UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Mayalina Fis Díaz Orientadora: Fabiana Vargas Ferreira Teresina, 2016
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
Melhoria da Atenção à Saúde do Idoso na UBS Traíras, Macaíba/RN
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Melhoria a atenção à saúde do Idoso na UBS COHAB,
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Caroline Hallal Reydams
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Dainery Fernandez Cervantes
  MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO NA UBS OLHO D’ÁGUA DOS BORGES DO MUNICÍPIO OLHO D’ÁGUA DOS BORGES/RN ANNA CAROLINE RODRIGUES DE SOUSA Orientadora:
Rafael de Medeiros Vasconcelos Orientadora: Érica Almeida Coelho
Especializando: Marcelo Rodrigues de Oliveira
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS- UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Fabrina Annoni Wolfarth
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Orientadora: Danieli B. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientador: Mateus Casanova dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção à Saúde de Idosos da UBS Nova Natal, Natal / RN
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO, NA ESF 01, ARAMBARÉ/RS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Atenção ao adulto portador de hipertensão e/ou diabetes na Unidade de Saúde Picada Café, Picada Café - RS  Sindy Natália Balconi Orientador: Adauto Martins.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 4   IMPLANTAÇÃO.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção à saúde do idoso na Estratégia de Saúde da Família 02 - Bairro Floresta, Cerro Largo, RS. Especializando: Jorge Luis Escalona Guerrero Orientadora: Carla Ribeiro Ciochetto Pelotas, 2015

Introdução O Brasil é um país que está envelhecendo (10% da população com mais de 60 anos) Vulnerabilidade dos idosos com relação às doenças em função do processo de envelhecimento com diminuição da autonomia. Atendimento aos idosos focado na preservação da funcionalidade, autonomia, inclusão social e em cuidados e tratamentos que visam melhorar a qualidade de vida.

Cerro Largo - Rio Grande do Sul 4 UBS 4 ESF 1 hospital População estimada: 15.174 habitantes Não recebe apoio do NASF,CRAS, CAPS UBS – ESF 02 Bairro Floresta 2 ESF População estimada: 7385 habitantes. A ESF 02 tem uma população estimada de 4125 habitantes na área de abrangência

Estimados 562 usuários idosos Antes da intervenção: 232 idosos 41% de cobertura os registros não estavam atualizados sendo realizado o recadastramento dos idosos Na UBS de um total de 456 pacientes com HAS, 198 são idosos. De 62 usuários com DM.

Antes da intervenção nem todos os idosos possuíam: Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa Realização de Avaliação Multidimensional Rápida Acompanhamento em dia Avaliação de risco para morbimortalidade Investigação de indicadores de fragilização na velhice Orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis e física regular Avaliação de saúde bucal em dia

Objetivo Geral Melhorar a Atenção à Saúde do idoso na UBS – ESF 02 Bairro Floresta, Cerro Largo/RS.

As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Metodologia As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Monitoramento e avaliação Organização e gestão dos serviços Engajamento público Qualificação da prática clínica

Logística Manual Técnico do Envelhecimento e saúde da pessoa idosa do Ministério da Saúde, 2006 Ficha do idoso e a ficha espelho disponíveis no município Planilha eletrônica de coleta de dados Livro de registro (pessoas de 60 anos ou mais residentes na área)

Objetivos, Metas e Resultados

Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso Meta 1.1 Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 70%. Cobertura alcançada 86% Recadastramento dos idosos Todos atendidos clinicamente Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos Figura 1. Cobertura do programa de atenção à saúde do idoso na UBS- ESF 02 Bairro Floresta.

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 2.1. Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde. Cumprida em 100% Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 3 meses para diabéticos. Cumprida em 100% Anteriormente só faziam consultas de rotina quando fossem solicitadas pelos usuários Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 2.3. Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos. Cumprida em 100% Estabelecido uma parceria com o laboratório para a monitorização dos exames Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 2.4. Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos. Cumprida em 63% Monitoramento do acesso aos medicamentos Registro das necessidades de medicamentos HAS e DM cadastrados Controle do estoque de medicamentos Mês 1: 66 idosos Mês 2: 176 idosos Mês 3: 187 idosos Mês 4: 247 idosos Figura 2. Proporção de idosos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 2.5. Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção (Estimativa de 8% dos idosos da área). Cumprida Cadastrado 17 acamados de um estimado de 33 Mês 1: 0 idosos Mês 2: 0 idosos Mês 3: 7 idosos Mês 4: 17 idosos Figura 3. Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção cadastrados.

