Stoa suas idéias em rede

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP
Advertisements

Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP
CEPA – IFUSP Coordenador: Prof. Dr. Gil da Costa Marques Prof. Dr. Marcelo Tassara Prof. Dr. Ewout ter Haar Dr. Marcelo Alves Dr. Ivan Pagnossin Maurício.
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.
Marketing Digital. Comunicação no Terceiro Setor Qual a importância? É possível? Quem pode fazer? Quais os benefícios da comunicação? Como pode ser feito?
Espaço Colaborativo do Conselho Editorial do Ministério da Saúde - Coned.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Projeto Wikipédia na Universidade Física III – C Cursos de Engenhariga Prof. Rafael Peretti Pezzi Instituto de Física UFRGS 23 de Maio de 2013.
Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes.
tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso.
Resumo Objetivo e justificativa original plataforma de publicação aberta, inspirada na Web mercado de ideias e revisão por pares filtros e moderação a.
Mídia Social Parte 1: Digitalização e Abundância de Informação.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
O Moodle do Stoa: a Web moderna na USP Ewout ter Haar CEPA – FEP – Instituto de Física – USP
Serviço de Protocolação Digital de Documentos Eletrônicos Acadêmico: Recígio Poffo Orientador: Paulo Fernando da Silva.
Polliana Érika Araújo de MORAIS Juciano de Sousa LACERDA Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal/RN AS REDES SOCIAIS E SUA APROPRIAÇÃO PARA COMUNICAÇÃO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI Curso: ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA Disciplina: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA.
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
OS plágios e as coincidências na propaganda.
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
Tutorial: Como acessar o Portal
Um serviço inovador ao seu dispor Daniel Gomes
Angelita Marçal Flores
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas
PROFISSÕES CONTEMPORÂNEAS DA ARTE
Browser Um browser (web browser), ou navegador, é um programa de computador que permite aceder a documentos virtuais da Internet, também conhecidos como.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Aula 05 Pilha TCP/IP.
Espaços da Web 2.0.
Docência do Ensino Superior
Metodologia do Trabalho Científico
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade
NOVAS TECNOLOGIAS 4.4 COMUNICAÇÃO.
Fichamento acadêmico:
Tecnologias de Informação e Comunicação
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Software Seguro Aula 2.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Endereçamento IP.
Segundo a Wikipédia, o Youtube “é um site na Internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado.
Tecnologias e Linguagens
Parte III – Planejando o Projeto
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Uso das Ferramentas Tecnológicas
Virando YouTuber Andrey Cardozo.
Capacitação para professores
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Cronograma.
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Leia tudo a respeito Microsoft Notícias do SharePoint
Elektra: Um chatterbot para uso em ambiente educacional
Aula 3.2.
Saiba tudo sobre as Notícias do Microsoft SharePoint
Grandes Desafios da Informática
DESIGN THINKING.
COMO ELABORAR UM PROJETO DE MONOGRAFIA
Writer Editor de texto do BrOffice.org
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Web 2.0 em Educação Anna Cecília, Rosa Brígida
Estágio supervisionado na CECAE
Auto Arquivo.
Como criar um documento colaborativo no Google Documentos.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Transcrição da apresentação:

Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP ewout@usp.br

Parte 1: Digitalização e Abundância de Informação Resumo Digitalização muda tudo A Web participativa Abundância de Informação Google salva, mas somente temporariamente O Futuro de Gestão de Conhecimento é “A Web Social”

tradição oral → rolo de pergaminho → códice → livro impresso → web

Incunábulo: estamos descobrindo um mundo de novas possibilidades

Orígenes e a invenção da página Quando pode fazer referência a uma página, pode fazer comentários: mais fácil de deixar “livros falaram entre sim” Livros viram ferramentas.

Cervantes e a Invenção da Novela Com a impressão mecânica, abre se espaço no imaginário para obras de fantasia, de leveza, de valor não necessariamente eterna, enfim, para arte em vez de a palavra de deus.

Mídia digital muda tudo O custo marginal de cópias é zero → repensar re-distribuição e modelos de negócio baseado em direitos autorais. "Acesso Aberto" e "Educação Aberta" (OER) Mídia digital não ocupa espaço → repensar como classificar e organizar informação. Taxonomias → Folksonomies. Veja também: Jorge Luis Borges.

