39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016 Campus Lábrea
TEMAS A SEREM APRESENTADOS TEMA I - Avaliação do acompanhamento das Metas do Termo de Acordos e Metas (TAM) e PDI 2014-2018; TEMA II - Avaliação das tratativas de fragilidades encontradas na Avaliação de 2015 (Pontos fracos e ameaças); TEMA III - Apresentação dos Indicadores referentes ao 1º e 2º Semestre de 2016; TEMA IV - Apresentação da Situação das Demandas do PDA2016 por situação (Em andamento, Concluídas, Atendida, Parcialmente atendida Não atendida, Rejeitada e Canceladas). www.ifam.edu.br
TEMA I - Avaliação do acompanhamento das Metas do Termo de Acordos e Metas (TAM) e PDI; ITEM (TAM) Acadêmicos INDICADORES EXERCÍCIO 2016 2015 1 Índice de Eficiência da Instituição 84% 75% 2 Índice de Eficácia da Instituição 82% 79% 3 Relação alunos matriculados em relação a força de trabalho¹ 17,54 17,93 4 Percentual de vagas em cursos técnicos² 100% ¹ No ano letivo 2016: A diversidade de cursos contribui negativamente para esta meta ² O Campus Lábrea está realizando estudo para implantação do curso superior no ano 2018. Estão sendo considerados os cursos previstos no PDI. www.ifam.edu.br
META 1 – ÍNDICE DE EFICIÊNCIA META 2 – ÍNDICE DE EFICÁCIA Fatores que influenciam negativamente as metas 1 e 2 META 1 – ÍNDICE DE EFICIÊNCIA META 2 – ÍNDICE DE EFICÁCIA EVASÃO (especialmente nos cursos subsequente, pois os alunos migram para curso superior, com vagas ofertadas em períodos intermediários); RETENÇÃO TRANSFERÊNCIA A NÃO REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (principalmente nos cursos técnicos de nível médio na forma subsequente) Inconsistência nos dados do Q-Acadêmico em relação ao SISTEC Em 2017 há uma perspectiva de realização de PCCT, para reduzir o abandono do curso após integralização das disciplinas. www.ifam.edu.br
Compromisso de oferta de curso PROEJA META 6 – VAGAS PROEJA Compromisso de oferta de curso PROEJA Para o ano Letivo 2017 o Campus Lábrea abriu oferta de 40 vagas para o PROEJA. www.ifam.edu.br
Avaliação do acompanhamento das Metas do Termo de Acordos e Metas (TAM) e PDI; ITEM (TAM) Acadêmicos INDICADORES EXERCÍCIO 2016 2015 8 Programa de Formação Inicial e continuada Não se aplica 9 Oferta de cursos a distância 3 3 10 Forma de acesso ao ensino Técnico Processo Seletivo Processo Seletivo 11 Forma de acesso ao ensino Superior 12 Forma de Acesso às Licenciaturas Não se aplica 13 Programas de apoio a estudantes com elevado desempenho As fórmulas para apresentação desses indicadores estão nos itens de 1 a 6 do TAM – Termo de Acordo e Metas. Os campos que não possuem informação devem estar zerados ou informando que NÃO SE APLICA. www.ifam.edu.br
Avaliação do acompanhamento das Metas do Termo de Acordos e Metas (TAM) e PDI; ITEM (TAM) Acadêmicos INDICADORES EXERCÍCIO 2016 2015 14 Pesquisa e Inovação 1 15 Projetos de Ação Social 5 1 16 Núcleo de Inovação Tecnológica Não se aplica 17 Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão Intercampi e Inter 18 SIMEC, SISTec e Sistema de Registro de Preços do MEC ATENDIDA www.ifam.edu.br
Avaliação das tratativas de fragilidades encontradas na Avaliação de 2015 (Pontos fracos e ameaças) AMEAÇAS AO ENSINO: Falta de adaptação dos alunos ao curso técnico profissionalizante; Falta de capacitação pedagógica do corpo Docente e Técnico; Excesso da carga horária discente; Dificuldade de aquisição de material pedagógico voltado para a área técnica; Permanência do corpo de servidores especializado no referido Campus; www.ifam.edu.br
AMEAÇAS AO ENSINO: Índice de Titulação do Corpo Docente Permanência do corpo de servidores especializado no referido Campus; Em 2016: 3 docentes pediram vacância /1 demitido/ 3 removidos SIASS; Falta de adaptação dos docentes no município. Quantidade de dias/ano que os servidores ficam de atestado médico. www.ifam.edu.br
Demanda aberta e fechada - PDA 2016 TEMA IV – Análise Situacional do PDA 2016 Campus Lábrea Demanda aberta e fechada - PDA 2016 Aberta 71 Fechada 49 Total 120 www.ifam.edu.br
TEMA IV – Análise Situacional do PDA 2016 Campus Lábrea Gráfico - Demanda abertas e fechadas - PDA 2016 41% 59% www.ifam.edu.br
Demanda por Situação - PDA 2016 TEMA IV – Análise Situacional do PDA 2016 Campus Lábrea Demanda por Situação - PDA 2016 Não iniciada 37 Em andamento 31 Concluída 32 Atendida 16 Não atendida 4 Total 120 www.ifam.edu.br
TEMA IV – Análise Situacional do PDA 2016 Campus Lábrea Gráfico – Demanda por Situação - PDA 2016 12,77% 31,91% 26,60% 3,19% 25,53% www.ifam.edu.br