UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Qualificação da atenção à saúde da mulher na UBSFL 30, Manaus/AM
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na USF Jovelino Santana, Santana do Livramento/RS Maria Helena Gisler Padilha Orientadora:
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Orientadora: Dra. Wâneza Dias Borges Hirsch
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Orientadora: Pâmela Ferreira Todendi
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO UTERINO E DE MAMA NA UBS JÓIA, JÓIA-RS Elizete Maria Possobom Machado Boeff Orientadora:
Orientadora Gabriela Studzinski
Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria do Programa de Prevenção.
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Melhoria da Atenção à Saúde da Mulher da ESF José Sarney, Natal / RN
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Apresentadora: Marilia Gabriela da Costa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção do câncer de colo do útero e de mama na UBS Dunas, Pelotas/RS.   Adis Georgina Mora Mayeta Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno

Introdução O Câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo registrados anualmente cerca de 470 mil casos novos. Já o câncer de mama, é previsto que ocorram mais de 1.050.000 casos novos de câncer de mama em todo o mundo a cada ano, o que o torna o câncer mais comum entre as mulheres. BRASIL, 2011

Introdução O Município – Pelotas. Localização: Região Sul do estado do Rio Grande do Sul População: 328.275 habitantes Sistema de saúde local: seis Hospitais Gerais, um Pronto Socorro, uma Unidade Básica de Atendimento Imediato (UBAI) um Centro de Especialidades, um Hospital Psiquiátrico, um Hemocentro, uma base regional do SAMU e 52 Unidades Básicas de Saúde(UBS), destas, 25 são Unidades de Estratégia de Saúde da Família.

Introdução ESF Dunas Situada na zona urbana do município de Pelotas; População total: 12731 hab.; 1855 mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e 592 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos; Quatro equipes de ESF sendo compostas por: um médico clínico geral no regime de 40 horas semanais ou dois médicos no regime de 20 horas semanais, um enfermeiro, um auxiliar ou técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde; Também integram a Unidade uma Assistente Social, uma nutricionista, duas odontólogas, quatro auxiliares administrativos que atuam na recepção e dispensação de medicamentos e duas higienizadoras.

Situação da ação programática antes da intervenção Introdução Situação da ação programática antes da intervenção Registro único no livro dos exames citopatológico, o qual contém a data, o nome da usuária e o número do prontuário; Não existe controle daquelas mulheres que apresentaram alguma alteração em exames anteriores; Assim, como no Câncer de Colo de útero, a UBS não possui nenhum formulário de atendimento em relação ao controle do CA de mama.

 Objetivo geral     Melhorar a prevenção e detecção do câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família Dunas no município de Pelotas/RS.

Metodologia Em termos de organização e gestão do serviço: Acolhimento Mapear as mulheres de riscos Engajamento público: Educação em Saúde Compartilhar com as usuárias e a comunidade os indicadores de monitoramento da qualidade dos exames coletados

Metodologia Qualificação da prática clínica: Capacitação da equipe Protocolo do Ministério da Saúde Busca ativa Termos de monitoramento e avaliação: Ficha espelho Prontuário Planilha do curso

Capacitação da Equipe    

Educação em Saúde    

OBJETIVOS METAS RESULTADOS

Objetivo 1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama Meta 1.1: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 70% Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com exame em dia para detecção precoce do câncer de colo de útero Mês 1: n= 13 Mês 2: n= 38 Mês 3: n= 122

Meta 1.2: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70% Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos com exame em dia para detecção precoce de câncer de mama Mês 1: n= 5 Mês 2: n= 10 Mês 3: n= 30

Meta cumprida integralmente em todos os meses da intervenção Objetivo 2: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde.  Meta 2.1: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino. Meta cumprida integralmente em todos os meses da intervenção

Objetivo 3: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo uterino e mamografia. Meta 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde No primeiro mês da intervenção, não houve resultados alterados. No segundo e terceiro mês obtivemos apenas um exame com resultado alterado em cada mês. Meta 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde Em nenhum dos três meses obtivemos resultados alterados de mamografia.

Meta 3.3: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Meta 3.4: Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. Todos os resultados alterados foram encaminhados para especialistas conforme o preconizado pelo Ministério da Saúde e todos os resultados foram entregues por visitas domiciliares através dos ACS, de modo que mantivemos contato com todas as mulheres que estavam com o resultado do exame alterado.

Objetivo 4: Melhorar registros das informações Meta 4.1: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Meta 4.1: Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. Conseguimos atingir estas duas metas em 100% nos três meses da intervenção.

Objetivo 5: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. Meta 5.1: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero em 100% das mulheres entre 25 e 64 anos (Dor e sangramento após relação sexual e/ou corrimento vaginal excessivo). Meta 5.2: Realizar avaliação de risco para câncer de mama em 100% das mulheres entre 50 e 69 anos. Durante os três meses da intervenção conseguimos cumprir em 100% com as metas.

Objetivo 6: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. Meta 6.1: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de colo de útero. Meta 6.2: Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama. Tais orientações foram realizadas para 100% das mulheres cadastradas tanto para o câncer de colo de útero quanto para o câncer de mama.

Importância da intervenção: Discussão Importância da intervenção: EQUIPE atribuições de cada profissional dentro da ESF Melhor capacitação SERVIÇO Melhora na rotina de trabalho Melhora na organização e registro de dados COMUNIDADE Maior qualidade do atendimento Ações da intervenção incorporadas a rotina de trabalho

REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM Significativo para minha prática profissional, uma experiência única, pela oportunidade de fazer um trabalho íntegro em outro país, com um sistema de saúde totalmente diferente ao nosso, que exige de nós, além de melhorar o trabalho ter uma melhor preparação e qualificação científica; Minhas expectativas foram superadas desde o início, pois além de me permitir atuar buscando a melhoria da atenção à população, o curso contribuiu, através das diferentes atividades, qualificar minha atuação enquanto profissional no Brasil, bem como a melhoria dos serviços e da atenção à população.

Referências BRASIL. Instituto Nacional do Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio a Rede de à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro: INCA, 2011. 104p. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Caderno de Atenção Básica: Controle dos Cânceres do Colo do útero e de Mama. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 124p. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13).  

Obrigada!!