Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Advertisements

Kenia Lopez Monasterio
Aluna: Caroline Krasota Matos Nowak Orientadora: Adriana Roese
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA5 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
Paulo Ricardo O. da Silva
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 5
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA – EaD MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de Curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7  Melhoria na atenção à detecção.
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Aluno: Estrella Lamela Castellanos
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Especializanda: Andréia Azevêdo / Orientador: Dulcian Medeiros
ROBERTO ALEXI SIMÓN ROJAS. Orientadora: Caroline Kroning Feijó
Aluna: Gilvanda Pereira de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação na Saúde da Mulher na Prevenção do Câncer de Colo.
Maurício Friederich Orientadora: Msc. Camila Dallazen
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Marcus Vinicius Hettwer
ALUNA: CARLA ANDRÉA PONTES STAUDINGER ORIENTADORA: CHANDRA MACIEL
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da prevenção e detecção.
Orientadora Gabriela Studzinski
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Aluno: Dr. Ciro José Gonçalves Carlos Rêgo Orientadora: Chandra Maciel
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Christopher Berwig Turma 4
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
Universidade Federal de Pelotas
Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma 2 PREVENÇÃO DOS CÂNCERES.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
ORIENTADORA: ISLAINE OLIVEIRA BÜTTENBENDER
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Melhoria da Atenção à Saúde da Mulher da ESF José Sarney, Natal / RN
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância . Turma 7 Melhoria da detecção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 04          
Orientadora: Lenice de Castro Muniz de Quadros
Universidade Aberta do SUS- UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Atenção a saúde do Hipertenso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da detecção e prevenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
MELHORIA DA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA DAS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 25 E 69 ANOS DE IDADE NA ESF ARVOREZINHA. BAGÉ/RS ELAYNES.
Transcrição da apresentação:

Universidade Aberta do Sus – Unasus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 PREVENÇÃO DO CÂNCER GINECOLÓGICO Especializanda: Claudimara P. Steff Orientador: Ricardo Soares

Introdução Os índices do câncer do colo de útero aumentam cada vez mais nos dias de hoje. Estudos mostram que é o segundo mais comum entre as mulheres. A importância de medidas de prevenção, detecção precoce e tratamento quando forem indispensáveis, depende dos serviços de saúde de todas as regiões do país que precisam estar em perfeita organização e funcionamento para suprir as necessidades (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).

Mandirituba é um município do estado do Paraná, localizado na região metropolitana de Curitiba. Segundo o censo demográfico (IBGE, 2010) tem uma população de 22.235 habitantes em uma área aproximada de 380 km². O município possui um distrito administrativo denominado Areia Branca dos Assis, onde está localizada a unidade de saúde Elsio de Assis.

Areia Branca dos Assis é uma localidade rural que tem aproximadamente 7 mil habitantes, não possui hospital, somente a Unidade de Saúde (UBS). Existe um hospital que está a mais de quinze quilômetros de distância de Areia Branca dos Assis. O hospital é de pequeno porte, público, e tem como referência o hospital regional Nossa Senhora do Rocio, situado em Campo Largo – Paraná.

A importância em desenvolver esta intervenção na UBS Elsio de Assis, devido à baixa nos indicadores de coleta de preventivo e a falta de divulgação e incentivo às mulheres sobre o risco do câncer do colo do útero.

Objetivos Objetivo Geral Implantar o programa de prevenção do câncer ginecológico na unidade de saúde Elsio de Assis Objetivos Específicos 1) Ampliar a cobertura de detecção precoce de câncer de colo uterino; 2) Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero na UBS;

4) Mapear as mulheres de risco para câncer de colo uterino 3) Melhorar registros das informações; 4) Mapear as mulheres de risco para câncer de colo uterino 5) Realizar ações de promoção da saúde. 6) Realizar ações de promoção da saúde na família das mulheres  

Metas Ampliar a cobertura de detecção precoce de câncer de colo uterino em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos para 50%; Implantar ou implementar o programa de prevenção do câncer de colo uterino na UBS; Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino na planilha ou no registro específico 100% atualizado para as mulheres cadastradas;

Realizar avaliação de risco para câncer de colo uterino em 50% das mulheres cadastradas; Orientar 50% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), fatores de risco para câncer de colo uterino e importância da detecção precoce para câncer de colo uterino; Realizar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças a 30% das famílias das mulheres acompanhadas na UBS para a prevenção do câncer de colo uterino.

Metodologia Este projeto foi estruturado para ser desenvolvido no período de quatro meses na Unidade Básica de Saúde Elsio de Assis. Participaram da pesquisa todas as mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos, pertencentes a localidade de Areia Branca.

Ações Realizadas Logística

Resultados Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos com registro do resultado do último CP na ficha- espelho ou prontuário: neste indicador observei que nem todas as mulheres tinham registro do último resultado, pois algumas mulheres nunca tinham realizado coleta na unidade e outras que já tinham coletado não havia nenhum registro. Mas durante a implementação a média foi bem parecida de um mês para outro em relação a este indicador. Foi atingido um percentual de 74,2% de mulheres com registro do resultado.

Proporção de mulheres com resultados de CP com amostras satisfatórias: a maioria das mulheres que realizaram a coleta de preventivo relatou que o último resultado estava com amostra satisfatória, mas nem todas as mulheres levaram o último resultado. Mas pode- se observar que a maioria estava com amostra satisfatória. Foi atingido um percentual de 141% de mulheres com amostras satisfatórias.

Proporção de mulheres na faixa etária com avaliação de risco para câncer de colo uterino: durante a coleta do preventivo, todas as mulheres foram avaliadas sobre possíveis riscos de câncer de colo uterino, de acordo com o percentual das mulheres atendidas. Foi atingido um percentual de 100% das mulheres na faixa etária com avaliação de risco.

Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DSTs: todas as mulheres que coletaram o preventivo receberam orientações sobre DSTs, de acordo com o percentual das mulheres atendidas. Foi atingido um percentual de 100% das mulheres que receberam orientação sobre DSTs.

Discussão Importância da intervenção para a equipe; O que alcançou com a intervenção; Importância da intervenção para a equipe; Importância da intervenção para o serviço; Importância da intervenção para a comunidade; Quais os próximos passos para melhorar a atenção a saúde no serviço.

Reflexão Crítica da Intervenção O desenvolvimento do trabalho em relação as minhas expectativas iniciais mudou bastante, pois no início achava que a especialização seria desenvolvida de outra maneira didática, e com o passar, percebo que a didática utilizada é muito benéfica, e proporcionou um aprendizado ótimo e sem contar com as melhorias obtidas com a intervenção.

O significado deste curso em relação a minha prática profissional foi o crescimento em aprendizado relacionado à própria prática, pois esta especialização enfoca muito o trabalho prático, e proporcionou crescimento no trabalho. O aprendizado mais relevante decorrentes do curso foi à implantação do programa, pois o curso somente abrangeu o assunto relacionado à implantação do programa. Mas eles são de extrema importância devido o enfoque mais aprofundado ao tema que iria ser desenvolvido e proporcionou melhor organização.

Obrigada!