Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Advertisements

Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Keynesianismo O keynesianismo é uma teoria econômica do começo do século XX, baseada nas ideias do economista inglês.
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
O ILUMINISMO “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre” Voltaire.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
O ILUMINISMO O SÉCULO DAS LUZES. 1.CONCEITO Movimento intelectual de afirmação dos valores burgueses e consolidação do capitalismo no aspecto ideológico.
ABSOLUTISMO INGLÊS Características originais 1.1. Magna Carta (1215) - fixava direitos e deveres do Rei e seus vassalos - imposto só com consentimento.
INDEPENDÊNCIA DOS EUA Aula 61 – Capítulo 28. INDEPENDÊNCIA DOS EUA 2ª Metade do séc. XVIII => fim do Antigo Regime Independência dos EUA – 1776 Revolução.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
Contrato Social – JOHN LOCKE 1. Liberalista Criticou os direitos Divino do Rei Sua Teoria expõe-se no Estado Liberal e a propriedade privada 2.
Globalização Parte 1. Definição Embora a globalização não seja um processo definido e acabado, seus efeitos podem ser observado em todos os niveis sociais.
GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL ( ) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:
CIÊNCIA POLÍTICA PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes AULA 4 A ORIGEM DO ESTADO: PRINCIPAIS LINHAS TEÓRICAS (2ª PARTE)
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Trabalho Interdisciplinar de Grupo 2º Período (Semestre) Serviço Social Prof º. Tutor. Charles Antonio Petuba de Sousa Grupo: Sineide Maria de.
Curso Técnico em Agroecologia Fundamentos de Economia
Iluminismo A BUSCA DA RAZÃO.
Definição: movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da.
Keynes - Neoliberalismo
ILUMINISMO.
UNIDADE I O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA
Política e Economia A política é uma atividade que surgiu e se desenvolveu a partir da necessidade de representação do homem que vive em comunidade. A.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
ILUMINISMO.
Governo de Oliver, e a implantação de ações para agradar à burguesia.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
Globalização e Neoliberalismo
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CRISE AMBIENTAL
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2014
LUZ DA RAZÃO CONTRA AS TREVAS DA IGNORÂNCIA
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Principais características do modo de produção capitalista
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2014
Montesquieu o pensamento político moderno
A grande transformação As origens da nossa época
Filosofia & Ética Humanista
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
A CONSTITUIÇÃO ECONÔMICA E A INSTRUMENTALIDADE DO DIREITO ECONÔMICO
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
#2 - VI Prêmio SOF de Monografia
DIREITOS HUMANOS Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2013
A formação da globalização econômica.
Adam Smith. Títulos Filósofo e Professor Universitário Mais Importante Economista Liberal Politica do Laissez-fire Fundador da Ciência Economica Moderna.
Constitucionalização do Direito
Filosofia da Educação Brasileira
O socialismo científico e seus desdobramentos
Revolução Industrial e Liberalismo
Revolução americana - da independência à construção do império
PENSAMENTO POLÍTICO NOS SÉCULOS XVII E XVIII: ILUMINISMO
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Capitalismo, Industrialização e consumo. Fonte:
O Pensamento Iluminista
Aula 1: O Estado de Bem-Estar Social e a Política Social Profa. Ms. Juliana Camilo.
ORIGEM DA SOCIEDADE Bernardo Schaffer 08/05/2019.
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
Estrutura Administrativa
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS FILOSOFIA Próximo Caderno 3 » Capítulos 3 e 4 UNIDADE 3.
Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde
Transcrição da apresentação:

Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total

LIBERALISMO Conjunto de princípios e teorias políticas que o ponto principal é a defesa da liberdade política e econômica BOBBIO entende o liberalismo como uma concepção nova de Estado na qual o poder absolutista imperou na Idade Média e Moderna. O Estado liberal não necessariamente é democrático O Estado com poderes e funções limitados, se contrapõe ao que hoje conhecemos como um Estado de Bem estar social – Welfare State Locke considerado o pai do liberalismos (Dois tratados de governo civil)

LIBERALISMO Apesar de Locke acreditar no lado positivo da liberdade e igualdade, também admitia que a mesma não estava imune a inconvenientes como a violação da propriedade Solução seria o contrato social no qual o Estado seria o “dono” do poder político para preservar os direitos individuais Estado como garantidor do direito

LIBERALISMO O pensamento liberal se preocupa com a defesa dos direitos dos homens A valorização do individualismo é consequência do Estado Liberal BOBBIO acrescenta – sem individualismo não há liberalismo

LIBERALISMO A origem é no séc. XVII através dos trabalhos sobre política do filósofo John Locke No séc. XVIII o liberalismo ganhou forças com as ideias defendidas pelo filósofo e economista Adam Smith.

LIBERALISMO Princípios Defesa da propriedade privada Liberdade econômica (livre mercado) Mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação Igualdade perante a lei (Estado de Direito) Supremacia da Constituição como norma limitadora do poder governamental

LIBERALISMO O sentido histórico do Estado Liberal se iniciou com o 1º Bill of Rights em 1215. Em 1215 o que se requeria era a prevalência da liberdade individual dos ingleses No sentido jurídico, o Liberalismo tem suas bases no 2º Bill of Rights (1689) declaração de direitos individuais imposta pelo Parlamento à Coroa Inglesa Nos EUA o documento de maior impacto inicial foi a Declaração de Virgínia (1776) ao que se seguiu a Constituição Federal (1787) e as demais Constituições Estaduais

LIBERALISMO O preâmbulo da Constituição americana prevê o espírito de liberdade: "os homens foram criados iguais; com direitos inalienáveis – como à vida, liberdade e felicidade; os governos devem defender esses direitos, porque foram formados pelo consentimento dos governados; o povo pode invocar o direito à insurreição, contra toda forma de governo que atente contra tais direitos, garantias e liberdades".

NEOLIBERALISMO Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Prega a total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Na década de 1970 surgiu o neoliberalismo, numa realidade econômica pautada pela globalização e por novos paradigmas do capitalismo.

CARACTERÍSTICAS NEOLIBERALISMO - mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; - pouca intervenção do governo no mercado de trabalho; - política de privatização de empresas estatais; - livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; - abertura da economia para a entrada de multinacionais;

CARACTERÍSTICAS NEOLIBERALISMO - adoção de medidas contra o protecionismo econômico; desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas - diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente; - posição contrária aos impostos e tributos excessivos;

CARACTERÍSTICAS NEOLIBERALISMO - aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico; - contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços; - a base da economia deve ser formada por empresas privadas; - defesa dos princípios econômicos do capitalismo.

TOTALITARISMO Forma de governo que o mesmo é comandado por uma única pessoa Nasceu durante a primeira guerra mundial O poder executivo ficou exaltado ao extremo Nasce da associação, autoritarismo e ideologia