Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Blogs como fonte de negócios Gabriel Galvão – Ponto Marketing.
Advertisements

Definição do público-alvo:
HI-FI Nome Fantasia: HI-FI Razão Social: High Fidelity
MICROCAMP. Dados da internet no Brasil Web 1.0, 2.0, e 3.0 O que são redes sociais? Cuidados com as redes Orkut Facebook Twitter LinkedIn Blogs – Blogger.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Comunicação Corporativa Assessoria de Comunicação
O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Assessoria Organizacional e RP
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS 2
COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Apresentação do Projeto
Aula 01 Profissão!.
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Plano de Comunicação e Marketing
Mídia-kit e Proposta Comercial Programa Cases.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Impacto das novas tecnologias
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
A sua porta para o mercado de Comunicação
Marketing A Imagem das Empresas
Apresentação. Apresentação Apresentação Marketing, planejamento, criatividade e monitoramento. Quatro palavras e uma missão: uma Agência de Marketing.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa História
I ENCONTRO AGENTES DE COMUNICAÇÃO INTERNA- ELOS 2011
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Escola Superior de Guerra
Briefing? Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
O Uso Pedagógico do Blog
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
RP, MKT e Publicidade Professora: Giovana Chiquim
PIG LIGHT Algumas sugestões estratégicas para compor um projeto de marketing para a marca Pig Light.
AULA 1 - Comunicação Organizacional
Plano de Comunicação.
A sua porta para o mercado de Comunicação Vagas de empregos na área de Comunicação A sua porta para.
O que é Assessoria de Imprensa
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
_Painel: RELAÇÕES PÚBLICAS
A SOCIEDADE EM REDE CULTURA, ECONOMIA E MERCADO DE TRABALHO
Estratégias de Comunicação
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
PUBLICIDADE.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS
_____________________________________________ RELATÓRIO DE ATIVIDADES E RESULTADOS Agosto/2014.
Abracom.
Origem das assessorias. A chamada comunicação organizacional, empresarial ou institucional tem seus contornos traçados em 1906, quando um jornalista dos.
Empresabilidade Refere-se à capacidade das empresas de desenvolver e usar as competências técnicas e intelectuais de seus colaborados, para favorecer uma.
Plano de Comunicação para Empresa Automobilística
O QUE SUA EMPRESA BUSCA?.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
Comunicação Organizacional Integrada
Gestão da Propaganda Carlos Freire Gestão da Propaganda Carlos Freire Discussão do Texto Liderança.
Técnica de Redação em AI
Números Brasil 9º país em IP único. Acesso limitado de 256kbps Japão com conexão de 100Gbps fonte Akamai.
RELAÇÕES PÚBLICAS Ana Colaço Daiane Navarqui Joyce Agneli Marilene Gomes Neide Souza.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
 A negociação foi concluída por R$ 5,386 bilhões.  Retomar a liderança de mercado.
Planejamento de Comunicação Projeto Valorização do Mercado Imobiliário do Distrito Federal Setembro de 2014.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Relatório Anual de Imprensa e Atividades Janeiro a Novembro / 2014 Ribeirão Preto / SP Dezembro / 2014.
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
ANDRÉ SANTOS & ROGÉRIO SAMPAIO Comunicação Sindical.
ATIVIDADE A Della Nina Assessoria começou o atendimento da Delikad em outubro de A partir desse momento foram desenvolvidas algumas ações, tais.
Transcrição da apresentação:

Luiz Fernando da Silva Mestrando em Comunicação – UERJ Especialista em comunicação interna – Approach - Tools Assessoria de Imprensa História, mercado de trabalho e desafios na era da comunicação 2.0 Estácio de Sá – Campus Rebouças

