores contribuintes Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 14.
Determine os objetos de conservação: objetos do bem-estar humano (dependente da biodiversidade) © Christina Lehmann 2014 Fase I Preparação e conceitualização.
Planejamento operacional e implementação de medidas Fase IV Implementação e gestão do conhecimento (e do não-conhecimento) Passo 25 © Pierre Ibisch 2014.
Gestão do conhecimento e do não-conhecimento
Organização da aprendizagem institucional e compartilhamento com outros projetos/iniciativas © Pierre Ibisch 2013 Fase IV Implementação e gestão do conhecimento.
Compreenda os atores relevantes © Christina Lehmann 2015 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 15.
Monitoramento de resultados, impactos e pesquisa © CEEM 2014 Fase IV Implementação e gestão do conhecimento (e do não-conhecimento) Passo 26.
Desenvolva cenários futuros © Christina Lehmann 2014 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 11.
Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 13
Revisão e validação © Pierre Ibisch 2014 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 16.
Análise espacial e definição de prioridades © Christina Lehmann 2014 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 9.
Análise da criticalidade futura dos estresses, ameaças e fatores contribuintes © Pierre Ibisch 2013 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco.
Teias de resultados, estabelecimento de objetivos e metas, concepção do monitoramento © Pierre Ibisch 2014 Fase III Avaliação abrangente, priorização e.
Ameaças: entendendo os vetores dos estresses e a vulnerabilidade que eles causam para os objetos de biodiversidade © Pierre Ibisch 2014 Fase II Análise.
Defina a visão de manejo inicial Fase I Preparação e conceitualização inicial Passo 4 © Christina Lehmann 2014.
Identificação de estratégias existentes e ‘mapeamento das estratégias’ Fase III Avaliação abrangente, priorização e formulação da estratégia Passo 17 ©
A consistência e a plausibilidade gerais das estratégias, os requisitos espaciais para a implementação da estratégia, e a revisão do escopo e da visão.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Avaliação e priorização das estratégias complementares © Pierre Ibisch 2014 Fase III Avaliação abrangente, priorização e formulação da estratégia Passo.
Avaliação e priorização das estratégias existentes © Pierre Ibisch 2014 Fase III Avaliação abrangente, priorização e formulação da estratégia Passo 18.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
Identifique os fatores contribuintes para as ameaças © Pierre Ibisch 2014 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 7.
Avaliação do status atual dos objetos de biodiversidade © Christina Lehmann 2014 Fase II Análise sistêmica de vulnerabilidade e risco Passo 5.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
* Organização visual do pôster virtual adequada (dimensão, identificação, letra de fácil leitura). * Apresentação no pôster dos principais elementos do.
Visualização das relações sistêmicas © CEEM 2014 Fase III Avaliação abrangente, priorização e formulação da estratégia Passo 19 e 22.
Este é um guia para facilitar a diagramação do seu pôster.
Gestão de Projetos Tecnológicos
Título da apresentação
III JORNADA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFMT
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Titulo - (Fonte: Calibri- Corpo, Tamanho 28 – Centralizar)
Inserir a logo da marca com resolução de 150 dpi.
As utilizações das cores nas interfaces de Interação Humano-computador
Nome dos autores + instituição Apresentador + instituição
Gustavo Trauttmann, Willian Jardim e Jean Stragalinos.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
XXII CONAD – CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
Escolha o fundo e a cor das letras
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Título da apresentação do treinamento
Modelo de Planejamento Estratégico
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Atividade - Pré Entrevista: Apresentação sobre a Araujo
ETAPA ASSESSMENT! Bem-vindo à etapa Assessment de startup para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Grupo Selpe.
Logomarca da sua Instituição TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Escolha o fundo e a cor das letras
Representação da Informação
Execução e Controle
TÍTULO subtítulo (Se houver)
XXIII CONAD – CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO 28 e 29 de setembro de 2018 Goiânia-GO TITULO DO TRABALHO Este modelo pode ser usado como arquivo de.
Modelos de controle gerencial
Escolha o fundo e a cor das letras
Sobre o Template de Apresentações...
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Autores: Nome 1; Nome 2; Nome 3 Professor Orientador: Nome
VII Semana da Matemática e I Workshop do PROFMAT – UTFPR
Inserir a logo da marca com resolução de 150 dpi.
03 - PRODUTO Marca: Dados Completos : PRODUTO Marca: Dados Completos :
TEMPLATE PARA POSTERES
Gestão Estratégica de Custos
NORMAS EFORMATAÇÃO DE TRABALHOS
Transcrição da apresentação:

Visualização das relações sistêmicas I © Christina Lehmann 2015 Fase III Avaliação abrangente, priorização e formulação da estratégia Passo 22

