Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado de trabalho e desafios na era da comunicação 2.0 Estácio de Sá – Campus Rebouças
Assessoria de Imprensa no Brasil Breve histórico 1906: Em Nova Iorque, o jornalista Ivy Lee abandona a redação para montar o primeiro escritório de assessoria de imprensa do mundo 1909: No Brasil, o presidente Nilo Peçanha criou a “Secção de Publicações e Bibliotheca do Ministério da Agricultura“ 1914: The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited, atual Eletropaulo, criou o departamento de relações públicas, dirigido por Eduardo Pinheiro, considerado patrono da profissão no país 1937: Getúlio Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Em 1943, institui o curso superior de Jornalismo
1969: regulamentação do exercício da profissão de jornalista, através do Decreto-lei nº (torna o diploma obrigatório) Década de 80: Relacionar-se com a imprensa passa ser estratégico para as empresas Enxugamento das redações devido a recessão A mão de obra passa a ser aproveitada pelas empresas: a assessoria de imprensa se estabelece Conhecimento da imprensa, torna-se um diferencial competitivo em relação ao profissional de Relações Públicas Assessoria de Imprensa no Brasil Breve histórico
Relações Públicas e Assessoria de Imprensa O que cada uma faz O profissional de Relações Públicas está voltado, cada vez mais, para o relacionamento com stakeholders e o desenvolvimento de programas de sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social das instituições Já o papel do assessor de imprensa consiste em criar canais de relacionamento com a mídia e nas redes sociais com o objetivo de levar e esclarecer informações sobre o assessorado, seus produtos e serviços São atividades complementares e parceiras
Assessoria de Imprensa Como ela atua(va) Mantendo uma relação saudável entre empresa/instituição e a imprensa Organizando encontros de relacionamento com jornalistas, produtores e formadores de opinião Produzindo conteúdo institucional (releases, notas, avisos de pauta e etc.) Sugerindo pautas a jornalistas e produtores Organizando coletivas de imprensa Rondando pautas relacionadas à atividade do seu assessorado Preparando media trainings
? ? ? Muitas empresas acreditam que precisam ter seu trabalho, produtos ou serviços divulgados em alguns “veículos alvo”. Alvo para quem? Desafios da Assessoria de Imprensa
Estes veículos são “alvo” para todas as empresas e assessorias convencionais Disputa por “espaço na mídia” cada vez maior Jornalistas e produtores recebem centenas de s e contatos de assessorias por dia Publicações segmentadas (Melhor, Você SA e RH, Negócios, HSM e etc.) valorizam mais conteúdos de anunciantes Para ganhar espaço nestes veículos de modo consistente é preciso inovar no conteúdo Desafios da Assessoria de Imprensa
Todos têm voz Consumidor, empresas, empregados, governos, ONGs... Todos estão usando sua voz para opinar e formar opinião. Dezembro de 2006
O caso de blogs, comunidades, grupos… Estão lá por que amam o assunto Não são pagos para isso Não têm a isenção do jornalismo São muito mais próximos do seu objeto de paixão do que a mídia tradicional Não são computadores, são pessoas Como lidar com isso ? Desafios da Assessoria de Imprensa
Foco da assessoria de imprensa é o de produzir conteúdo que ajude a difundir informações sobre a instituição onde ela tem expertise Produção de informação não deve se limitar a “textos para a imprensa” sobre produtos ou serviços, mas deve comunicar as por meio de poadcasts, videocasts, posts para blogs, twitter, facebook, orkut e etc. Definição de estratégias e execução das ações junto com profissionais de redes sociais. Assessoria de Imprensa e Comunicação 2.0
Emergência de outros “veículos alvo” Ascensão das redes sociais abre novos canais de comunicação onde também é necessário a assessoria de imprensa atuar Para isso é preciso que o profissional entenda a importância das redes sociais e promova o relacionamento da empresa na rede A comunicação empresarial deve definir conteúdos estratégicos, que alcancem os públicos de interesse da empresa onde eles estiverem A comunicação integrada torna-se cada vez mais importante Assessoria de Imprensa e Comunicação 2.0
“A maioria das pessoas está ligada a um tempo anterior, mas você deve estar vivo em nosso próprio tempo” – Marshall Mc Luhan
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