Assessoria de Imprensa no Brasil Breve histórico 1906: Em Nova Iorque, o jornalista Ivy Lee abandona a redação para montar o primeiro escritório de assessoria de imprensa do mundo 1909: No Brasil, o presidente Nilo Peçanha criou a “Secção de Publicações e Bibliotheca do Ministério da Agricultura“ 1914: The São Paulo Tramway Light and Power Company Limited, atual Eletropaulo, criou o departamento de relações públicas, dirigido por Eduardo Pinheiro, considerado patrono da profissão no país 1937: Getúlio Vargas cria o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Em 1943, institui o curso superior de Jornalismo

1969: regulamentação do exercício da profissão de jornalista, através do Decreto-lei nº (torna o diploma obrigatório) Década de 80: Relacionar-se com a imprensa passa ser estratégico para as empresas Enxugamento das redações devido a recessão A mão de obra passa a ser aproveitada pelas empresas: a assessoria de imprensa se estabelece Conhecimento da imprensa, torna-se um diferencial competitivo em relação ao profissional de Relações Públicas Assessoria de Imprensa no Brasil Breve histórico

Relações Públicas e Assessoria de Imprensa O que cada uma faz O profissional de Relações Públicas está voltado, cada vez mais, para o relacionamento com stakeholders e o desenvolvimento de programas de sustentabilidade, diversidade e responsabilidade social das instituições Já o papel do assessor de imprensa consiste em criar canais de relacionamento com a mídia e nas redes sociais com o objetivo de levar e esclarecer informações sobre o assessorado, seus produtos e serviços São atividades complementares e parceiras

Assessoria de Imprensa Como ela atua(va) Mantendo uma relação saudável entre empresa/instituição e a imprensa Organizando encontros de relacionamento com jornalistas, produtores e formadores de opinião Produzindo conteúdo institucional (releases, notas, avisos de pauta e etc.) Sugerindo pautas a jornalistas e produtores Organizando coletivas de imprensa Rondando pautas relacionadas à atividade do seu assessorado Preparando media trainings

? ? ? Muitas empresas acreditam que precisam ter seu trabalho, produtos ou serviços divulgados em alguns “veículos alvo”. Alvo para quem? Desafios da Assessoria de Imprensa

Estes veículos são “alvo” para todas as empresas e assessorias convencionais Disputa por “espaço na mídia” cada vez maior Jornalistas e produtores recebem centenas de s e contatos de assessorias por dia Publicações segmentadas (Melhor, Você SA e RH, Negócios, HSM e etc.) valorizam mais conteúdos de anunciantes Para ganhar espaço nestes veículos de modo consistente é preciso inovar no conteúdo Desafios da Assessoria de Imprensa

Todos têm voz Consumidor, empresas, empregados, governos, ONGs... Todos estão usando sua voz para opinar e formar opinião. Dezembro de 2006

O caso de blogs, comunidades, grupos… Estão lá por que amam o assunto Não são pagos para isso Não têm a isenção do jornalismo São muito mais próximos do seu objeto de paixão do que a mídia tradicional Não são computadores, são pessoas Como lidar com isso ? Desafios da Assessoria de Imprensa

Foco da assessoria de imprensa é o de produzir conteúdo que ajude a difundir informações sobre a instituição onde ela tem expertise Produção de informação não deve se limitar a “textos para a imprensa” sobre produtos ou serviços, mas deve comunicar as por meio de poadcasts, videocasts, posts para blogs, twitter, facebook, orkut e etc. Definição de estratégias e execução das ações junto com profissionais de redes sociais. Assessoria de Imprensa e Comunicação 2.0

Emergência de outros “veículos alvo” Ascensão das redes sociais abre novos canais de comunicação onde também é necessário a assessoria de imprensa atuar Para isso é preciso que o profissional entenda a importância das redes sociais e promova o relacionamento da empresa na rede A comunicação empresarial deve definir conteúdos estratégicos, que alcancem os públicos de interesse da empresa onde eles estiverem A comunicação integrada torna-se cada vez mais importante Assessoria de Imprensa e Comunicação 2.0

“A maioria das pessoas está ligada a um tempo anterior, mas você deve estar vivo em nosso próprio tempo” – Marshall Mc Luhan

msn: skype: O b r i g a d o!!!