ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relação Cidade Campo A indústria modificando o campo
Advertisements

Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Zona Rural e Zona Urbana Plantations Exportação Mão de Obra Barata Grandes Fazendas Único Produto.
Produção agrícola brasileira SOJA: Principal produto agrícola de exportação Destaques: regiões Centro-Oeste e Sul Tropicalização desse cultivo pela EMBRAPA.
Agricultura e segurança alimentar.  “Um campo cultivado não é um componente do meio natural, mas um elemento do meio técnico”.  Nunca se produziu tanto.
TRANSGÊNICOS COMO CATALIZADORES DA SUSTENTABILIDA DE Gerenciamento Ambiental – Sustentabilidade Ana Carolina, André, Eliana Teodoro, Francine Galvani Delgado,
Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Joinville Unidade Curricular Geografia Professor Mauricio Ruiz Camara.
Transgênicos e Clonagem. Transgênicos O que são os Transgênicos  Transgênicos são organismos vivos (normalmente plantas e animais) geneticamente modificados.
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES
- Industrialização e urbanização - Clima e seus fatores
Clima frio e Aquecimento global
Actividades Económicas
Estudo dos ecossistemas
REGIÃO CENTRO-OESTE Geografia 5º Ano Unidade 7
Comércio Mundial 6,87% do comércio agrícola mundial
AS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS DO SOLO
Geografia Recursos alimentares.
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
PANTANAL GEOGRAFIA ERIKA nº 7 INGRID n° 9 PROF ° WILSON F . FORTI.
Características da agricultura no Brasil
CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO
Agricultura Prof. Cisso.
Espaço Agrário 2º EM – 2017 Jeferson.
Renan Tessaro, Fabrício Arruda, Tobias Branco.
Adubação Verde Conservação e Manejo do Solo e da Água
Urbanização e Agricultura
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
AGRICULTURA FAMILIAR: geração de renda, agregação de valores e comercialização EDNALDO SILVA BELO Engenheiro Agrônomo São Luís – MA 2016.
As diversas paisagens naturais da Terra
Formação e uso do solo.
Grandes Culturas I Arroz.
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
GEOGRAFIA 9º ANO Prof. Gustavo Macieira.
Região Nordestina Cap. 9.
Os sectores de actividade
Cultura do Amendoim Professor: Ciro Luiz da Silva Junior
Ecossistemas brasileiros
Formação vegetal 6º Ano.
Importância do Melhoramento de Plantas
Pág. 2 á 15 Módulo 10 Agropecuária  Fylipe Alves.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
Instituto Federal de Santa Catarina
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2017/2018
Agricultura no Mundo. Componentes: Samuel Rodrigues Eduardo Pedraça Aline Carvalho Catarina.
MBA – GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MÓDULO lll – GESTÃO ESTRATÉGICA DO AGRONEGÓCIO PRODUÇÃO DE BABY HORTALIÇAS ORGÂNICAS 01 F.
Localização e meio natural Entre as Grandes Regiões Brasileiras, a Centro Oeste é a única que não é banhada pelo Oceano. O Centro-Oeste é a segunda.
A Revolução Verde.
Irrigação e nutrição da mangueira AGRODAN
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Culturas De Inverno AVEIA BRANCA.
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Urbanização e Agricultura
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
ESPAÇO AGRÁRIO PROFESSOR MARCIANO DANTAS. Agricultura é uma das atividades mais antigas da humanidade; conjunto de técnicas utilizadas no cultivo de plantas.
IX WORKSHOP Revista Minérios & Minerales
Espaço Agrário Mundial
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2018/2019
Formações Vegetais e seus problemas
PRINCIPAIS PROBLEMAS NA FRUTICULTURA
GEOGRAFIA Prof. Orlando Castro. Relação sociedade-natureza: do meio natural ao meio técnico-científico informacional. PROF. ORLANDO CASTRO.
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
Origem da agricultura 10 mil anos atrás.
Prof: Marcus Ferrassoli
AS PRIMEIRAS SOCIEDADES PRODUTORAS
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Transcrição da apresentação:

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle ou interferência da / na produção. Por isso, eles eram nômades, ou seja, instalavam-se onde havia alimento e, quando este acabava, migravam para outras regiões.

PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle ou interferência da / na produção. Por isso, eles eram nômades, ou seja, instalavam-se onde havia alimento e, quando este acabava, migravam para outras regiões.

PRIMEIROS CAMPONESES Esses caçadores e coletores perceberam que as plantas produzem sementes e que estas tranformam-se em novas plantas. Ao cultivar, o ser humano passou a selecionar as plantas que traziam algum benefíci o para ele.