Mídia digital muda tudo Ferramentas de criação muito mais acessíveis. Quando sabe como fazer, a sua relação com o material muda. Desintermediação → pensar de forma crítica. Abundância de informação → repensar o que ensinar (conteúdo → processo, informação → compreensão), repensar como filtrar e avaliar. Uso de mídia social para filtrar. O seu tempo e a sua atenção agora são os recursos escassos.

A Web Moderna

A Web Moderna

A Web Moderna

Abundância de Informação 2007: 3 1020 bytes = 300 bilhão de GB = 45 GB / pessoa (http://tr.im/ytl) Pergunta: quantas fotos subido para flickr.com por dia? Quantos horas de vídeo no youtube? Compare número de horas de televisão Flickr: 60/s = 5 milhão / dia Youtube: 60.000 / dia = 10.000 horas / dia Televisão = 1 milhão de horas durante 30 anos = 100 dias de youtube!

A situação está ficando desesperadora

A situação está ficando desesperadora

Google vs Altavista: análise de rede vs conteúdo Google usa a Web como plataforma para ranquear documentos em ordem de relevância

Amazon vs Redes Sociais Da mesma maneira: recomendações baseado em conteúdo → recomendações via rede de contatos

Recomendações via Rede de Contatos

Mídia Social Além da mídia digital: mídia social. Usar a sua rede de contatos para achar informação relevante. Efeitos de rede (quanto mais contatos, mais útil o serviço é). Arquitetura de participação. Formar comunidades de prática.

Filtros Sociais Prestar atenção em que os seus contatos fazem Notem a tendência de “seguir” os seus contatos em vez de ter contatos necessariamente bi-direcionais. Isto não que nem orkut ou facebook

Parte 2: A Web como plataforma Como aplicar as lições da Web? Como apropriar para os nossos fins? Focar em infra-estrutura, escalabilidade, aplicando as lições da Web. Usar tecnologia e plataformas abertas, neutras que comportam formação de grupos Usar tecnologia Web, des- intermediação da publicação; se não está na Web não existe Usar efeitos de rede

O que todo educador deve saber Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para o ensino.

O que todo Gestor de Informação deve saber Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para gestão de conhecimento.

Efeitos de Rede ou (para economistas) Network externalities: como varia o "valor" da rede com N? Assumir que o valor da rede está no número de conexões C. 1. Um - Muitos, centralização, hierarquias: C ~ N 2. Muitos – Muitos C = N(N-1)/2 ~ N2 (Metcalfe). (Exemplo: email) 3. Muitos - Muitos + formação de grupos, C = 2N (Reed). Exemplo: Email + "Reply-all" Valor de redes grandes e interoperabilidade

Tecnologias de Rede e Mídia Disseminação, formação de grupos e consumidores e comunicação entre pares. As tecnologias antigas só fazem uma coisa. As redes modernas conseguem combinar disseminação de informação, comunicação entre pares e criar ambientes colaborativas

A internet Anos 70: Dar nomes a servidores "Comutação de pacotes": identificar servidores com IP (143.107.250.69 = stoa.usp.br) e definir um protocolo abstraindo o caminho entre dois servidores. Arquitetura distribuída, robusta, plataforma neutra e aberta → email, IM, VOIP, HTTP, Bittorrent, etc. etc.

A Web Anos 90: Dar nomes a documentos Identificar documentos com URL (http://stoa.usp.br/ewout/weblog/) e definir um protocolo de conexão Arquitetura distribuída, plataforma neutra e aberta Resultado: a Web. Acesso à informação sem precedentes. Compartilhamento, Comunicação, Colaboração.

A lição Dar nomes a entidades importantes e fazer dutos de comunicação "burros" entre elas. Depois: não controlar mais como serão usados estes dutos. Deixar inovação acontecer (na beirada da rede). ( arquitetura “end to end” ou ponta a ponta ) Fazer contraste com os acontecimentos recentes no OCLC, que quer monopolizar a distribuição de metadados. Redes centralizados tem este perigo...

A web Social Identificar pessoas (com URLs) e fazer ligações entre elas. Perfil online, identidade digital. Por enquanto inovação feito por empresas: Arquitetura centralizada, plataformas fechadas, visando lucro. Facebook, Orkut, Myspace etc. Precisamos decentralizar, “federar”, usar padrões abertos

A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web na Educação?

