© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda Capítulo 3 1 O QUE É PRECISO SABER SOBRE CONJUNTURA ECONÔMICA © 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda Influência do ambiente econômico sobre o empreendedorismo. Condições e componentes do ambiente econômico. © 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
AMBIENTE ECONÔMICO SAUDÁVEL 3 AMBIENTE ECONÔMICO SAUDÁVEL Condições criadas pelo governo: Carga tributária justa, Corrupção (combate), Estabilidade legal, Atitude positiva em relação ao empreendedorismo. © 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
CONDIÇÕES DO AMBIENTE ECONÔMICO 4 CONDIÇÕES DO AMBIENTE ECONÔMICO Conjuntura econômica, Conjuntura do mercado, Conjuntura global. © 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda 10 © 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda 11 CONJUNTURA ECONÔMICA Fatores macroeconômicos que afetam o desempenho dos negócios: Crescimento econômico, Inflação ou deflação, Taxa de juros. © 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda 12 CONJUNTURA DE MERCADO Fatores determinantes: Demanda de produtos e serviços, Competição no mercado, Mercado de trabalho, Regulamentação governamental. © 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda
© 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda 13 CONJUNTURA GLOBAL Fatores a serem considerados: Globalização e concorrência, Cultura, Condições econômicas, Taxa cambial, Legislação e política. © 2006 by Pearson Education do Brasil Ltda