SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE ROTAS DE ENTREGAS DE MERCADORIAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE DE BEBIDAS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Fernando Schweder Volkmann Prof. Wilson Pedro.
Advertisements

FERRAMENTA WEB PARA AUTOMAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM UMA FÁBRICA DE SOFTWARE UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Camila.
SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUES PARA DISTRIBUIDORAS DE FUMO Graciela Martins Luiz Orientador: Wilson Pedro Carli.
SIMULADOR WEB DO MERCADO DE COMPRA E VENDA DE AÇÕES NA BOLSA DE VALORES Luiz Alberto Fiamoncini Gui Orientador: Maurício Capobianco Lopes.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO PROTÓTIPO DE CONTROLE DE PEDIDOS.
SISTEMA DE CONTROLE DE ACESSO, FREQÜÊNCIA E GESTÃO DE PERMISSÃO PARA AMBIENTE ACADÊMICO LEONARDO DENARDI ORIENTADOR: JACQUES ROBERT HECKMANN.
Sistema Web para Gerenciamento SNMP de Impressão Terceirizada da FURB Rodrigo Antonio Müller Orientador: Francisco Adell Péricas.
FERRAMENTA PARA CONTROLE E MONITORAMENTO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE TI Rafael Antonio Pires Orientador: Francisco Adell Péricas.
Sistema para gerenciamento de comércio de produtos naturais Acadêmica: Dulcinéia Balloni Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli Universidade Regional de.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO FERRAMENTA APLICADA AO SETOR.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA RBC NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA SUPORTE AOS CLIENTES DA EMPRESA MULTITHERM SISTEMAS E AUTOMAÇÃO JOÃO RODRIGO DA SILVA ORIENTADOR:
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
COMPONENTE DE GERAÇÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS EM DELPHI Aluno: Jonas Ricardo Viel Prof. Adilson Vahldick - Orientador.
GEOS – GERENCIAMENTO DE ORDENS DE SERVIÇO. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Tiago Guiseler Prof. Wilson Pedro Carli.
SISTEMA PARA CONTROLE DA FROTA DE VEÍCULOS Ricardo Sorroche – Orientando Prof. Wilson Pedro Carli - Orientador.
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
Desenvolvimento de um integrador de sistemas por meio de leiautes parametrizáveis Marlon Fernando Dirksen Orientador: Jacques Robert Heckmann.
Por: Thiago Wilvert Orientador: Oscar Dalfovo. Sequência da Apresentação Introdução Objetivos Fundamentação teórica O sistema desenvolvido Trabalhos correlatos.
SISTEMA DE INFORMAÇÕES WEB PARA REPRESENTANTES COMERCIAIS COM ACESSO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
S ISTEMA DE PEDIDOS DE VENDA OFF - LINE UTILIZANDO W EB S ERVICE EM DISPOSITIVOS MÓVEIS Por Daniel Hass Krahn Orientador: Oscar Dalfovo.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE VERSÃO EDUARDO SIEMANN ORIENTADOR: JHONY ALCEU PEREIRA.
SISTEMA WEB PARA EMISSÃO DE PEDIDOS ON-LINE APLICADO A UMA PAPELARIA Eduardo Alex Thomsen Orientador: Wilson Pedro Carli.
APLICAÇÃO DA TÉCNICA TEXT MINING PARA AUXÍLIO NA CLASSIFICAÇÃO DE INCIDENTES DE SERVICE DESK Carla Adriéli Fink Orientador: Professor Dr. Oscar Dalfovo.
Rede Social Digital para Compartilhamento de Informações de Viagens de Moto Leonardo João Faggiani Prof. Rion Brattig Correia, Orientador.
 1. Introdução e Objetivos  2. Fundamentação Teórica  3. Especificação do Sistema  4. Desenvolvimento e Operacionalidade  5. Resultados e Conclusões.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BOBINAR – SISTEMA DE CONTROLE PARA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS Murilo Cesar Cardoso.
FURB – UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – BACHARELADO APARECIDA CEZERINO ORIENTADOR:
APLICATIVO WEB DE AUXÍLIO À INSPEÇÃO DE SOFTWARE COM LISTAS DE VERIFICAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Mayara Barbieri.
SISTEMA GERENCIADOR DE DOCUMENTOS PARA GESTÃO DA QUALIDADE Eder Jhoney da Silva Orientador: Roberto Heinzle 1.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
SISTEMA WEB PARA GRUPOS TEATRAIS, PROFISSIONAIS LIBERAIS E AUTÔNOMOS DO MEIO ARTÍSTICO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
1 SISTEMA DE APOIO GERENCIAL COM FOCO NA PRÁTICA DE TREINAMENTO ORGANIZACIONAL BASEADO NO MODELO CMMI Werinton Ferrari Orientador: Wilson Pedro Carli.
5 UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMA DE FORÇA DE VENDAS. Gustav Dallmann Júnior Orientador: Prof. Francisco Adell.
FERRAMENTA WEB PARA AUXÍLIO À GERÊNCIA DE ERROS CONHECIDOS E PROBLEMAS COM BASE EM ITIL UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
SISTEMA DE CONTROLE PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO UTILIZANDO ENVIO/RECEBIMENTO DE SMS ANDRÉ GUSTAVO BAULER ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS.
Automatização do processo decisório na geração do EFD Contribuições: uma solução baseada em RBC Alex Vilmar Silveira Orientador: Prof. Rion Brattig Correia.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DA APLICAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PROGRAMA DE QUALIDADE 5S Marlos T. S. Sedrez Orientador: Paulo Roberto Dias.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
UM FRAMEWORK PARA ALGORITMOS BASEADOS NA TEORIA DOS GRAFOS Acadêmico: Maicon Rafael Zatelli Orientador: Dr. Paulo C é sar Rodacki Gomes.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
SISTEMA PARA O CONTROLE DO FLUXO DE PROPOSTAS DE CUSTOMIZAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Valcir Willi Schmidt Prof.
Acadêmico: Fabrício de Souza Orientador: Prof. Wilson Pedro Carli
SISTEMA DE GESTÃO E DIVULGAÇÃO DE IMÓVEIS
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
GERENCIADOR DE INSTALAÇÃO DE ORIENTADOR: FRANCISCO ADELL PÉRICAS
Jhoni Conzatti – Acadêmico Mauro Marcelo Mattos - Orientador
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Distribuição Física.
Orientador: Francisco Adell Péricas
SISTEMA PARA CONTROLE DA PRODUÇÃO DE AGRICULTURA DE GRÃOS
Juan Olimpio Orientador: Francisco Adell Péricas
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Logística e Gerenciamento da
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Gestão da Logística de Distribuição
O melhor caminho para sua frota.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE ROTAS DE ENTREGAS DE MERCADORIAS ANDRÉ LUIZ PEDRELLI ORIENTADOR: CLÁUDIO RATKE

