Escritório Regional da OIT para América Latina e o Caribe TRABALHO DECENTE E JUVENTUDE AMÉRICA LATINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização Pan-Americana da Saúde.... Melhoria da Saúde nas Américas Até onde chegamos e que mais precisamos fazer? Mirta Roses Periago Diretora Melhoria.
Advertisements

Gabrielle Selani Cicarelli
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
Gênero e Normas da OIT As duas fases no tratamento de Gênero pela OIT:
O tema da proteção social na Agenda do Trabalho Decente Laís Abramo Diretora OIT, Escritório do Brasil Brasília, 31 de maio 2006.
Saúde e Segurança no Trabalho
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
CRIAÇÃO E EVOLUÇÃO DA REAF- MERCOSUL.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Quem é o jovem brasileiro?
O INÍCIO DO TRABALHO EM ESF
“La discriminación por etnia o raza”
SEMINÁRIO SINDICAL SOBRE O PLANO NACIONAL DE TRABALHO DECENTE - PNTD
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
PLENÁRIA FINAL.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
TRABALHO DECENTE PARA A JUVENTUDE
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
TRABALHO DO MENOR.
Brasília, 27/06/2012 Trabalho Decente Adolescentes e Jovens.
Política Geral de Emprego (no âmbito da Agenda Nacional de Trabalho Decente): Proposta para discussão de necessidades, opções e prioridades Armand F. Pereira.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Maternidade na adolescência
“Podem as empresas sustentáveis
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Escritório Internacional do Trabalho Departamento de Empresas Multinacionais DECLARAÇÃO TRIPARTITE DE PRINCÍPIOS RELATIVOS ÀS EMPRESAS MULTINACIONAIS E.
1 Quinta Cúpula das Américas: Antecedentes, Declaração de Compromisso e agenda Intervenção do Diretor Geral de Política Exterior (S), Emb. Carlos Appelgren,
A Politica de Assistência Social
EFICÁCIA DE PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE REALIZADO EM CONDIÇÕES MACROESTRUTURAIS ADVERSAS UIPES / ORLA / Sub-Região Brasil 1ª Vara da Infância e.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
POLÍTICA SOCIAL IV UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS TRABALHO E RENDA Aluno: Cléber Tadeu Moraes Castro Profª: Cristine Jaques Ribeiro POLÍTICAS PÚBLICAS.
Medidas Ativas de Emprego
Lucro e Pobreza A Economia do Trabalho Forçado OIT, 2014 © OIT Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho (FPRW) Programa de Ação Especial de Combate.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Trabalho Digno: Um objetivo comum para Jovens e Sindicatos na África DIA Insa (Ben Said) Equipe de Trabalho Digno Pretória Especialista em Educação de.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
SECRETARIAFORMAÇÃOSINDICALSECRETARIAFORMAÇÃOSINDICAL FORMACIÓN FACILITADORES - TUTORES EN TRABAJO DECENTE AL CUBO Buenos Aires 25/06 al 06/07/2012 O CURSO.
Trabalho Decente na América Latina. A REDE A Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Empresas Multinacionais (RedLat) é uma iniciativa criada em outubro.
Transcrição da apresentação:

Escritório Regional da OIT para América Latina e o Caribe TRABALHO DECENTE E JUVENTUDE AMÉRICA LATINA

Na sua opinião, qual é o principal temor dos jovens hoje em dia? RESPOSTAS Total % SEXONÍVEL SOCIOECONÔMICO MasculinoFemininoA/BCD/E A falta de trabalho A AIDS A violência Uma gravidez não desejada A violência sexual O câncer Não precisa TOTAL100 Base de entrevista ponderada

Qual você acha que é a principal dificuldade que o jovem tem para se incorporar à vida adulta? RESPOSTAS Total % GRUPO DE IDADE NÍVEL SOCIOECONÔMICO 18 a a a maisA/BCD/E Baixo nível educativo Falta de oportunidades de trabalho Instabilidade no trabalho Dificuldade para se independizar de sua família Baixas remunerações Qualificação técnica insuficiente Não precisa Total %100 Base de entrevistas ponderada

RESPOSTAS Total % SEXONIVEL SOCIOECONÔMICO MasculinoFemininoA/BCD/E Programa de emprego juvenil Programa de prevenção de gangues e violência juvenil Programa de educação em saúde sexual e reprodutiva Programa de controle e reabilitação do uso de drogas Programa para incentivar as qualidades artísticas e esportivas dos jovens Programa para incentivar a participação política dos jovens Não precisa Base de entrevistas ponderada A quais dos seguintes programas o Governo deveria dar prioridade para melhorar a situação dos jovens? (Resposta múltipla)

Da seguinte lista, qual você acha que é a melhor definição de Triunfar na vida?