Créditos e condições de uso © Centre for Econics and Ecosystem Management, 2014 O Centre for Econics and Ecosystem Management recomenda fortemente que esta apresentação seja dada por especialistas familiarizados com o processo da gestão adaptativa em geral (especialmente como desenvolvidos pelas Parcerias das Medidas de Conservação dos Padrões Abertos para as Práticas de Conservação), bem como o método MARISCO si. Você é livre para compartilhar esta apresentação e adaptá-la para o seu uso sob as seguintes condições: Você deve atribuir o trabalho da forma especificada pelos autores (mas não de forma a sugerir que estes o apoiam, ou a maneira que você usa a obra). Você não pode utilizar esta obra para fins comerciais. Se você alterar, transformar ou ampliar esta obra, você deve remover o logo do Centre for Econics and Ecosystem Management, e você pode distribuir a obra resultante somente sob as mesmas ou semelhantes condições que este.  Esse material foi criado sob a liderança e responsabilidade de Prof. Dr. Pierre Ibisch e Dr. Peter Hobson, co-diretores do Centre for Econics and Ecosystem Management, o qual foi juntamente estabelecido por Eberswalde University for Sustainable Development e Writtle College. Compare: Ibisch, P.L. & P.R. Hobson (eds.) (2014): The MARISCO method: Adaptive MAnagement of vulnerability and RISk at COnservation sites. A guidebook for risk-robust, adaptive, and ecosystem-based conservation of biodiversity. Centre for Econics and Ecosystem Management, Eberswalde (ISBN 978-3-00-043244-6). 195 pp. – A apresentação de PowerPoint foi criada por Jamie Call, Christina Lehmann e Pierre Ibisch, e traduzida para o português por Sara Silva de Oliveira. Os autores dos gráficos e fotografias são indicados nos slides correspondentes. Apoiado pelo Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH em nome de Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung (BMZ). 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Objetivos de aprendizado Os participantes possuem a compreensão e são aptos para explicar que a análise visual das estratégias complementares, adicionalmente com as estratégias existentes, é uma importante parte complementar para a avaliação estratégica já que isso torna óbvio o relacionamento atual ou potencial das estratégias com outros elementos no modelo conceitual. Assim, isso oferece uma compreensão aprofundada do ambiente complexo no qual as estratégias são implementadas e podem até liderar na identificação de riscos negligenciados relacionados com a factibilidade ou impacto potencial da estratégia Os participantes são, portanto, aptos para facilitar o processo de avaliação visual 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Sumário O que é a visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual? Por que nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos novamente? Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? Dicas Práticas 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

O que é a visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual? A representação das conexões sistêmicas existentes entre as estratégias já implementadas e os elementos identificados no modelo conceitual Estratégias existentes Objetos de biodiversidade Estresses Ameaças Fatores contribuintes As relações sistêmicas são as interações atuais e pontuais das estratégias existentes com outros elementos Isso cerca ambas interações positivas e negativas entre estratégias, estresses, ameaças, fatores contribuintes, e objetos de biodiversidade 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Por que nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos novamente? Entender as relações impactantes entre os diferentes elementos do modelo ajuda na compreensão do ambiente complexo onde as estratégias serão implementadas O destaque das interações entre elementos que podem causar consequências (positivas ou negativas!) Com essa informação, estratégias que podem minimizar riscos ou fortalecer sinergias podem ser desenvolvidas Por que aqui? → Porque…! Por que aqui? → Porque…! Por que aqui? → Porque…! Por que aqui? → Porque…! © Christina Lehmann 2015 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? Melhor cenário possível: Relações sistêmicas são mapeadas durante a oficina e então usadas na avaliação de estratégias → Devido a restrições do tempo, frequentemente não é possível → Nesse caso, o passo deve ser seguido quando reconstrói-se a versão digitalizada do modelo conceitual © Christina Lehmann 2015 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? Use o modelo com um papel plástico no modelo conceitual ou uma segunda versão impressa do modelo © Pierre Ibisch 2012 © Christina Lehmann 2015 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? 2. Comece com uma lista de estratégias existentes categorizadas Objetos de biodiversidade 3. Inicie discussões ao considerar os impactos que as estratégias terão diretamente nos estresses, ameaças e fatores contribuintes tão bom quanto as interações entre estratégias Estratégias existentes Estresses Estratégias existentes 4. Desenvolva posteriormente os resultados lógicos da cadeia ao considerar o impacto que estratégias indiretamente exercem nos objetos de conservação Ameaças Fatores contribuintes Passos 2-4 devem ser realizados por especialistas se a oficina não permite isso em tempo 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? Usando as formas de inserção abaixo, adicione setas de cores apropriadas e dimensione-os de acordo com os seguintes guias Ou: Desenhe no papel plástico acima/ segundo modelo/ classificações Ou: Usando um programa de computador, tal como Visio ou Powerpoint Seta verde: Impacto positivo, redução de problemas Seta vermelha: Impacto positivo, cria ou aumenta o problema Seta fina: Baixo impacto Seta grossa: Impacto significantes 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? Demonstrações possíveis: Como as estratégias podem ter um efeito nos elementos Esse exemplo retrata que a estratégia “Introduz métodos de agricultura alternativos” tem um impacto substancial positivo no estresse “Solos erodidos” 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? Demonstrações possíveis: Maneiras em que os elementos afetam as estratégias Ex., Uma área protegida muito remota faz com que isso seja muito difícil controlar caça e extração ilegal de madeira = impacto substancial mas negativo Regulation (control) of poaching and illegal logging 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? Demonstrações possíveis: As interações entre estratégias podem também ser retratadas Uma seta verde com fim duplo desses sinais largos, moderam sinergias entre essas estratégias Income generation through non-timber forest products Regulation (control) of poaching and illegal logging 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Como nós visualizamos as relações sistêmicas entre os elementos? Repita esse processo para cada estratégia complementar no modelo Use as idéias adiquiridas da avaliação das relações para a revisão da avaliação das estratégias © CEEM 2014 ? © Pierre Ibisch 2014 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual

Dicas Práticas Esse passo pode se tornar muito extensivo caso seja focado em “demais” → É suposta a exemplificação das maiores interrelações possíveis positivas e negativas as quais poderiam descrever quais e como as estratégias são abordadas a fim de serem melhoradas → Isso também ajuda a classificar as necessidades imediatas de certas estratégias as quais deveriam ser primeiramente abordadas 22. Visualização das relações sistêmicas entre os elementos do modelo conceitual