UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD MELHORIA DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA, NO PS JARDIM ESMERALDA, SANTA CRUZ DO SUL/RS Aluno: JESSICA CAROLINA MATOS D’ALMEIDA SANTOS Orientadora: LIZIANE DA SILVA MATTÉ Pelotas, 2015

Introdução Os cânceres de mama (feminino) e de colo uterino são responsáveis por elevada morbimortalidade Estratégias de prevenção: Redução do fatores de risco (prevenção primária) Detecção precoce do câncer (prevenção secundária) Gestores e dos profissionais de saúde devem realizar ações que visem o controle destes cânceres

Características do município: Introdução Posto de Saúde Jardim Esmeralda está localizado na zona urbana do município de Santa Cruz do Sul/RS Tipo: Unidade Básica de Saúde Tradicional A população abrangida é de 10.000 pessoas Características do município: 118.374 habitantes 10 UBS e 10 ESF 9 unidades com saúde bucal e 1 CEO

Introdução Equipe: 5 médicos ( 2 clínicos gerais, 2 pediatras, e 1 GO) 1 nutricionista 1 enfermeira 4 técnicas de enfermagem 1 recepcionista 1 higienista 3 agentes comunitários de saúde

UBS Tradicional, portanto: Introdução UBS Tradicional, portanto: Não havia atividades de grupo no posto Não havia busca ativa de usuários com agravos a saúde ou faltosos Não havia dados específicos sobre a assistência oferecida no PS Dificuldade de planejar medidas para a melhoria da qualidade dos atendimentos Exames de rastreio eram realizados de forma oportunística Áreas prioritárias do Ministério da Saúde: Prevenção dos canceres de colo uterino e de mama era a maior carência da UBS

Recomendações do Ministério da Saúde: Introdução Recomendações do Ministério da Saúde: Rastreio do câncer de colo de mama: Mulheres de 40 a 49 anos: ECM anualmente. Se alterado, MMG Mulheres entre 50 a 69 anos: ECM anual mais MMG bianual Mulheres com mais de 35 anos e/ou risco elevado: ECM e MMG anualmente Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica 13 – Controle dos cânceres de colo de útero e da mama. 2013.

Recomendações do Ministério da Saúde: Introdução Recomendações do Ministério da Saúde: Rastreio do câncer de colo uterino e suas lesões precursoras: Método de rastreio: exame citopatológico do colo do útero Iniciar a coleta aos 25 anos Intervalo entre os exames de três anos Seguir até os 64 anos Ministério da Saúde. Caderno de Atenção Básica 13 – Controle dos cânceres de colo de útero e da mama. 2013.

Objetivo Geral Ampliar e melhorar o Programa de prevenção dos cânceres do colo do útero e de mama das mulheres entre 25 e 64 anos, e entre 50 e 69 anos, respectivamente, do posto de saúde Jardim Esmeralda, em Santa Cruz do Sul/RS Falar em geral dos objetivos específicos.

Metodologia

Detalhamento de Ações MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Foi feita semanalmente Foi avaliado: A cobertura do programa de detecção precoce do câncer de colo uterino e de mama A adequabilidade das amostras dos exames coletados Os resultados dos exames e o cumprimento de suas periodicidades

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SERVIÇO Detalhamento de Ações ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO SERVIÇO Acolhimento e cadastramento de todas as mulheres elegíveis Implantado registro específico de acompanhamento (ficha-espelho) Organizamos visitas domiciliares para buscar mulheres faltosas A agenda foi organizada para facilitar o acesso das usuárias Estabelecemos acompanhamento diferenciado para as mulheres de maior risco

Detalhamento de Ações ENGAJAMENTO PÚBLICO Esclarecemos a comunidade sobre a importância da realização dos exames e sua periodicidade Esclarecemos a comunidade sobre fatores de risco e sinais de alerta para os cânceres Ouvimos a comunidade sobre estratégias para não ocorrer evasão de mulheres

QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA Detalhamento de Ações QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA CLÍNICA Capacitação e estabelecimento do papel dos profissionais da UBS Os ACS foram capacitados na busca daquelas que não estão realizando o screening O conhecimento da equipe quanto a periodicidade da realização do rastreio foi ampliado

Logística Arquivo específico para o armazenamento dos resultados dos exames e das fichas-espelho As técnicas de enfermagem do posto avaliaram a elegibilidade para o rastreio durante a triagem Demanda maior que a disponibilidade de horário: Foi disponibilizado mais um turno para o atendimento Contato telefônico ou por visitas domiciliares para busca ativa