A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web para Gestão de Conhecimento?

Parte 3: A Rede Social Acadêmica Stoa Compartilhar produção acadêmica na Web Importância de URLs, gestão pessoal de identidade na Web Intermediação entre internet e serviços de fora e dentro da instituição Desenvolvimento ágil de serviços Web Plataforma

Stoa: Ambiente de aprendizagem Aprendizagem é processo social (além de cognitivo) Espaço informal virtual Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual) Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de sala de aula

Stoa: espaço de arquivos O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.

Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço

Stoa: perfil Dar URLs a pessoas. http://stoa.usp.br/ewout

Stoa: comunidades Formação de grupos em volta de um interesse em comum

Stoa: Wiki E, em breve, Moodle (ambiente de aprendizagem virtual)

Stoa - Cadastros Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: 3000-5000 visitantes / dia

Stoa - Posts Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: 3000-5000 visitantes / dia

Stoa - Atividade Após 1,5 ano em fase de testes e desenvolvimento, temos 5000 usuários, 60% tem ícone, 35% preencheu perfil. 3000 posts, 5500 comentários Acessos: 3000-5000 visitantes / dia

Stoa - Usuários

Stoa - Usuários Distribuições largas e desiquais; não existem ”usuários típicos”

Stoa - Usuários Distribuições largas e desiquais; não existem ”usuários típicos”

Stoa – Plataforma Plataforma de pesquisa (Alexandre Hannud Abdo)

Stoa – Plataforma Não precisa pedir permissão para acrescentar funcionalidade: Não conhecíamos a pessoa que fez este tema para o seu perfil

Onde um sistema institucional deve se posicionar? Stoa: moderação? Como evitar “conferir valor ao que não o tem” e “mau uso da reputação da USP” Grau de moderação: o que é tolerável no espectro de pornografia de criança (intolerável para todos) até a segunda Lei da termodinâmica (aceitável para todos)? Tipo de moderação: central (administradores do Stoa) ou distribuida (sistema de votação tipo Digg/Reddit) Onde um sistema institucional deve se posicionar?

comunidade vs plataforma centralizado vs distribuido A Web. Moderação feito somente pela polícia, interpol, etc Wordpress.com, blogspot.com etc., plataformas de blogs. Knol: “wikipedia” do google, mas sem comunidade, com comentários. "hate speech', etc. Proibido Arxiv. Repositório de artigos científicos. Moderaçao “na entrada” por exigir uma afiliação acadêmica. Wikipedia. moderação forte, distribuida (pela comunidade) Jornais, Revistas, Encyclopedia Britannica: moderação forte centralizado plataforma Onde um sistema institucional deve se posicionar? comunidade

Algo está errado na Internet

Stoa suas idéias em rede Para mais informações: http://stoa.usp.br/ CEPA – Instituto de Física – USP Contato ewout@usp.br e suporte@stoa.usp.br Desenvolvimento e Suporte: Renato Mendes Coutinho Everton Zanella Alvarenga Ewout ter Haar (Coord.) Luiz Fernando da Silva Armesto Edgar Zanella Alvarenga Fernando Henrique

Atribuição Web 2.0: http://www.youtube.com/watch?v=NJsacDCsiPg (http://futuro.usp.br/) Don Quixote: http://flickr.com/photos/mkuhn/92253895 Gimme that Camara: http://flickr.com/photos/robotography/2109413465/ Book Stack: http://flickr.com/photos/stacyanderson/389859040/ PageRank: http://en.wikipedia.org/wiki/PageRank Escrivão: http://flickr.com/photos/wallyg/2616652273/ Trampolina: http://flickr.com/photos/laurenmanning/1850210315/ Telefone: http://flickr.com/photos/mjm/109012753/ Televisão: http://flickr.com/photos/thomashobbs/96375756/ Cinema: http://flickr.com/photos/biblarte/2687945299/ Brincando: http://flickr.com/photos/soylentgreen23/ Internet Errado: http://xkcd.com/386/ Internet cachorro: Peter Steiner e http://www.unc.edu/depts/jomc/academics/dri/idog.html