NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Advertisements

Neoclassicismo.
Romantismo.
ROMANTISMO.
BARROCO s.
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
Século XIX na Europa as inovações na arte
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
Comunicação, Arte e Cultura
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
A escultura e pintura neoclássica
ROMANTISMO.
São frequentes em suas telas os céus grandiosos, as tempestades, as ruínas e as cruzes, testemunhas da presença de Deus. Símbolos da morte também não são.
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
Jean Auguste Dominique Ingres
Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre
SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
HISTÓRIA DA ARTE Neoclassicismo.
Neoclassicismo e Romantismo
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
Neoclássico. Final do Século XVIII- Início Séc XIX Revolução Francesa 1789 Era da Razão Período de questionamentos Arte sendo questionada, estilos sendo.
Períodos Musicais na Idade Moderna
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
NEOCLASSICISMO.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Profª Sabrina Rodrigues Magalhães. 1.Arte do período paleolítico superior; 2.Apresentava pintura nas rochas e cavernas, extremamente realistas representando.
O ROMANTISMO NO TEATRO A Liberdade Guiando o Povo – Delacroix.
GÊNEROS NA PINTURA. Sabemos que existem diferentes gêneros na história da pintura e os mais conhecidos são: retrato, autorretrato, paisagem, natureza-
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
ARTE DO XIX.
Neoclassicismo e o Romantismo
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
O Romantismo.
Expressionismo Abstrato
Profa.: Consuelo Holanda
Período Pré-Industrial
Introdução ao estudo da Psicologia
O Romantismo Thomas Jones, O Bardo (1774)..
Prof. Esp. Suzana de Morais
Neoclassicismo.
Romantismo x Realismo.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
“O medo se deve somente àquelas coisas que podem causar algum tipo de dano; As outras não, pois não fazem nenhum mal.” A divina comédia Dante Alighieri.
A ARTE GREGA.
O Romantismo.
REALISMO Ao artista não cabe melhorar artisticamente a realidade, pois a beleza está na realidade tal qual ela é.
O Romantismo.
Forma e Conteúdo na História da Arte
Neoclassicismo Romantismo e Realismo
O NEOCLÁSSICO.
Neoclassicismo.
O NEOCLÁSSICO.
Arcadismo Contexto Histórico.
Pintura do Romantismo.
NEOCLASSICISMO A ERA DA RAZÃO.
“...o artista imaginativo deveria iluminar as coisas com seu espírito e projetar seu reflexo no espetáculo dos outros.” Contexto Político Francês   OS LEGITIMISTAS,
Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.
Barroco.
História da Cultura e das Artes. Jacques-Louis David  As suas figuras surgem em efeito teatral;  As suas figuras são estátuas animadas tratadas com.
Vanguardas Europeias Século XX.
A época dos Grandes Mestres
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
Transcrição da apresentação:

NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO

“ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pelo bem comum.” Pensamento proclamado pelos iluministas ( Voltaire, Rosseau Hume)

A partir de 1780 e final do séc. XVIII Mudanças recorrentes da Revolução Francesa e Revolução Industrial. Surgiu como uma reação ao exagero do Barroco Diferente do pensamento predominantemente emocional, o Neoclassicismo prega a lógica e a razão Refletindo as mudanças da época a arte se tornou mais complexa e politicamente mais correta.

CARACTERÍSTICAS Os artistas neoclássicos se submetiam às regras da academia por isso o nome Academicismo. O ideal do Clássico era a arte grega e romana Na pintura detalhada vê-se a preocupação com a idealização do corpo Na escultura, busca da harmonia das proporções , a regularidade das formas e a serenidade da expressão – retrata personagens contemporâneos como divindades mitológicas

Jaques Louis David A Morte de Marat

O Juramento dos Horácios

Napoleão subindo os Alpes

INGRES A Odalisca

A Apoteose de Homero

Retrato de Madame Montessier

A Fonte

Arquitetura Portão de Brandemburgo

Banco da Inglaterra

Monticello

Antonio Canova Paulina Borghese como Vênus

Perseu com a Cabeça de Medusa

Houve artistas que reagiram ao Neoclassicismo: Valorizaram a cor Valorizaram o contraste claro-escuro

GOYA Retrato da Família de Carlos IV

Retratos da Guerra

La Maja Desnuda La Maja Trajada

O Fuzilamento de 3 de Maio de 1808

ROMANTISMO 1800-1850 Idade da Sensibilidade

Gericault A Balsa da Medusa

Delacroix

Ingres- A grande Odalisca Delacroix - Odalisca

A Liberdade Conduzindo o Povo

Constable A Carroça de Feno

Campina defronte à Catedral de Salisbury

Turner Chuva, Vapor e Velocidade

Incêndio na Casa dos Lordes e dos Comuns

Características “O sentimento é tudo” – Goethe “ O artista deve pintar não só o que vê à sua frente, mas também o que vê dentro de si”- Frienderich Emoção e intuição em lugar do racionalismo A pintura de paisagem teve seu status elevado