PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO DE OSASCO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
III Oficina Profaps Belém. Profaps Recurso pequeno, em torno de R$ ,00. Havia necessidade da complementação do Auxiliar para Técnico em.
FÓRUM PERMANENTE DE SAÚDE PEDREIRA POR UMA VIDA SAUDÁVEL PROMOÇÃO DA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SOCIAL SETEMBRO/2007.
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Núcleo Municipal de Mobilização Social:
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
Rede de Cuidados na Saúde Mental Relato de Experiência
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Ações de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses
Saúde Bucal no Município de Jandaia do Sul - PR
Saúde In Foco. MISSÃO Formar agentes de transformação que se coloquem à disposição da comunidade interagindo, trabalhando com ela, mostrando-lhe dados.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
ÁLBUM SERIADO: RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DO ENSINAR/APRENDER
Diagnóstico 2012 Situação presente e como poderia/deveria estar.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PINHAIS-PR
PROGRAMA DE CONTROLE DE TUBERCULOSE
Como funcionam as unidades de saúde da familia
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
DENGUE ABRIL 2008.
Programa de Controle da Dengue
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
CONTROLE DA FAMILIA E DO PACIENTE Enfº Warley A. Braga SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS PREFEITURA MUNICIPAL DE PARACATU.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DO CAMPO DOCENTE: LUDIMILA HOLANDA EQUIPE: ACRYA SOUZA CESIANE.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil GUIA DE ARGUMENTOS DE VENDAS Atenção à Saúde do Idoso.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
Programa Estadual de Controle da Tuberculose
MARIA AUXILIADORA ZANIN
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE (Sec. Valéria Severo) SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL (Sec. Judith Vargas) SECRETARIA DE MUNICIPIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
Apresentação Diagnóstico Social
DRIBLANDO A TUBERCULOSE
Projeto “Driblando a Tuberculose”
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Reunião de Avaliação Recomendações Programa Estadual de Controle da Tuberculose Regionais de Saúde Municípios prioritários Curitiba, 29 de maio de 2014.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Ana Flavia Ribeiro Enfermeira Curitiba, 12 de Dezembro de 2011
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
Vigilância Epidemiológica
Situação da DENGUE no Estado de Minas Gerais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
VIAGEM TURISTICA PARA FOZ DO IGUAÇU 14- a 16 –
Projeto “Driblando a Tuberculose”. Em 1993 OMS declarou Tuberculose Emergência Mundial.
Vigilância Epidemiológica
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PÚBLICA DEP/SIEC Rua Dr. Meireles, s/n- Bairro: Monte Castelo,
DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO: PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL. Foz do Iguaçu – PR, 15 de Abril de 2015.
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SÁUDE
Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - SMADS PESQUISA CENSITÁRIA DA POPULAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FOZ DO IGUAÇU SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA À SAÚDE DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

PROGRAMA DE CONTROLE A TUBERCULOSE IVETE DA SILVA – COORDENADORA REGIONAL EDUARDO PUTTON – COORDENADOR MUNICIPAL CACIQUE RESERVA OCOÍ – SÃO MIGUEL DO IGUAÇU Maria Luzia Topanotti – Médica Ana Flávia – Enfermeira

Guido Aloísio – Técnico de Enfermagem Diego Gamper – Enfermeiro Eduardo Putton – Enfermeiro / Coordenador

CARACTERÍSTICAS SÓCIO-DEMOGRÁFICAS População: habitantes Cidade Cosmopolita 72 Etnias: Colônias Árabes, Japonesa, Chinesa, Coreana, Indiana e outras.

