ASMA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIABETES MELLITUS – TIPO II (módulo 3)
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
OSTEOPOROSE Integral - Turma A Carolina Meyn nºUSP:
ASMA EM PACIENTES PEDIATRICOS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Giuliano Vincensi Pessoa Orientadora: Stelita Pacheco Dourado Neta
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
NOVOS PLANOS DE SAÚDE DA CEB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8   Melhoria da atenção à saúde.
Juan Carlos Esquivel Guerra
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
ASMA EM PACIENTES PEDIATRICOS
Melhoria da atenção em saúde de portadores de Diabetes Mellitus tipo II, Unidade Básica de saúde São João Batista, Colorado-RS Claudiele Tubino da Silva.
Isabela Nishida Marina Thie Mônica Silveira Yasmi Dias
DIABETES MELLITUS – TIPO II
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
ASMA PACIENTE PEDIÁTRICO
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de curso
Melhoria da Atenção a Saúde do Paciente Hipertenso e diabético, na UBS São Francisco de Paula, Frederico Westphalen/RS Aluna: Sarah Stoffel Dal- Ri Orientadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
Felícia Benevides Praxedes Pelotas 2015
Asma em Paciente pediatricos – modulo II
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Arthur Melem Bruno Coelho Camila Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Cálculo de Medicação Enfª Fabiana Chagas.
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Como considerar o paciente no centro da decisão?
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
Asma infantil Beatriz Lima, Nº USP:
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
FARMACOEPIDEMIOLOGIA E FARMACOVIGILÂCIA Erros de medicação potenciais e reais.
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Autor:Dr.Maikel Ramirez Valle
Orientador: Lenise Menezes Seerig
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
AUDITORIA DE MEDICAMENTOS – FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Reunião COSEMS – 19/06/2018 Programa de Triagem Neonatal na Bahia
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Especialização em Saúde da Família
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,
Transcrição da apresentação:

ASMA EM PACIENTES PEDIÁTRICOS Gabriela Tofeti Glen-Chancy Gustavo solla

FARMACIA COMUNITÁRIA O que é? É a farmácia das comunidades, localizadas em postos de saúde, AMAS Estabelecimentos que adotaram uma atuação clinica do profissional Nelas o contato do farmacêutico com o paciente tem se tornado maior, seja para o atendimento rápido (chamado pré consulta), como nas consultas

ACOMPANHAMENTO DO TRATAMENTO Como é necessário pegar o remédio mensalmente, acaba havendo um acompanhamento Essa também é função do farmacêutico Há dois tipos de acompanhamentos farmacêuticos que podem existir O primeiro é um acompanhamento rápido de 3 minutos, no qual, o farmacêutico revisa a prescrição O segundo, e mais demorado, é uma consulta que pode ser marcada, que dura cerca de 30 minutos para que o farmacêutico tenha mais informações sobre a rotina do paciente e sobre o uso que este esta fazendo do medicamento

RELEMBRANDO... Ana Lúcia, 9 anos, diagnosticada com asma Teve uma crise forte durante a noite, foi levada ao hospital pela família Foi medicada, voltou para casa e o processo se repetiu e foi recomendado que ela procurasse um posto de saúde No posto, após a descoberta do diagnóstico, foi receitado um medicamento e recomendado alguns tipos de coisas que ela deveria fazer para melhorar sua doença.

NO HOSPITAL Como Ana Lúcia é menor, no mês seguinte sua mãe foi buscar sua medicação novamente. O farmacêutico responsável pela entrega do medicamento, dispensou o medicamento e perguntou se o médico tinha explicado como deveria ser utilizado o medicamento. No mês seguinte, conversou rapidamente com a mãe de Ana Lucia e percebeu que o tratamento não estava sendo efetivo Sugeriu que marcassem uma consulta para conversar com mais calma

NA CONSULTA O farmacêutico deve perguntar sobre a situação socioeconômico, problemas de saúde do paciente e da família, pergunta sobre o medicamento e como ela toma, se tem alguma dificuldade no tratamento, etc. Deve dar orientações para melhor adesão ao tratamento, para o paciente usar corretamente o tratamento, orienta sobre o armazenamento adequado. Com isso pode sugerir ao médico alterações ao tratamento se achar alguma coisa errada.

NO CASO DA ANA LUCIA Na receita estava prescrito 10 gotas de Berotec® /inalação A posologia para criança de 6 a 12 anos é de 6-10 gotas , por isso o farmacêutico concordou Na segunda vez que a mãe foi buscar o medicamento, reclamou das tremuras da filha pós-medicação. Na consulta, após algumas perguntas, o farmacêutico percebeu que o remédio estava sendo administrado de maneira errada, ou seja, na via oral em vez de junto ao soro por inalação. O farmacêutico deu mais informações para a mãe sobre o uso correto e achou mudar a posologia , em colaboração com o médico responsável.

REFERÊNCIAS http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/122/encarte_farm Acia_comunitAria.pdf http://www.boehringer- ingelheim.com.br/content/dam/internet/opu/br_PT/documents/Ber otec%20-%20Bula%20paciente_gotas_14.08.15.pdf