Jovens na América Latina e o Caribe

ÍNDICE INTRODUÇÃO 1. Magnitude e natureza do desafío 1.1. Jovens que trabalham: onde e em que condições? 1.2. Jovens que não estudam nem trabalham 2. Trajetórias de trabalho decente 2.1. Os desafios 3. As propostas: institucionalidade adequada 3.1. Uma melhor articulação do mundo produtivo 3.2. Um marco regulatório adequado: combinando proteção e promoção 3.3. Mais e melhor proteção social 3.4. Educação e formação para o trabalho 3.5. Formação e desenvolvimento empresarial 3.6. Promovendo a inclusão 3.7. Um marco institucional efetivo 3.8. A contribuição das organizações de trabalhadores e empregadores A TÍTULO DE CONCLUSÃO

9 TRABALHO DECENTE? Aquela ocupação produtiva que é remunerada de forma justa e exercida em condições de liberdade, equidade, segurança e respeito à dignidade humana (1999). Tentativa por capturar em uma unidade, com senso e coerência, a convergência das diferentes dimensões que conformam um bom trabalho: geração de trabalho de qualidade (demanda das pessoas, mandato político) que respeite os direitos trabalhistas fundamentais (mandato histórico da OIT), com níveis adequados de proteção social (mandato ético) e direito à representação e participação no diálogo social (mandato democrático). Não é um destino, mas uma jornada.

10 TRABALHO DECENTE: Pronunciamentos de Chefes de Estado e de Governo Latino-Americanos 2003 Consenso de Mar del Plata. Argentina e Brasil. XIII Reunião de Cúpula Ibero-americana Ata de Copacabana. Argentina e Brasil. Declaração de Nuevo León. Reunião de Cúpula Extraordinária das Américas. Declaração de Guadalajara. IV Reunião de Cúpula União Européia/América Latina e o Caribe. XIV Reunião de Cúpula Ibero-Americana. San José. III Reunião de Cúpula Sul-Americana. Cuzco Reunião de Cúpula Mundial. Nova York. XV Reunião de Cúpula Ibero-Americana. Salamanca. IV Reunião de Cúpula das Américas 2006 IV Reunião de Cúpula. União Européia / América Latina e o Caribe

11 Década de promoção do trabalho decente nas Américas Declaração e Plano de Ação de Mar del Plata inspiram a Memória do DG à XV Reunião Tripartite Regional Americana: Trabalho decente nas Américas: A Agenda Hemisférica,

12 Década de promoção do trabalho decente nas Américas Áreas de intervenção: 1. Normas internacionais do trabalho. 2. Igualdade de gênero. 3. Emprego para a juventude Objetivo: Promover uma maior formação e melhor inserção da juventude no mercado de trabalho. Meta: Reduzir à metade, em um prazo de dez (10) anos, a proporção de jovens maiores de 15 anos que não estudam nem trabalham. 4. Pequenas e micro empresas 5. Economia informal 6. Setor rural e desenvolvimento local 7. Formação profissional 8. Serviços de emprego 9. Salários e remunerações 10. Seguridade e saúde no trabalho 11. Trabalhadores migrantes

+ Comemprego e estudos + Proteção social + Integrados / Não pobres + Têm família e amigos Edução básica/Referentes sociais e familiares positivos / Suporte familiar Transição à educação pós secundária/Formação profissional/ Redes Sociais Transição efetiva ao Trabalho/ Aspiração e expectativa/ Decisões de família - Desempregado ou subempregado - Sem estudos ou incompletos - Família pobre e em risco Deserção escolar / Referentes em crise / Trabalho Infantil / Abandono educativo / Formação profissional deficiente / Gravidez precoce / Inserção no trabalho precária / Redes sociais precárias / Delinq ü ência / Discriminação por gênero ou raça POLITICAS * Um melhor vínculo com o mundo produtivo. *Um marco regulatório adequado. *Uma melhor e maior proteção social. *Uma maior promoção de igualdade de oportunidades. *Educação e formação para o trabalho. *Formação e desenvolvimento empresarial. *Inclusão social. *Um marco institucional efectivo.