ROTEIRO DE APRESENTAÇÃO Introdução Objetivos Fundamentação Teórica Trabalhos Correlatos Desenvolvimento do Sistema Operacionalidade da implementação Resultados e discussão Conclusões Extensões

INTRODUÇÃO Logística Roteirização Ferrovia Comercio de Ferro e Aço Ltda Shop Control Logística: vem das operações militares, vindo dos generais que precisavam ter uma equipe que providenciasse o deslocamento, na hora certa, de todo o aparato militar, ao decidir avançar suas tropas, seguindo uma determinada estratégia. Entretanto foi após a invenção do computador que trouxe a possibilidade de lidar com grandes números e com grandes e diferentes negócios simultaneamente a um custo mais baixo e com maior rapidez e absoluta confiabilidade. Roteirização: é o processo de definição de roteiros, ou itinerários. Neste caso, a determinação da rota com menor custo Ferrovia: localizada em Gaspar e a cerca de 3 anos no mercado, comercializa produtos do ramo metalúrgico e serralheiro, a empresa utiliza o software Shop Control, porém hoje não possui uma ferramenta de logística que faça o planejamento e a gestão das entregas de mercadorias automatizada. A oportunidade de criar uma ferramenta para auxiliar na distribuição das cargas e roteiro, possibilita que não gere erros na distribuição das mercadorias, tais como produtos carregados erroneamente, enviados para consumidores errados, carregado na sequência de visita inversa ou produtos não enviados. Implantar um sistema de planejamento de entregas com menor custo é fundamental para reduzir custos da empresa. Shop Control: é um sistema de automação comercial, criado pela empresa IdealSoft de Curitiba que possui diversas funções para fazer o gerenciamento da empresa, vendas, estoque e controle financeiro fornecid, porém não existe uma ferramenta que faça a gestão das entregas de mercadorias. Competitividade : com o aumento competitivo do mercado e a busca da eficiência, entre as razões destaca-se a exigência cada vez mais dos clientes, com relação aos prazos de entregas e suas decorrências. Pretende-se com essa aplicação, reduzir custos e ganhar mais agilidade nas entregas.

