Coordenadora do grupo de pesquisa Tributação e Novas Tecnologias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLC 386 Audiência CAE do Senado Federal Contribuições da BRASSCOM (em 13/05/2013)
Advertisements

Núcleo das regras do PLP nº 366/2013 Dentre outros assuntos, o projeto cuida particularmente de dois temas principais: guerra fiscal dos Municípios inclusão.
Dr. Paulo Henrique da Silva Vitor
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS Carlos Eduardo Garcia Ashikaga DE GOEYE I ADVOGADOS ASSOCIADOS.
Wireshark Captura de Protocolos da camada de aplicação Captura de Protocolos da camada de aplicação Maicon de Vargas Pereira Maicon de Vargas Pereira.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
REVISÃO VAMOS REVISAR O QUE ESTUDAMOS NESTE BIMESTRE?
ICMS e ISS – Operações de download. ICMS – Operações de download Convênio 181, de “Ficam os Estados (...) autorizados a conceder redução na.
Georreferenciamento RN nº 285 de 2011 Diretoria de Normas e Habilitação de Produtos Gerência-Geral de Estrutura e Operação de Produtos Workshop – Março.
Particularidades de Apps de Negócios em Modalidade offline – Desktop e Mobile Magic Sem Segredos – S01E05 – 14 Fevereiro 2014.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
UNIFICAÇÃO DOS IMPOSTOS SOBRE CONSUMO José Eduardo Soares de Melo Doutor e Livre Docente em Direito Curitiba –
- 39 Etec Cidade Tiradentes Curso técnico de Química Aplicativos informatizados (Informática)
Curso técnico de Administração Aplicativos informatizados (Informática)
Impostos. inTRODUÇÃO O Início - Troca de Bens e Serviços O Cenário Atual (Alto Custo) Coerção Oferta vs. Demanda.
Alberto Macedo Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela Faculdade de Direito da USP MBA em Gestão Pública Tributária pela Fundação Dom Cabral.
Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP Luiz Alberto Gurgel de Faria Outubro de 2016 XIX CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL “ Direito.
UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Hardware e Software Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2.
Physically present - future preserved. Fuji Harman Nuvem Preservação Digital.
Arquitetura de Sistemas de Software. ... continuação  Como vimos anteriormente, SOAP transporta e o WSDL descreve.  E o que faz a UDDI ?
O ISS e a Tributação de Serviços na Internet
O ISS e a Tributação de Serviços na Internet Thiago Luís Sombra
Sermac Contabilidade.
Proposta para Website Luis Diniz
Internet of Things (IoT) e Indústria 4.0
ESTUDO DE CASO EXPORTAÇÃO SEM SAÍDA DO TERRITÓRIO NACIONAL
Rafael Lanna Gerente de Produtos O Futuro da Tecnologia para a Gestão Pública.
TAURON VENDA À ORDEM - COMENTÁRIOS
Como seu site funciona ?.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Lei de olho no Imposto.
Métodos de Validação de Arquivos para Armazenamento em Nuvens
CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
PLANEJAMENTO DA INFORMAÇÃO
Gerenciamento Eletrônico de Documentos
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
ESTUDO COMPARATIVO Tributação do ganho de capital na alienação de bens imóveis PF; PJ Lucro Real; PJ Lucro Presumido.
Recursos de informação Na UAb
VANTAGENS e DESVANTAGENS
Projecto E-learningUP|
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Tema 5 – Arquitetura de Banco de Dados
SUPERTEK COM. E SERV. DE IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO S.A
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Sistemas Distribuídos
O conflito de competência na tributação dos negócios da economia compartilhada ALBERTO MACEDO Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Tributário pela Faculdade.
As limitações do atual conceito de estabelecimento permanente na era das novas tecnologias 9 de Novembro 2017.
Emenda Constitucional nº 87/15 – E-commerce
Tópicos Especiais em Redes I 4º Semestre Aula 06 Prof
MBA em Marketing e Comunicação
UM BREVE COMENTÁRIO sob ponto de vista amapaense
Telemóveis Inteligentes Computador Transístores
Proposta de política de inclusão social no uso do GLP P13.
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 1: Explore a rede.
COMUNICAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS.
Maicon Ferreira de Souza José Luis Bizelli
Prefeitura Municipal de Montenegro Secretaria Municipal da Fazenda Prefeitura Municipal de Montenegro Prefeitura Municipal de Montenegro Apresentação ISSQN.
Veiculação de Publicidade: Conflito de competência e o Parecer Normativo nº 1/16 Karem Jureidini Dias Grandes Questões de ICMS FGV Direito SP 2017.
Financiamento dos gastos públicos
Software para Gestão Empresarial
SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA E PLANEJAMENTO
Atualidades em Matéria Tributária ISS
Internet x Intranet x Extranet
Apólice para Gestão de Riscos Cibernéticos
Painel Os reflexos da Política Industrial, do ponto de vista
Professor: Rogério Benedito de Andrade
ISBN - ISSN Como efetuar os pedidos de atribuição de ISBN e de ISSN para documentos produzidos no âmbito das atividades da Universidade Aberta.
AI – Aplicativos De Informatizados
Planejamento de Serviço de Vídeo Streaming e Análise de Performabilidade em um Ambiente de Nuvem Privada Jamilson Ramalho Dantas Orientador:
Renato Agostinho da Silva
Transcrição da apresentação:

Coordenadora do grupo de pesquisa Tributação e Novas Tecnologias Conflito de competência na tributação de serviços e bens digitais Tributação do software e cloud services: conflito de competência entre Municípios e Estados Tathiane Piscitelli Professora de Direito Tributário e Finanças Públicas da FGV Direito SP. Doutora em Direito pela USP. Coordenadora do grupo de pesquisa Tributação e Novas Tecnologias tathiane.piscitelli@fgv.br

Computação em nuvem Modelo para permitir o acesso de forma conveniente a uma rede compartilhada de recursos de computação configuráveis (por exemplo, redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços), que podem ser rapidamente provisionados e liberados com o mínimo esforço de gerenciamento ou interação do provedor de serviços. (Fonte: National Institute of Standards and Technology)

Modelos de computação em nuvem

ICMS x ISS Qual o tributo? LC 157/2016 Convênio 106/2017 PN SF 1/2017 DN CAT 4/2017 LC 157/2016 PN SF 1/2017

Decisão Normativa CAT 04/2017 3. No que se refere à forma de comercialização, os softwares não personalizados podem ter suas cópias distribuídas em larga escala por meio físico ou serem negociados em meio digital, tanto por download como por streaming (utilização do software "na nuvem"). Essa alteração, no entanto, não tem o condão de descaracterizar a natureza de produto desse tipo de software (mercadoria). A circunstância de o adquirente instalar o software (de loja física ou virtual) em sua máquina (download) ou utilizá-lo "na nuvem" por meio de internet (streaming) não descaracteriza a natureza jurídica da operação como comercialização de software pronto. 4. Portanto, há incidência do ICMS nas operações com softwares, programas, aplicativos, arquivos eletrônicos, e jogos eletrônicos, padronizados, ainda que sejam ou possam ser adaptados, independentemente da forma como são comercializados.

Convênio ICMS 106/2017 O imposto será recolhido nas saídas internas e nas importações realizadas por meio de site ou de plataforma eletrônica que efetue a venda ou a disponibilização, ainda que por intermédio de pagamento periódico, de bens e mercadorias digitais mediante transferência eletrônica de dados, na unidade federada onde é domiciliado ou estabelecido o adquirente do bem ou mercadoria digital.

LC 157/2016 | LC 116/2003 1.03 - Processamento, armazenamento ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos, páginas eletrônicas, aplicativos e sistemas de informação, entre outros formatos, e congêneres. (Redação dada pela Lei Complementar nº 157, de 2016) 1.05 – Licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação.

Parecer Normativo 01/2017 Art. 1º O Licenciamento ou cessão de direito de uso de programas de computação, por meio de suporte físico ou por transferência eletrônica de dados ("download de software"), ou quando instalados em servidor externo ("Software as a Service - SaaS"), enquadra-se no subitem 1.05 da lista de serviços do "caput" do artigo 1º da Lei nº 13.701 , de 24 de dezembro de 2003.

Parecer Normativo 01/2017 Art. 2º O enquadramento tratado no artigo 1º deste parecer normativo independe de o software ter sido programado ou adaptado para atender à necessidade específica do tomador ("software por encomenda") ou ser padronizado ("software de prateleira ou 'off the shelf'").