DESMATAMENTO NA RESERVA EXTRATIVISTA DO RIO OURO PRETO- RO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÍVEIS DE COMPETÊNCIA DAS AÇÕES DE VIGILANCIA SANITÁRIA
Advertisements

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Modelo Assistencial Brasileiro
MARCOS EUGÊNIO PIRES DE AZEVEDO LOPES TERESA S. AQUIJE CHACALTANA
IV UFRJ AMBIENTÁVEL - Rio de Janeiro 21 a 23 de Outubro de 2008 ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS – PRINCIPAIS VETORES DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA,
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Fundamentos de Geoprocessamento
Projeto de Inclusão produtiva e social
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
Características das Imagens de Sensoriamento Remoto.
Características das Imagens de Sensoriamento Remoto.
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
O Mundo Urbano Brasileiro
Juliana de Almeida (OPAN) São Paulo/SP 02 de agosto de 2011
1° LUSAMBE – 20 A 22 DE SETEMBRO DE 2009 – ESTORIL - PORTUGAL
Rondônia.
Termo de Referência para contratação de diagnóstico ambiental para subsidiar a elaboração dos Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais do.
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
(ANALÓGICO).
Painel: Aspectos destacados
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÕNIA – UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO – MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO (PPGMAD) A sustentabilidade.
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
Rondônia: Produção e Transformação do espaço
PRP 7 ano geografia José Victor.
Respostas das comunidades indígenas a impactos socioambientais na Terra Indígena Xerente, Tocantins, Brasil Srewe Xerente / AIX.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA
O Manejo Florestal por Pequenos Produtores no Estado do Amazonas : o exemplo da RDS Mamirauá Oficina “Análise da Legislação para o Manejo Florestal por.
Política Nacional de Habitação
Mosaicos de Áreas Protegidas no Amazonas
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
1 1.
TURISMO: PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE OS POVOS
Governança Metropolitana no Canadá Peter Boothroyd, Prof. Emeritus, UBC 15 de Abril 2008.
Amazônia Meridional Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil
Florestas Públicas e Mosaicos
Conservação e Preservação
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Equipe IGUAPE – CESET/FEAGRI Professores: Professores: Prof a Dr a Carmenlucia Santos Prof Dr. André Franceschi de Angelis Estudantes: Estudantes:Leonardo.
Política Nacional do Meio Ambiente
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA- UNIR
Unidades de Conservação de Santa Catarina
Apresentação Diagnóstico Social
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO DE FLORESTAS DO AMAPÁ
“Desenvolvimento Econômico & Governança Fundiária”
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
Diretora Presidente da CAERD CORPOS HÍDRICOS DE RONDÔNIA
Mônica Suani Barbosa da Costa
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
EMATER – RO REACAF. AÇÕES REALIZADAS Reuniões para nivelamento de informações sobre a MP 455, Lei /2008 e Resolução 038/2008 que trata da aquisição.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.
Transcrição da apresentação:

DESMATAMENTO NA RESERVA EXTRATIVISTA DO RIO OURO PRETO- RO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA- UNIR GRUPO DE PESQUISA ENERGIA RENOVAVEL SUSTENTÁVEL-GPERS DESMATAMENTO NA RESERVA EXTRATIVISTA DO RIO OURO PRETO- RO Prof. Dr. Artur de Souza Moret MESTRANDA Fabiana B. N. dos Santos Novembro, 2008

Reservas Extrativistas Definição: São áreas propícias às atividades visando o Desenvolvimento Sustentável, que contemple o uso de recursos locais, capacitação para agregação de valor, com gestão local e participativa e, sobretudo não tenha impactos negativos ao meio Ambiente. Objetivo: proteger os meios de vida e da cultura dessas populações e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais Justificativas: os conflitos fundiários e a pressão pelo desmatamento em áreas ocupadas pelas comunidades. Gestão: são áreas controladas pelo Estado em contratos de concessões. Existem atualmente na Amazônia cinqüenta e nove (59) RESEX, cobrindo uma área aproximada de 19 milhões de hectares.

Localização da área Criada pelo Decreto N° 99.166 de 1990 área 201.334 há Localiza-se no extremo oeste do estado de Rondônia, próxima à fronteira com a Bolívia, nos territórios municipais de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, entre a Área Indígena Uru-Eu-Wau-Wau e o P.E Guajará Mirim.. A área é drenada pela bacia do Rio Ouro Preto, que nasce na Serra Pacaás Novos

OBJETIVO AVALIAR E ANALISAR AS CAUSAS DE DESMATAMENTO NA RESEX RIO OURO PRETO, GUAJARÁ-MIRIN- RONDÔNIA.

Fontes de informação Dados são secundários; Fontes de informação Relatórios de Projeto, Monografias, Proposta de Plano de desenvolvimento da Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto, imagens do satélite LandSat-5 de desmatamento no período de criação ate o ano de 2008 e dados do Projeto RADAMBRASIL .

RESULTADOS O desmatamento entre 1990 e 2008: 3,71% correspondendo a 7468 há 1990 -1965 ha, 1996 -7113 e 2008 -7468. O incremento do desmatamento foi de 5147 ha de 1990-96 e de 3555 entre 1996-08 A média desmatada entre 1990-96 foi de 858 ha e 178 entre 1996-08.

RESULTADOS O desmatamento entre 1990 e 2008: 3,71% correspondendo a 7468 ha. 1990 -1965 ha, 1996 -7113 e 2008 -7468. O incremento do desmatamento foi de 5147 ha de 1990-96 e de 3555 entre 1996-08 a média desmatada entre 1990-96 foi de 858 ha e 178 entre 1996-08.

Pressão pelo desmatamento A pressão pelo desmatamento é de fora para dentro da reserva No entorno da reserva a área de desmatamento é crescente Fonte: Interpretação e Análise de Imagens do Satélite LandSat-5, órbitas-ponto: 232-67, 232-68, 233-67 e 233-68; Realizado pelo CSR - Centro de Sensoriamento Remoto - IBAMA.

Desmatamento para roçado Cada família tem entre 1 e 3 ha de roçado para agricultura de subsistência e mandioca O roçado é utilizado entre 3 e 5 anos, após a exaustão é feito outro roçado e o anterior fica abandonado Cada família desmata entre 1 e 2 ha por ano.

CONCLUSÕES O RESEX esta sobre forte pressão externa para aumentar o desmatamento. A Taxa de desmatamento vem diminuindo. Não há atividade comercial de madeireira dentro da RESEX. A maior parte dos moradores tem entre 1 e 2 ha desmatados por ano. As atividades desenvolvidas e o modo de produção local ainda são extrativista O Estado (Município,Estado e Federação) tem baixa presença dentro da área sem atendimento adequado de saúde, educação, infra-estrutura básica A fiscalização do poder público é ineficiente e os moradores da RESEX são os fiscais de fato.

THANK YOU!!!!!!!!!!!!!!!