Objetivos específicos, Metas e Resultados

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e de mama Meta 1: Cadastrar 70% das mulheres com idade entre 25 e 64 anos da área adscrita No primeiro mês, foram cadastradas 23 mulheres. No segundo mês, foram cadastradas 47 mulheres. No terceiro mês, foram cadastradas 81 mulheres. 3,1% 1,8% 0,9%

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e de mama Meta 2: Cadastrar 70% das mulheres com idade entre 50 e 69 anos da área adscrita No primeiro mês, foram cadastradas 8 mulheres. No segundo mês, foram cadastradas 17 mulheres. No terceiro mês, foram cadastradas 34 mulheres. 4,1% 2% 1%

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama Meta 1: Obter 100% de amostras satisfatórias do exame citopatológico do colo do útero 100% 100% 98,8% No primeiro mês, 23 exames obtiveram amostra satisfatória. No segundo mês, 47 exames obtiveram amostra satisfatória. No terceiro mês, 80 exames obtiveram amostra satisfatória.

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame CP de colo de útero e MMG Meta 1: Identificar 100% das mulheres com CP alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde Meta 2: Identificar 100% das mulheres com MMG alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde Meta 3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com CP alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde Meta 4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com MMG alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde Nenhuma usuária apresentou o CP de colo uterino alterado As duas pacientes que apresentaram MMG alterada retornaram espontaneamente ao posto

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 1: Manter registro da coleta de exame CP de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas 90,4% 93% No primeiro mês, 23 mulheres tiveram os dados registrados. No segundo mês, 47 mulheres tiveram os dados registrados. No terceiro mês, 80 mulheres tiveram os dados registrados. 85,2%

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 2: Manter registro da realização da MMG em registro específico em 100% das mulheres cadastradas No primeiro mês, 8 mulheres tiveram os dados registrados. No segundo mês, 17 mulheres tiveram os dados registrados. No terceiro mês, 34 mulheres tiveram os dados registrados. 81% 68% 66,7%

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama Meta 1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos 91,9% 86,5% 77,8% No primeiro mês, 21 mulheres foram mapeadas No segundo mês, 45 mulheres foram mapeadas. No terceiro mês, 79 mulheres foram mapeadas.

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama Meta 2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos 81% 68% No primeiro mês, foi realizada avaliação em 8 mulheres. No segundo mês, foi realizada avaliação em 17 mulheres. No terceiro mês, foi realizada avaliação em 34 mulheres. 66,7%

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde Meta 1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de colo de útero 91,9% 86,5% 77,8% No primeiro mês, 21 mulheres foram orientadas No segundo mês, 45 mulheres foram orientadas No terceiro mês, 79 mulheres foram orientadas

Objetivos específicos, Metas e Resultados Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde Meta 2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de mama 81% No primeiro mês, 8 mulheres foram orientadas No segundo mês, 17 mulheres foram orientadas No terceiro mês, 34 mulheres foram orientadas 68% 66,7%

Discussão Capacitação dos profissionais do PS Maior variedade de profissionais atendendo em Saúde da Mulher Ginecologista Técnicas de enfermagem Enfermeira (ou residente de enfermagem) Aumento na quantidade de marcações para as consultas Outubro Rosa

Acolhimento e facilitação do acesso às usuárias Discussão Acolhimento e facilitação do acesso às usuárias Identificação daquelas com maior risco, sendo possível priorizá-las Disponibilizado mais um turno de atendimento Baixa adesão das usuárias nos dois primeiros meses Formação de uma demanda reprimida no terceiro mês Grande quantidade de pacientes na área adscrita + pouca quantidade de profissionais e consultórios + poucos turnos disponíveis para a atendimento

Discussão Cadastramento das mulheres elegíveis, monitorização e busca ativa das usuárias Não havia como monitorizar a taxa de cobertura e de qualidade do rastreio para os cânceres Melhoria da qualidade do screening, da qualidade do registro, na avaliação de risco, e nos índices de promoção a Saúde da Mulher Alerta quanto ao atraso no acompanhamento e quanto ao grau de risco de desenvolver a doença Busca ativa O rastreamento dos cânceres de colo uterino e de mama agora é prática rotineira do posto

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Expectativas: Experiência no atendimento ambulatorial Contribuir para Atenção Básica à Saúde da população Importância da Intervenção para a comunidade Limitações: Inadaptabilidade do horário disponibilizado para o trabalho com a carga de trabalho efetiva Empecilhos físicos estruturais da UBS e recusa de profissionais de participar do programa Ao final, o TCC permitiu ações de melhorias que ajudaram a minimizar questões básicas da UBS Ganho pessoal de experiência e aprendizado