NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO
“ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pelo bem comum.” Pensamento proclamado pelos iluministas ( Voltaire, Rosseau Hume)
A partir de 1780 e final do séc. XVIII Mudanças recorrentes da Revolução Francesa e Revolução Industrial. Surgiu como uma reação ao exagero do Barroco Diferente do pensamento predominantemente emocional, o Neoclassicismo prega a lógica e a razão Refletindo as mudanças da época a arte se tornou mais complexa e politicamente mais correta.
CARACTERÍSTICAS Os artistas neoclássicos se submetiam às regras da academia por isso o nome Academicismo. O ideal do Clássico era a arte grega e romana Na pintura detalhada vê-se a preocupação com a idealização do corpo Na escultura, busca da harmonia das proporções , a regularidade das formas e a serenidade da expressão – retrata personagens contemporâneos como divindades mitológicas
Jaques Louis David A Morte de Marat
O Juramento dos Horácios
Napoleão subindo os Alpes
INGRES A Odalisca
A Apoteose de Homero
Retrato de Madame Montessier
A Fonte
Arquitetura Portão de Brandemburgo
Banco da Inglaterra
Monticello
Antonio Canova Paulina Borghese como Vênus
Perseu com a Cabeça de Medusa
Houve artistas que reagiram ao Neoclassicismo: Valorizaram a cor Valorizaram o contraste claro-escuro
GOYA Retrato da Família de Carlos IV
Retratos da Guerra
La Maja Desnuda La Maja Trajada
O Fuzilamento de 3 de Maio de 1808
ROMANTISMO 1800-1850 Idade da Sensibilidade
Gericault A Balsa da Medusa
Delacroix
Ingres- A grande Odalisca Delacroix - Odalisca
A Liberdade Conduzindo o Povo
Constable A Carroça de Feno
Campina defronte à Catedral de Salisbury
Turner Chuva, Vapor e Velocidade
Incêndio na Casa dos Lordes e dos Comuns
Características “O sentimento é tudo” – Goethe “ O artista deve pintar não só o que vê à sua frente, mas também o que vê dentro de si”- Frienderich Emoção e intuição em lugar do racionalismo A pintura de paisagem teve seu status elevado