A Responsabilidade Social da Universidade como Ferramenta de Desenvolvimento Local: o caso da Universidade de Fortaleza   Carla Susana da Encanação Marques.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
FACULDADE METROPOLITANA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
O papel da capacitação profissional no desenvolvimento dos APLs:
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
Apresentação do Campus Porto Alegre
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Apresentação do Projeto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SÉCULO XX.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Plano Nacional de Educação
Cursos da área da saúde - consonância com diretrizes curriculares, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e capacitados a atuar pautados.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PLENÁRIA FINAL.
CÂMARA DE SAÚDE.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Talentos para Inovação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A estabilidade econômica e a manutenção do regime democrático têm criado oportunidades para novas conquistas da atividade empreendedora. De 2001 a 2008,
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Autoavaliação Institucional e a CPA
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
Planejamento de Comunicação Projeto Valorização do Mercado Imobiliário do Distrito Federal Setembro de 2014.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Gestão Escolar Compartilhada Por Oneida Abadia Alves de Carvalho Secretária Municipal de Educação de Perdizes.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

A Responsabilidade Social da Universidade como Ferramenta de Desenvolvimento Local: o caso da Universidade de Fortaleza   Carla Susana da Encanação Marques UTAD Portugal Randal Martins Pompeu UNIFOR Brasil Lisboa, 14 a 16 de novembro de 2.011

Responsabilidade Social da Empresa - RSE Diferencial competitivo entre as empresas; Forma de gestão baseada na relação ética e transparente entre a empresa e seus stakeholders e pelo estabelecimento de metas que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade;

Responsabilidade Social da Empresa - RSE Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores; Empresa atua não somente como Agente Econômico mas Agente Social: compartilha com o Estado a função de promover o desenvolvimento e bem-estar e qualidade de vida do cidadão

Responsabilidade Social da Empresa - RSE A construção de uma Sociedade mais igualitária é dever de compromisso individual e coletivo; A Educação é o maior aliado na formação do Capital Humano, do Empreendedorismo e do progresso do Estado;

Responsabilidade Social da Universidade - RSU Papel da Universidade: Contribuir de forma concreta para o fortalecimento de uma sociedade democrática; Não somente habilitar bons profissionais, mas indivíduos conscientes sobre a realidade onde irão atuar numa perspectiva de transformação social A RSU – amenizar as desigualdades sociais.

Responsabilidade Social da Universidade - RSU No Brasil a RSU está prevista em Lei 10.861/04 SINAES: Art. 3º A avaliação das instituições de educação superior..., dentre elas obrigatoriamente as seguintes: ... III- a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural”.

BRASIL: Estado e População República Federativa 26 Estados e 1 Distrito Federal População: 190.732.694 48,92% homens 51,08% mulheres Valor do Salário Mínimo: R$ 540,00 (225,21 € ) 56,8% pop não recebe 1 salário mínimo Source: IBGE (2010)

FORTALEZA - CEARÁ Fortaleza: capital do estado do Ceará População de 2.447.409 habitantes nordeste Brasileiro População total do estado do Ceará é 8.185.286 habitantes Source: IBGE (2010)

Universidade de Fortaleza - UNIFOR Criada em 1973, pelo empreendedor Edson Queiroz; Suprir a demanda por cursos de educação superior no estado e colaborar no processo de desenvolvimento da região, Privada, sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Edson Queiroz; Centro de Ciências: Administrativas, Humanas, Saúde, Tecnológicas e Jurídicas 25,000 alunos, 31 cursos de graduação, 5 mestrados e 5 doutorados

Previsão Legal da Educação Superior Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional LDB (nº9.394 / 1996) Art. 43 – A Educação Superior no Brasil tem por finalidade, entre outras, promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Universidade de Fortaleza - Extensão RSU – Vice-Reitoria de Extensão Núcleo de Atenção Médico Integrada - NAMI; Escola de Aplicação Yolanda Queiroz; Escritório de Práticas Jurídicas - EPJ; Centro de Formação Profissional - CFP; Projeto Agentes Varejistas; Projeto Jovem Voluntário; Educação e Saúde na descoberta do aprender; Projetos de Escolas de Esporte; Projetos de Arte e Cultura.

Centro de Educação Profissional - CFP Criado desde 2002 Entre 2002 e 2010 capacitou 10.032 alunos para o mercado de trabalho formal Cursos mais procurados: Secretariado, Garçom, técnicos de Computação e línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) Cerimônia de Colação de Grau no Campus

RSU : Visão institucional e da comunidade sobre o projeto CFP Pesquisa qualitativa com gestores e ex-alunos do Centro de Formação Profissional - CFP ATLAS/ti Entrevista semi-estruturada A RS da UNIFOR como fator de desenvolvimento do capital humano e capital social da região.

Esquema gráfico das relação entre gestores da Unifor e o CFP

Análise dos resultados: Visão dos gestores Universidade exerce papel de agente de transformação social e econômica Promove o desenvolvimento humano sustentável Foco nas pessoas Institucionaliza a RS com envolvimento do corpo docente e discente

Análise dos resultados: Visão dos gestores Estimula o empreendedorismo oferta de cursos e a formação de empresas Proporciona resposta positiva para os Stakeholders Promove o desenvolvimento de redes sociais Contribui para a formação do Capital Humano e do Capital Social

Esquema gráfico das relação entre os ex-alunos da Unifor e o CFP

Análise dos resultados: Visão dos ex-alunos Universidade exerce papel de agente de transformação social e econômica Foco nas pessoas Agrega novos valores – visão para o futuros negócios Desencadear atividades empreendedoras

Análise dos resultados: Visão dos ex-alunos Desenvolvimento pessoal e humano – alto estima Fator importante para o crescimento profissional e pessoal e para a transformação social e econômica local Contribui para a formação do Capital Humano e do Capital Social positivo

Conclusão A Universidade desempenha função social na formação de profissionais qualificados e estimula a inovação e o empreendedorismo em atendimento às demandas da sociedade IES habilita bons profissionais e forma cidadãos conscientes de sua RS em prol da transformação da realidade que estão inseridos

Conclusão A Universidade investe na educação e no Capital Humano, desenvolve o espírito empreendedor e de inovação. Nesta rede de fraternidade surge o Capital Social entre educadores, alunos e comunidade assistida, que concretizam direitos individuais e coletivos.

Obrigado randal@unifor.br smarques@utad.pt