Equilíbrio Iônicos em soluções aquosas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Volumetria de Neutralização
Advertisements

O que você deve saber sobre
Professor Fernando Farah
Equilíbrio em Soluções Aquosas
Equilíbrio iônico da água
Conceitos gerais Conceitos básicos sobre equilíbrio químico
EQUILÍBRIO: EXERCÍCIOS.
PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA(Kw)
EQUILÍBRIOS IÔNICOS É o equilíbrio químico particular que se estabelece entre uma substância química e seus íons separados.
Equilíbrio ácido-base
EQUILÍBRIO QUÍMICO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO EQUILÍBRIO
DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Equilíbrio Ácido-Base
Equilíbrio ácido-base
Equilíbrio Ácido-Base
Equilíbrio Ácido-Base
PH e tampões.
EQUILÍBRIOS.
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Curvas de Titulação Como varia o pH de uma solução: 1) Básica ao se adicionar um ácido. 2) Ácida ao se adicionar uma base. pH da solução Volume adicionado.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
PH pH é a sigla para potencial hidrogeniônico. PH é o log negativo de base 10 da concentração molar de íons hidrogênio ( H+ ) pH: - log [ H+] por exemplo.
ÁCIDOS BASES E SAIS Nome; Adriana n;01 Marlon N;30 1ºfases.
Ácidos Ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, em solução aquosa, libera única e exclusivamente íons H+. Um exemplo é o ácido clorídrico,
PROFESSORA: PATRÍCIA REGINA DE S. CARNEIRO PRÉ-VESTIBULAR: VERBO ESTUDANTIL FEIRA DE SANTANA-BA: 16/09/2009.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
QUÍMICA.
Na obtenção de prata por eletrólise de solução aquosa de nitrato de prata, o metal se forma no:
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
São grupos de substâncias químicas com propriedades comuns.
Ácidos e bases Definição: A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como.
Equilíbrio químico 2º período de Agronomia
Bioquímica da Água Bioquímica Marcelo Correa.
H2(g) + 1/2O2(g) → H2O(l) ΔH = - Reação de óxidorredução
ESCOLA KOPENOTI PROFESSOR LUCIO DIAS
FUNÇÕES INORGÂNICAS.
MASSAS MEDIDAS.
Equilíbrios em fase aquosa
Água e sua importancia Biológica
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Quimica 11º.
PH - POH.
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
EDTA H4Y Dissociação H4Y H+ + H3Y- Ka1= 1,0 x 10-2 = ([H+].[H3Y-])/[H4Y] H3Y- H+ + H2Y-2 Ka2= 2,2 x 10-3 = ([H+].[H2Y-2])/[H3Y-]
Propriedades Bioquímicas da Água
CARACTERÍSTICAS Os ácidos, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrehenius, são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa (qualquer solução.
Ácido.
Grupo:Buluca,Eduardo.R
Funções Químicas Base.
Substâncias comuns da base.
Base Ana Clara, Sarah G..
Ácido.
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
BASE QUÍMICA.
Professora Andréa Martins
Aulão ENEM 2017 Química.
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
Introdução à Química Analítica Profa. Alonso Goes Guimarães.
Equilíbrio Químico.
Trabalho de Química Equilíbrio Químico.
Soluções. SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente.
Potencial Hidrogeniônico (pH) e Potencial Hidroxiliônico (pOH)
Curso Pré- ENEM Química Professor: Anselmo Rafael.
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
 Diluição de soluções Livro: Ser Protagonista, Química - Vol. 2, pág Diluir uma solução é diminuir sua concentração - Isso é feito pela adição.
Bases NaOH  Na+ + OH- Ca(OH)2  Ca2+ + 2OH- Al(OH)3  Al3+ + 3OH-
Química Aplicada /2019 Professor Valentim Nunes, Unidade Departamental de Engenharia – Secção de Química Gabinete: J207 (Campus.
REAÇÕES REVERSÍVEIS E EQUILÍBRIO QUÍMICO REAÇÕES REVERSÍVEIS E EQUILÍBRIO QUÍMICO PROF. WAGNER LIBÓRIO DE CARVALHO.
QUÍMICA INORGÂNICA III – SAIS
Transcrição da apresentação:

Equilíbrio Iônicos em soluções aquosas Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto I Unidade 243

Qual é o ácido mais forte? EQUILÍBRIO QUÍMICO EM SOLUÇÕES DE ELETRÓLITOS - O conceito de equilíbrio químico aplicado às reações que ocorrem em solução aquosa e que envolvem íons, particularmente aquelas nas quais estão envolvidos íons H+ ou íons OH-. Constante de ionização Qual é o ácido mais forte? Constante de dissociação ácida ou constante de ionização, Ka

Situações com diácidos, triácidos, etc. Constante de basicidade, Kb

A Lei da Diluição de Ostwald Expressão matemática que relaciona a constante de ionização (K) com o grau de ionização (α) e a concentração em mol/L (m) de uma solução de um ácido ou base. Sabendo que o grau de ionização de um ácido () é: Dividindo o numerador e o denominador por volume:

Assim: Substituindo os valores das concentrações no equilíbrio na constante de ionização, obtemos a expressão conhecida como Lei da diluição de Ostwald (1888). Esta lei é válida para monoácidos e monobases

Quando trabalhamos com ácidos ou bases fracos, o valor de  é menor (ou igual) a 5%. Desta forma, podemos simplificar a lei de diluição de Ostwald: A constante de equilíbrio possui um valor constante a uma temperatura fixa e, dessa forma, o produto 2 . m deve permanecer constante. Quando diluímos uma solução de ácido ou base fracos, o valor de m diminui e, em consequência,  deve aumentar para que o produto 2 . m permaneça constante.