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 2.6. Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. Cumprida Mês 1: 0 idosos Mês 2: 0 idosos Mês 3: 7 idosos Mês 4: 17 idosos Figura 4. Proporção de idosos acamados ou com problemas de locomoção com visita domiciliar.

Meta 2.7. Rastrear 100% dos idosos para HAS Cumprida em 100% Meta 2.8. Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg para DM Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos

Objetivo 2. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 2.9. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos Cumprida 100% Meta 2.10. Realizar a primeira consulta odontológica para 100% dos idosos. Não foi cumprida. O município só conta com um odontólogo Será avaliado e incluído no próximo ano o pressuposto para mais um odontólogo no município. Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos

Objetivo 3. Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso Meta 3.1. Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. Não foi preciso já que não teve idosos faltosos às consultas programadas.

Objetivo 4. Melhorar o registro das informações Meta 4.1. Manter registro específico de 100% das pessoas idosas Cumprido em 100% Meta 4.2. Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados Cumprido em 100%. Distribuídas pelos ACS nas visitas domiciliares Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos

Objetivo 5. Mapear os idosos de risco da área de abrangência. Meta 5.1. Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade Meta 5.2. Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas Meta 5.3. Avaliar a rede social de 100% dos idosos Todas essas metas foram cumpridas em 100% Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos

Objetivo 6. Promover a saúde dos idosos Meta 6.1. Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% dos idosos. Meta 6.2. Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% idosos. Meta 6.3. Garantir orientações sobre higiene bucal para 100% dos idosos cadastrados. Todas essas metas foram cumpridas em 100% Mês 1: 115 idosos Mês 2: 279 idosos Mês 3: 299 idosos Mês 4: 392 idosos

Discussão Ampliação da cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 86%. Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde. Priorização da prescrição de medicamentos da Farmácia Popular Cadastramento dos idosos acamados ou com problemas de locomoção com a visita domiciliar. Rastreamento de idosos para HAS. Rastreamento dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmHg para Diabetes Mellitus (DM)

Discussão Realização da avaliação da necessidade de atendimento odontológico dos idosos. Melhoria dos registros com o registro da ficha espelho em dia da população idosa da área. Mantivemos e melhoramos a qualidade dos registros do SIAB Distribuímos e atualizamos a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa aos idosos pertencentes a área. Mapeamento dos idosos de risco Rastreamento das pessoas idosas para risco de morbimortalidade

Discussão Investigação da presença de indicadores de fragilização na velhice Avaliação da rede social dos idosos propiciando. Melhoramos e incrementamos a promoção de saúde nos idosos. Criação de Grupos de idosos

Discussão Capacitação do equipe para relativas a atenção à saúde dos idoso. Promoveu o trabalho integrado da equipe e pessoal vinculado a atenção dos idosos. Sensibilização da equipe com as pessoas idosas. Maior comunicação com o usuário. Melhora no triagem.

Discussão A intervenção reviu as atribuições da equipe viabilizando a atenção à um maior número de pessoas com muito mais qualidade e um melhor serviço. Otimização da agenda para a atenção à demanda espontânea. Percebemos o manejo dos idosos de forma integral com a avaliação de risco. Melhorou o sistema de referência e contra referência na unidade.

Discussão Aceitação na população com boa acolhida da priorização dos idosos. Orientação dos familiares e cuidadores da atenção ao idoso durante as visitas domiciliares. Mudanças nos hábitos inadequados. À incorporação da nutricionista ao programa com realização de visitas aos acamados que precisassem tem tido muita acolhida na comunidade causando um impacto positivo nas famílias atendidas. Presença da assistente social nas visitas domiciliares as famílias dos idosos de risco social identificadas previamente pelos ACS.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Melhoro meu desempenho professional, no idioma português, assim como a capacidade de trabalho na equipe. Melhor desempenho como informática e metodologia da investigação. Intercambio favorável tanto no pessoal como para a equipe. Aprendizagem do sistema da saúde no Brasil das normas e procedimentos. Sensibilização doa equipe com o programa e usuários.

Reflexão crítica sobre seu processo pessoal de aprendizagem Atenção integral dos idosos e melhora na qualidade da atenção. Atendimento individualizado para cada usuário de acordo a suas necessidades. Trabalho conjunto com assistente social a nutricionista assim como outras especialidades. Os casos clínicos propiciavam desenvolver o estudo e aprender de acordo com os protocolos de atendimento. A comunicação com a orientadora foi fundamental para a introdução no curso e o desenvolvimento do mesmo

Muito obrigado!