Blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek Gerência do Escopo blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

Gerenciamento do escopo
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gerenciamento do Escopo do Projeto
Professor Roberto Petry
Gerenciamento do Escopo
Gerenciamento da Integração
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento de custos do projeto
11. Gerenciamento de riscos do projeto
Gerenciamento de aquisições do projeto
Gerenciamento de tempo do projeto
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
Os processos de gerenciamento
Grupos de Processos de um Projeto
Auditoria de Segurança da Informação
Gerenciamento do Escopo
5 Gerenciamento de Escopo
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 6
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
Projeto: Capacitação em GP
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento da Integração
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
O título deve ser curto e objetivo
Ciclo de Vida e Processos de Gerenciamento de Projetos
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Prof. Alexandre Vasconcelos
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
 - PSF Grupo: abc, agsj, fcac.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Gerenciamento de Integração.
Gerenciamento dos Custos do Projeto
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Risco
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gerenciamento do Escopo Planejamento e Definição
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
4. Gerência do Escopo – Slide 1
Qualidade de Processo de Software CMM e CMMI Aldo Rocha.
Interação entre grupos de processos
Qualidade de Software Aula 4
Gerenciamento de Projetos
O que é gerenciamento de projetos
Gerenciamento de Custos
Integração.
Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP
§ O que é escopo do projeto?
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Gerenciamento de Custos Daniel V. de Almeida Gilberto de S. Milani Glaucya B. Cardoso Keren Hapuc de Moraes Marco Aurélio de A. Netto.
Gerenciamento de Escopo
Planejamento – Revisão do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Gerenciamento de Projetos
Transcrição da apresentação:

blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek Gerência do Escopo blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek

Gerência do Escopo do Projeto “Um dos mais importantes e difíceis aspectos da gerência de um projeto” O escopo refere-se a todo o trabalho necessário, e tão somente o necessário, para executar de forma bem sucedida o projeto. A Gerência do Escopo inclui os processos envolvidos na definição e controle do trabalho que deve estar ou não incluído em um projeto.

Escopo do Produto e do Projeto Escopo do Produto: características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado. No software: requisitos Escopo do Projeto: trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. No software: processos de software

Escopo do Projeto Atividades que devem ser executadas para entregar o produto, serviço ou resultado. Critérios para determinar se o projeto foi completado com sucesso. Padrões e metodologias a serem utilizados. O PMBOK concentra-se nos processos usados para gerenciar o escopo do projeto.

Escopo do Produto Requisitos funcionais, não funcionais e interfaces com outros sistemas (especificação de requisitos). Funções, Eventos, Casos de Uso, Histórias Decompor o sistema em sub-produtos. Mudanças no escopo são as maiores causas de atrasos nos projetos.

Processos da Gerência do Escopo Planejamento do escopo Definição do escopo Criar EAP Verificação do escopo Controle do Escopo Planejamento Planejamento Planejamento Controle Controle

Planejamento do Escopo Descreve como a equipe irá: Definir o escopo do projeto; Desenvolver a declaração do escopo detalhada do projeto; Definir e desenvolver a estrutura analítica do projeto; Verificar o escopo do projeto e Controlar o escopo do projeto

Planejamento do Escopo Plano de Gerenciamento do Projeto Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Planejamento do Escopo Declaração do Escopo Preliminar do Projeto Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Ativos de processos organizacionais Definição do Escopo Criar EAP Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Verificação do Escopo Relatório de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle do Escopo Encerrar o Projeto

Definição do Escopo É elaborada a Declaração do Escopo do Projeto que: Descreve, com detalhes, as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar essas entregas. Fornece um entendimento comum do escopo do projeto a todas as partes interessadas e descreve os principais objetivos do projeto. Permite que a equipe do projeto realize um planejamento mais detalhado, orienta o trabalho da equipe durante a execução e fornece a linha de base para avaliar solicitações de mudanças ou trabalho adicional e verificar se estão contidos dentro ou fora dos limites do projeto.

Definição do Escopo Solicitações de mudanças aprovadas Planejamento do Escopo Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Termo de Abertura do Projeto Declaração do Escopo Preliminar do Projeto Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto Ativos de processos organizacionais Plano de Gerenciamento do Projeto Solicitações de mudanças aprovadas Definição do Escopo Mudanças solicitadas Declaração do Escopo do Projeto e Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto (atualizações) Criar EAP Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Verificação do Escopo Relatório de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle do Escopo Encerrar o Projeto

Declaração do Escopo do Projeto Objetivos do projeto: incluem critérios mensuráveis do sucesso do projeto (objetivos técnicos, de negócios, custo, cronograma e qualidade). Podem incluir metas (custo, cronograma e qualidade). Cada objetivo deve ser mensurável. Descrição do escopo do produto: descreve as características do produto, serviço ou resultado. São menos detalhadas nas fases iniciais do projeto.

