UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializando:Yosdel Hernández Rivero
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
MINISTÉRIO DA SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNASUS
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Universidade Federal de Pelotas Especialização em saúde da família MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Autora: Ariannys Vazquez Pompa Orientador: Fabiana Vargas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ada Alicia Cabrera Ramirez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Implantação do Programa de Atenção à Saúde dos Hipertensos e Diabéticos do.
Trabalho de Conclusão de Curso
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 4 Atenção à saúde dos hipertensos e diabéticos da unidade de saúde de Laranjeiras dos Cosmes, São José de Mipibu, RN Luana Clarisse Pinheiro Rêgo Orientadora: Caroline Martins Natal, 2014

Introdução Brasil: Hipertensão e diabetes: 17 milhões de hipertensos (BRASIL, 2006a) 6 milhões de diabéticos (BRASIL, 2006b) Hipertensão e diabetes: Primeira causa de mortalidade, hospitalizações e amputações de membros inferiores; 62,1% dos diagnósticos em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à diálise. (BRASIL, 2006b)

Introdução São José de Mipibu: 39.771 habitantes (BRASIL, 2010); Região metropolitana de Natal; Economia: comercialização de produtos agrícolas 01 CEO; 01 equipe de NASF; 01 hospital público; 01 “centro de referência”; 16 Unidades Básicas com ESF implantada.

Introdução Unidade de Saúde de Laranjeiras dos Cosmes: Zona rural; 01 Equipe: 01 médica, 01 enfermeira, 01 técnica de enfermagem, 01 dentista, 01 auxiliar de saúde bucal, 03 agentes comunitários de saúde. Atendimentos em 2 localidades

Introdução Unidade de Saúde de Laranjeiras dos Cosmes: 1800 habitantes; 108 hipertensos; 26 diabéticos; 32% dos hipertensos e 38% dos diabéticos não compareciam à consulta no prazo determinado.

Introdução Unidade de Saúde de Laranjeiras dos Cosmes (antes da intervenção): Ausência glicosímetro na unidade; Ausência de veículo próprio para visitas domiciliares; Indisponibilidade de protocolo e escore de risco cardiovascular na unidade; Grupo de hipertensos pouco estruturado e com baixa adesão.

Objetivo Geral Melhorar a atenção aos adultos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes mellitus na Unidade de Saúde de Laranjeiras dos Cosmes.

Metodologia Capacitação da equipe; Cadernos da Atenção Básica nº 15 (Hipertensão arterial sistêmica) e nº 16 (Diabetes mellitus); Registros - prontuários, fichas-espelho e planilha de coleta de dados; Levantamento dos usuários hipertensos e diabéticos; Busca ativa;

Metodologia Acolhimento e agendamento; Solicitação de exames; Orientações durante as consultas ; Revitalização do grupo de hipertensos e diabéticos; Contato com lideranças da comunidade; Apoio da equipe do NASF.

Resultados Objetivo específico 01: Ampliar a cobertura à hipertensos e/ou diabéticos Meta 1.1: Cadastrar 70% dos hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Figura 1. Cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde de Laranjeiras dos Cosmes Fonte: planilha de indicadores.

Resultados Meta 1.2: Cadastrar 65% dos diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Figura 2. Cobertura do programa de atenção ao diabético da unidade de saúde de Laranjeiras dos Cosmes. Fonte: planilha de indicadores.

Resultados Objetivo específico 02: Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa Meta 2.1: Buscar 80% dos hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Figura 3.Proporção de hipertensos faltosos às consultas com busca ativa. Fonte: planilha de indicadores.

Resultados Resultados: 100% Meta 2.2: Buscar 90% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Resultados: 100% Figura 4. Proporção de diabéticos faltosos às consultas com busca ativa. Fonte: planilha de indicadores.

Resultados: 96,8% (30), 98,4% (62) , 98,9% (88) Objetivo específico 03: Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na unidade de saúde. Meta 3.1: Realizar exame clínico apropriado em 95% dos hipertensos. Resultados: 96,8% (30), 98,4% (62) , 98,9% (88) Figura 5. Proporção de hipertensos com exame clínico em dia de acordo com o protocolo. Fonte: planilha de indicadores.

Resultados 100% Meta 3.2: Realizar exame clínico apropriado em 95% dos diabéticos. Meta 3.3: Garantir a 100% dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 3.4: Garantir a 100% dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo.

Resultados Meta 3.5: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 60% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Resultados: 87,1% (27); 93,7% (59); 94,4% (84) Figura 6. Proporção de hipertensos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia. Fonte: planilha de indicadores

Resultados Meta 3.6: Garantir a totalidade da prescrição de medicamentos da farmácia popular para 60% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Resultados: 85,7% (6); 93,3%(14); 95%(19) Figura 7. Proporção de diabéticos com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular/Hiperdia. Fonte: planilha de indicadores

Resultados Objetivo específico 04: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Figura 8 – Proporção de hipertensos com registro adequado na ficha de acompanhamento. Fonte: planilha de indicadores. Meta 4.2: Manter ficha de acompanhamento de 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. Figura 9 – Proporção de diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento. Fonte: planilha de indicadores.

Resultados Objetivo específico 05: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Meta 5.1: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde Resultados: 100% Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados Objetivo específico 6. Promoção da saúde Meta 6.1: Garantir avaliação odontológica a 40% dos pacientes hipertensos. Figura 10. Proporção de hipertensos com avaliação odontológica. Fonte: planilha de indicadores

Resultados Meta 6.2: Garantir avaliação odontológica a 40% dos pacientes diabéticos. Figura 11. Proporção de diabéticos com avaliação odontológica. Fonte: planilha de indicadores

Resultados Meta 6.3: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos. Figura 12. Proporção de hipertensos com orientação nutricional sobre alimentação saudável. Fonte: planilha de indicadores. Meta 6.4: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos diabéticos. Figura 13. Proporção de diabéticos com orientação nutricional sobre alimentação saudável. Fonte: planilha de indicadores.

Resultados Meta 6.5: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes hipertensos. Resultados: 100% Meta 6.6: Garantir orientação em relação à prática de atividade física regular a 100% dos pacientes diabéticos.

Resultados Meta 6.7: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes hipertensos. Resultados: 100% Meta 6.8:Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos pacientes diabéticos.

Discussão Maior integração entre a equipe; Capacitação dos profissionais para uma melhor atenção aos hipertensos e diabéticos; Melhoria da qualidade do atendimento; População satisfeita; Intervenção incorporada a rotina do serviço.

Reflexão sobre o processo pessoal de aprendizagem Aprofundamento dos conhecimentos; Orientação; Melhoria refletida na atuação profissional.

Referências bibliográficas BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão arterial sistêmica para o Sistema Único de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 58 p.   BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2006c 64 p. BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas da população residente nos municípios brasileiros , Brasília, 2010

Obrigada!