Foz do Iguaçu Paraguai Argentina PARAGUAI CIDADE DE LESTE BRASIL FOZ DO IGUAÇU ARGENTINA PORTO IGUAÇU

UM DOS PRINCIPAIS EIXOS TURÍSTICOS DO BRASIL 4º Parque Hoteleiro do Brasil Cataratas do Iguaçu Hidroelétrica de Itaipu Binacional Compras no Brasil, Paraguai e ArgentinaTurismo Ecológico

NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO Áreas de invasão Bolsões de pobreza Trabalhadores do comércio informal População Flutuante Brasiguaios Desigualdades sociais

O Programa em Foz Até 2010 o Programa de Tuberculose em Foz estava centralizado, no CEM (Centro de Especialidades Médicas). Após matéria veiculada no Jornal Bom Dia Brasil, o centro de referencia mudou-se para o PoliAmbulatório Padre Monti. Iniciando neste momento as primeiras capacitações para DEScentralização para as Unidades de Saúde. Em 2011 na 9ª. Regional de Saúde assume a Téc de Enfermagem Ivete da Silva, no âmbito municipal o médico Ricardo Zaslavski, e a Enf. Ana Flávia entram no programa e efetivam a tão esperada DESCENTRALIZAÇÃO. Em Abril de 2012 é convidado para a equipe Eduardo Putton, que logo em Agosto de 2012 assume a Coordenação do Programa, após a saída de Ricardo e chegada da médica Maria Luzia Topanotti Em Julho de 2012, o Enf. Diego Gamper faz parte da equipe.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2012 CAPACITAÇÕES

Secretaria Municipal de Saúde Após algumas reuniões com Prof. Reinaldo A. da Silva Sobrinho, Doutor em Enfermagem na Unioeste, o Coordenador do Programa Eduardo Putton traçou juntamente com a equipe uma série de Palestras para Sensibilizar todos os Agentes de Saúde e de Endemias sobre a importância de identificação de casos suspeitos na comunidade.

Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu Realizada palestra para aproximadamente 60 colaboradores do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

PAZ SEM VOZ É MEDO - RPCTV Realizado no município atividades junto com a RPCTV GLOBO, montado um estande com Palestras, distribuição de material informativo, e coleta de escarro nos casos suspeitos de Tuberculose

COLEGIO ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA Palestras com alunos, professores sobre a doença, sinais e sintomas, importância de acompanhamento médico (Unidade Saúde), do uso da medicação corretamente.

CAPACITAÇÃO PROVA TUBERCULINICA Em parceria com a 9ª. Regional de Saúde, foram desenvolvidas capacitações de enfermeiros para aplicação de PT.

INDUSTRIAS

ERGASTULOS

MATRICIAMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE A Equipe comparece as US pelo menos uma vez ao mês para realizar acompanhamento de casos, bem como orientações diversas.

APLICAÇÃO/LEITURA DE PROVA TUBERCULINICA Devido a não termos ainda 1 profissional capacitado para aplicação/leitura de PT por unidade, nossa equipe fornece apoio para realização e leitura da PT.

PARTICIPAÇÕES FORA DE FOZ Nossa equipe tem participado ativamente em apoio a demais municípios, orientando, proferindo palestras, dividindo experiências. Também desenvolvendo atividades em conjunto com Paraguay e Argentina.

GRUPO de TRABALHO ITAIPU Participação mensal ao GT ITAIPU, onde são debatidos diversos assuntos de importância da tríplice fronteira.

SUS ITINERANTE Diversas atividades e serviços de saúde em bairros no município, onde foi montado um estande com Palestras, distribuição de material informativo, e coleta de escarro nos casos suspeitos de Tuberculose.

VISITAS DOMICILIARES Diversas visitas domiciliares para acompanhamento de casos, comunicantes, problemas sociais entre outros.

VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO Procuramos diversos de veículos de comunicação, imprensa escrita, ouvida e televisionada. Para divulgação da seriedade e importancia do tratamento da TB, bem como a necessidade de um diagnostico preciso e rapido

TDO – TRATAMENTO DIRETAMENTE OBSERVADO Realização em situações especiais, moradores de rua, zona rural etc... Além dos TDOs, que são realizados diuturnamente nas U.S. bem como em parceiros.

MUSICA DOS ACS - TUBERCULOSE

Residência RIVAILDO

DUVIDAS

NÃO IMPORTA O TAMANHO DA MONTANHA, ELA NÃO PODE COBRIR O SOL

AVENTURE-SE NAS MARAVILHAS DE NOSSA CIDADE!!! Visite FOZ DO IGUAÇU

OBRIGADO!!! PROGRAMA MUNICIPAL DE CONTROLE A TUBERCULOSE FOZ PROGRAMA REGIONAL DE CONTROLE A TUBERCULOSE EM FOZ