3. Três ácidos presentes no cotidiano são: Exercícios 1. Uma solução aquosa 0,020 mol/L de ácido acético (ou ácido etanóico), H3COOH, apresenta o ácido 3% dissociado em CH3COO- e H+. Determine a concentração, em mol/L, de cada um desses íons na solução. 2. Utilizando os dados da questão anterior, calcule o valor da constante de ionização do ácido acético. 3. Três ácidos presentes no cotidiano são: • HCl (Ka ~ 10+7), vendido comercialmente impuro como “ácido muriático” e usado para limpar pisos e paredes. • H3PO4 (Ka = 7,6 .10-3), usado como acidulante em refrigerantes, balas e gomas de mascar. • H2CO3 (Ka = 4,3.10-7), presente em bebidas com gás.

Sobre eles, alguns alunos fizeram as seguintes afirmações: a) o H2CO3 é o mais fraco. b) o H3PO4 é o mais forte, pois apresenta mais hidrogênios na molécula. c) o H3PO4 é o mais forte, pois apresenta mais oxigênios na molécula. d) H2CO3 é mais forte que HCl. e) HCl é o mais fraco dos três. Escolha a(s) afirmação(ões) correta(s) e justifique.

Efeito do íon comum Considere o ácido genérico HA e responda: - Qual a equação de ionização desse ácido? - Qual sua expressão de equilíbrio? - no preparo de uma solução a 1,0 mol/L desse ácido, qual a situação de equilíbrio no instante inicial? O sistema caminha rapidamente para o equilíbrio:

O que acontece se adicionarmos a essa solução um pouco de sal solúvel que possua o íon A-, podendo ser, por exemplo, um sal de sódio Na+A-? A- é chamado de íon comum, pois é comum ao equilíbrio que existe na solução e ao composto que estamos nela introduzindo. Se forem adicionados 0,35 mol NaA, o que acontece? Qual a situação do equilíbrio???

O que deve acontecer para o sistema voltar ao equilíbrio? Na nova situação: Qual o valor de Ka?

O que podemos concluir com relação à adição do íon comum?

O exemplo da aula prática O que acontece se adicionarmos um ácido neste sistema? para que sentido o equilíbrio será deslocado?

É possível ainda deslocar um equilíbrio iônico mesmo sem adicionar umíon comum. Basta que o íon adicionado reaja com um dos participantes do equilíbrio, diminuindo sua concentração e, pelo Princípio de Le Chatelier, desloca o equilíbrio na direção da sua formação. A adição de uma base (íon não-comum OH-) faz com que o equilíbrio se desloque em que sentido? Dica: A reação de H+ com OH- diminui a concentração de H+.

a) suco de limão (ácido) deixa a solução vermelha; Exercício: 1. Considere a solução aquosa de uma substância de fórmula HA, na qual existe o equilíbrio: Sabe-se que HA tem cor vermelha e que A- tem cor amarela. Explique por que a adição de: a) suco de limão (ácido) deixa a solução vermelha; b) soda cáustica (básica) deixa a solução amarela. Emile

2. Quando um bicarbonato solúvel (de sódio, de potássio etc 2. Quando um bicarbonato solúvel (de sódio, de potássio etc.) é dissolvido em água, pode-se estabelecer o equilíbrio: Explique por que ocorre efervescência quando um bicarbonato é dissolvido em uma solução de HCl mas não quando é dissolvido em uma solução de NaOH.

Produto iônico da água Sabendo que a concentração de um solvente (água, neste caso) permanece constante. Expressão do produto iônico da água

As escalas de pH e pOH Sempre nos referiremos ao equilíbrio de autoionização da água a 25°C, salvo menção em contrário. Nessa temperatura: Alguns exemplos:

Lembrem-se que a escala de pH e pOH é fundamentada nos logarítimos de base 10. log X = y 10x = y Para a expressão do produto iônico da água, aplicando log a ambos os membros:

Valor aproximado de pH para alguns materiais

Exercício: 3. A análise de uma determinada marca de água mineral gaseificada revelou que apresenta pH = 4. Qual o valor da concentração hidrogeniônica, [H+], e da concentração hidroxiliônica, [OH-], nesse produto? 4. Um suco de limão apresenta [H+] = 5 . 10-3 mol/L. Qual o seu pH? (Dado: log 5 = 0,7)

INDICADORES ÁCIDO-BASE O que são? Faixa ou zona de viragem? Como os indicadores funcionam?

Faixa de viragem de alguns indicadores

6. O indicador ácido-base azul de bromotimol é amarelo em pH < 6 e azul em pH > 8. Na faixa de viragem, sua cor varia gradualmente de amarelo a azul, passando por verde. Qual a cor desse indicador em uma solução: a) 0,01 mol/L de HCl? b) 0,01 mol/L de NaOH? c) 0,05 mol/L de CH3COOH, em que está 2% ionizado? d) em que [H+] = 1 . 10-5 mol/L? e) em que [H+] = 1 . 10-9 mol/L? 7. O indicador ácido-base fenolftaleína, que sofre viragem de incolor a róseo na faixa de pH de aproximadamente 8,2 a 10,0, pode ser usado para diferenciar soluções que apresentem pH: a) 3 e 11? b) 6 e 8? c) 11 e 12? Explique.

Referências Bibliográficas Peruso, F. M.; do Canto, E. L. Química na abordagem do cotidiano - Físico-Química, V 2. 3a Ed., São Paulo: Saraiva, 2003.