Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Exponencial e Logaritmo Nível de Ensino: Médio (Primeira Série)
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COM
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
1.7- Funções Trigonométricas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Plano de Trabalho Docente
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Reorientação curricular
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
apresentação Trigonometria
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
TRIGONOMETRIA.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Perguntas de Modelação
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
TRIGONOMETRIA Aula 7- Funções Circulares: Seno e Cosseno.
A utilização do aplicativo Geometer’s Sketchpad na Trigonometria
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
1ª Formação de Professores Coordenadores
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Alfabetizando com informática
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA Segmento: Ensino Médio Tema: Trigonometria Professor: Júlio César
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Professora: SANDRA DI FLORA
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Transcrição da apresentação:

MODELO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES No uso das Tecnologias da Informação e Comunicação Tema: Trigonometria Nível de Ensino: Médio (Primeira Série) Disciplina: Matemática Autor : Prof. Marco Antônio Sabará País : Brasil

INTRODUÇÃO Os primeiros trabalhos elementares envolvendo conceitos trigonométricos foram desenvolvidos pelos babilônios e antigos egípcios, que realizavam estudos e cálculos relativos a fenômenos astronômicos e geográficos, como a determinação de eclipses, fases da lua, distâncias inacessíveis e rotas de navegação. Desde então, um longo processo histórico colocou a Trigonometria no centro da discussão científica.

OBJETIVOS Capacitar o educando para perceber a utilização da Trigonometria nas Ciências Formais e nos fenômenos cotidianos, aplicando-a como ferramental para melhor compreensão de seu entorno e para aplicação concreta dos conceitos algébricos ministrados durante o curso normal de Matemática. Motivar o processo ensino-aprendizagem através da aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação.

CONTEÚDOS Razões Trigonométricas Trigonometria no Triângulo Circunferência Arcos e Ângulos; Ciclo Trigonométrico; Seno; Cosseno Tangente Cotangente, Secante e Cossecante; Relações Fundamentais; Transformações Trigonométricas; Funções Circulares.

RESPONSABILIDADES DO DOCENTE Expor o tema a ser investigado, motivando os discentes; Esclarecer passo a passo a metodologia que será adotada na condução do processo de investigação; Estabelecer prazos e metas a alcançar; Explanar sobre as bases conceituais mediante exposição dialogada; Assessorar o desenvolvimento da investigação; Elaborar material de apoio; Instigar a curiosidade dos discentes e propor desafios; Facilitar o trabalho investigativo, facilitando a formação da comunidade virtual; Divulgar as ações realizadas a fim de dar visibilidade ao processo.

RESPONSABILIDADES DO DISCENTE Proceder ao trabalho investigativo segundo as orientações do docente; Realizar as atividades de forma lógica e planejada; Cumprir os prazos previamente estabelecidos; Formatar os resultados da investigação de forma clara, elegante, criativa e agradável; Além do tempo externo, ocupar-se de 12 horas-aula para o processo investigativo (dentro do calendário letivo normal).

SUGESTÕES PARA INTERDISCIPLINARIDADE Ciências Exatas: Explorar as aplicações da Trigonometria ao estudo formal de Física e Química e nos fenômenos físico-químicos cotidianos; Ciências Humanas: Investigar as relações do desenvolvimento histórico-geográfico da Trigonometria com a evolução dos processos históricos, culturais e sócio-econômicos, como causa ou conseqüência; Ciências Biológicas: Explorar as aplicações da Trigonometria ao estudo formal da Biologia e na observação de fenômenos biológico cotidianos; Linguagem e seus códigos: Aplicar a Norma Culta Padrão (Língua Portuguesa) na estruturação das apresentações dos resultados da investigação e elaborar versões dos documentos em Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol).

FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS Microcomputador com MS Office instalado e acesso à Internet e servidor de e-mail; Softwares educativos; Vídeos, DVD’s e DD-ROM’s; Projetor multimídia para apresentações; Retroprojetor; Projetor de opacos; Flipchart

BIBLIOGRAFIA www.webquest.com.br www.webquest.futuro.usp.br www.somatematica.com.br www.impa.br www.sbm.org.br www.smm.org.mx Softwares educativos diversos Livros de Matemática para o Ensino Médio Vídeos e DVD’s educacionais

AVALIAÇÃO Receber e avaliar os trabalhos (impressos, e-mail, disquete ou CD) quanto à forma e prazo; Realizar sessão plenária para apresentação do resultado final dos trabalhos e discussão dos resultados alcançados no processo, em relação ao tema e em relação à própria metodologia de trabalho; Compartilhar o resultado final com os demais elementos da comunidade escolar a fim de iniciar a formação de uma comunidade de aprendizagem.