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA A partir da descoberta do ciclo reprodutivo das plantas e das técnicas de cultivo e criação de animais, a vida do homem mudou extraordinariamente. De nômade, o homem passou a sedentário, já que agora poderia controlar os estoques de comida sem precisar mudar de lugar.

INDUSTRIALIZAÇÃO E “REVOLUÇÃO VERDE” Com a urbanização e a industrialização, a demanda por alimentos aumentou, tornando necessário o crescimento da produção agrícola. Existem duas formas para conseguir esse crescimento: Ampliação das terras produtivas Aumento da produtividade.

CHAMAMOS DE REVOLUÇÃO VERDE... O grande aumento da produção de alimentos causado pelo aumento da produtividade (consequência do aumento da produção) e da expansão das áreas de produção.

TERRAS PRODUTIVAS São as terras com potencial agrícola, ou seja, cujo solo é possível de receber um plantio produtivo. Exemplos de terras que não eram e passaram a ser produtivas: Deserto ou semi-áridos (Israel / Petrolina (PE)) Cerrado brasileiro

EX. DE AUMENTO DAS TERRAS PRODUTIVAS: CULTIVO NOS DESERTOS DE ISRAEL Fonte:http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,ERT292798-18281,00.html

PETROLINA – SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

EX. DE AUMENTO DAS TERRAS PRODUTIVAS: PETROLINA – SEMI-ÁRIDO BRASILEIRO

EX. DE EXPANSÃO DAS TERRAS AGRÍCOLAS: CERRADO BRASILEIRO Os solos do cerrado tem como característica a grande acidez, o que inviabiliza o cultivo das plantas com grande valor no mercado de exportação – as commodities. Com as pesquisas da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias -, descobriu-se como corrigir os solos, o que deu início à transformação do cerrado em área de cultivo agrícola.

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE Ou seja: ampliação do rendimento médio das plantas – seja através de uma produção maior por safra (colheita) ou pelo aumento do número de colheitas por ano. Técnicas que aumentam a produtividade: uso de sementes especiais (modificadas geneticamente), irrigação, fertilizantes, agrotóxicos, mecanização etc.

CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO VERDE Aumento da produção de alimentos: hoje são produzidos 3 vezes mais comida que o necessário (contudo, ainda existem pessoas que não comem. Por quê?). Redução da vegetação original, substituída por pastagens (Desmatamento...) Contaminação dos solos e da água, devido ao uso de agrotóxicos e fertilizantes. Aumento da erosão e esgotamento dos solos. Aumento da produção das espécies que são matéria prima para a indústria, em detrimento de outras espécies tradicionais (veja os exemplos a seguir)

AGRICULTURA MODERNA E EROSÃO: A ARAÇÃO DOS SOLOS ARAR OS SOLOS: TÉCNICA MILENAR, TÍPICA DE REGIÕES COM CLIMA FRIO NO INVERNO, SOLO COBERTO DE NEVE, E BAIXOS ÍNDICES DE CHUVA, USADA PARA EXPOR O SOLO AO SOL E DERRETER O GELO, ATIVANDO O CRESCIMENTO DE MICROORGANISMOS. ESSA TÉCNICA FOI TRAZIDA PARA O BRASIL, TERRA DE CLIMA TROPICAL, E USADA PARA DEIXAR O SOLO “FOFO” PARA O PLANTIO. COM O TEMPO, AUMENTA A EROSÃO (NO PERÍODO DE CHUVAS) E EXPÕE OS MICROORGANISMOS AO SOL FORTE.

AGRICULTURA MODERNA E EROSÃO: A ARAÇÃO DOS SOLOS

REDUÇÃO DA VARIEDADE DE ALIMENTOS EX.: BATATAS PERUANAS BATATAS MAIS CONSUMIDAS NAS FEIRAS: 4 ESPÉCIES. ESPÉCIES DE BATATAS PERUANAS HOJE (4000 TIPOS DE BATATAS) QUAL A ESPÉCIE “FAVORITA” DO AGRONEGÓCIO (GRANDES PRODUTORES CAPITALISTAS NA AGRICULTURA)? AS QUATRO ESPÉCIES MAIS CONSUMIDAS...OS OUTROS TIPOS SOBREVIVEM GRAÇAS À AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA. OU DEIXARÃO DE EXISTIR...

MILHO 5 espécies. Existem modificações geneticamente (trangênicos), tanto para combate de pragas quanto para aumentar seu valor nutricional (um grão mais nutritivo que um grão comum). 250 espécies MAIS UMA VEZ, PERDEMOS A VARIEDADE, PARA QUE A INDÚSTRIA E O AGRONEGÓCIO LUCRE MAIS.