OBJETIVOS Determinar o melhor veículo de carga a ser utilizado para o transporte da mercadoria a partir dos dados do veículo, dos produtos, e quantidades fornecidas pelos indicadores; Definir a ordem que as mercadorias serão carregadas através do local de entrega, definindo a rota de menor custo.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Importância da logística no processo Problemas de roteirização Sistema atual Trabalhos correlatos Importância da logística no processo: uma logística bem planejada representa ganhos como entregas mais rápidas, redução de estoques e custos operacionais, aumento da produtividade e no giro de mercadorias. A logística adiciona um novo valor frente ao cliente e confere um diferencial competitivo para a empresa. Desta forma, como menciona Rodrigues (2007) acredita-se que a logística se tornou um sinônimo de redução de custos e melhoria nos serviços, observando o relacionamento entre clientes e fornecedores, proporcionando um laço mais confiante entre todos. Problemas de roteirização: este problema consiste em determinar uma rota de mínimo custo que passe por todos os nós, uma única vez. Sistema Atual: O gerente de logística, junto com os motoristas dos caminhões determinam o roteiro das entregas somente com base em seus conhecimentos do trânsito, horário de entrega dos clientes, e caminhos que eles julgam mais apropriados para conseguir atender os prazos. Desta forma, o gerente emite o romaneio de entregas para o motorista. São agrupados os pedidos por locais específicos da cidade e região, e localizações de clientes mais próximos, preparando assim o caminhão de entregas

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Trabalhos Correlatos Constraint Satisfaction Problem (CSP) programação por restrições Dissertação de Mestrado de Enomoto - Trucks CSP: O trabalho de Rosa (2005) que utilizou uma técnica programação de restrições tem a capacidade de reduzir o esforço e tornar mais natural o desenvolvimento da programação para alguns tipos de problemas devido a fatores como a utilização de ferramentas que tornam as soluções mais automatizadas, têm resultado num grande sucesso, tornando essa tecnologia escolha frequente para o tratamento de diversas classes de problemas, como por exemplo, o problema do caixeiro viajante, da coloração de mapas, entre outros. Dissertação: Outro trabalho de relevância para o assunto roteirização, remete aos estudos de Enomoto (2005), o qual se refere aos estudos em um atacadista, utilizando um software específico de roteirização, a empresa utilizava o software de roteirização chamado Trucks, que operava em ambiente DOS. Este software apresenta vários registros de utilização no Brasil. As janelas principais correspondem a informações sobre as Praças ou locais, Pedidos, Rede, Planejamento e Rotas.

DESENVOLVIMENTO Requisitos Funcionais RF01: O sistema deverá permitir o usuário efetuar login no sistema. RF02: O sistema deverá permitir o cadastro de veículos. RF03: O sistema deverá permitir o cadastro de produtos. RF04: O sistema deverá permitir o cadastro das distâncias entre os clientes. RF05: O sistema deverá permitir integrar informações dos clientes. RF06: O sistema deverá permitir ao usuário a listar a rota de entrega com seus determinados pedidos. RF07: O sistema deverá permitir ao usuário a verificar os produtos. RF08: O sistema deverá permitir o administrador manter o acesso dos usuários através de perfis. RF09: O sistema deverá permitir buscar os pedidos.

DESENVOLVIMENTO Requisitos Não Funcionais RNF01: O sistema deverá interagir com o sistema Shop Control 8. RNF02: O sistema será implementado utilizando linguagem Java. RNF03: O sistema deverá utilizar banco de dados SQL Server 2008.

DESENVOLVIMENTO Casos de Uso

DESENVOLVIMENTO Diagrama de Atividades

DESENVOLVIMENTO Diagramas – MER (Modelo Entidade Relacionamento)

OPERACIONALIDADE Tela - do usuário

OPERACIONALIDADE Tela – do usuário

OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

OPERACIONALIDADE Telas – Veiculo

OPERACIONALIDADE Telas – Distância

OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

OPERACIONALIDADE Telas – do usuário

RESULTADOS E DISCUSSÃO O principal objetivo deste trabalho era planejar a rota de entrega com o menor custo. O objetivo foi alcançado nos testes realizados no ambiente de testes, pois não houve tempo de implantar na empresa.

CONCLUSÃO Redução do custo de entrega das mercadorias. Diminuição dos erros ao efetuar o carregamento dos pedidos.

EXTENSÕES Como sugestão deste trabalho sugere-se: Definir a hora de entrega para cada cliente; Restrição por volume de pedido; Restrição por quantidade de quilômetros máximo por dia para cada veiculo; Restrição por volume de capacidade do veiculo; Ter a possibilidade de cadastrar mais possibilidades de custos e não apenas a distância; Integrar com o google maps, para obter a distância mais precisa, tendo assim um custo mais preciso.

OBRIGADO