Declaração do Escopo do Projeto Requisitos do projeto: descreve as condições ou capacidades que devem ser atendidas ou possuídas pelas entregas do projeto para satisfazer um contrato, norma, especificação ou outros documentos impostos. Limites do projeto: identifica o que está incluído e explicita o que está excluído, para evitar suposições de partes interessadas.

Declaração do Escopo do Projeto Entregas do projeto: incluem as saídas que compõem o produto ou serviço e os resultados auxiliares, como documentação e relatórios de gerenciamento. Critérios de aceitação do produto: define o processo e os critérios para aceitar o produto. Restrições do projeto: restrições associadas ao escopo.

Declaração do Escopo do Projeto Premissas do projeto: lista e descreve as premissas associadas ao escopo. Organização inicial do projeto: são identificados os membros da equipe do projeto e as partes interessadas. Riscos iniciais: identifica os riscos conhecidos. Limitações de fundos: limitações de recursos financeiros (limitação total ou imposta em prazos específicos).

Declaração do Escopo do Projeto Estimativa de custos: indica o custo total esperado do projeto (normalmente é precedida de um modificador que fornece alguma indicação de exatidão). Requisitos de configuração do projeto: descreve como a configuração será gerenciada e as mudanças controladas. Especificações do projeto: identifica os documentos de especificação com os quais o projeto deve estar de acordo. Requisitos de aprovação: identifica os requisitos de aprovação que podem ser aplicados a itens como objetivos, entregas, documentos e trabalho do projeto.

Criar EAP Decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho pela equipe do projeto; Organiza e define o escopo total do projeto; Subdivide o trabalho do projeto do partes menores e mais facilmente gerenciáveis; Cada nível descendente representa uma definição cada vez mais detalhada; Os níveis mais baixo, denominados pacotes de trabalho, são adequados para agendar, estimar custos, monitorar e controlar o trabalho planejado.

EAP Vantagens de um detalhamento adequado: Melhora a precisão das estimativas de custo, tempo e recursos. Define um uma linha de base para medir e controlar o desempenho. Facilita a atribuição e controle de responsabilidades.

Tipos de EAP Subprojeto Processo Produto Híbrida Métodos de Representação Árvore Lista Identada

EAP Projeto Exemplo Gerência Aquisição de Recursos Desenvolvimento 0.0 Projeto Exemplo 1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 Gerência Aquisição de Recursos Desenvolvimento Integração Implantação 3.1 3.2 3.3 Especificação de Requisitos Projeto Codificação e Teste 0.0 Projeto Exemplo 1.0 gerência 2.0 Aquisição de Recursos 3.0 Desenvolvimento 3.1 Especificação de Requisitos 3.2 Projeto 3.3 Codificação e Teste 4.0 Integração 5.0 Implantação

EAP

EAP no MS Project

Dicionário da EAP Descreve o conteúdo detalhado da EAP: Identificador (de uma conta de controle para apropriar custos) Declaração do trabalho Organização responsável Marcos do cronograma Informações adicionais (informações de contrato, requisitos de qualidade, referências técnicas para facilitar o desempenho..)

Criar EAP Mudanças solicitadas Criar EAP Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Planejamento do Escopo Planejamento do Escopo Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Definição do Escopo Fatores Ambientais da Empresa Fatores Ambientais da Empresa Mudanças solicitadas Criar EAP Ativos de processos organizacionais Declaração do escopo do projeto, Estrutura analítica do projeto, Dicionário da EAP, Plano de Gerenciamento do escopo do projeto (atualizações), Linha de base do projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Verificação do Escopo Relatório de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle do Escopo Encerrar o Projeto

Verificação do Escopo Processo de obtenção da aceitação formal pelas partes do escopo do projeto terminado e das entregas associadas. Técnicas: Inspeção e revisão. Trata-se da aceitação da entrega e não do controle da qualidade (atendimento aos requisitos). O controle da qualidade é realizado normalmente antes da verificação do escopo, mas pode ser feito em paralelo.

Verificação do Escopo Ações corretivas recomendadas Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Planejamento do Escopo Planejamento do Escopo Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Definição do Escopo Fatores Ambientais da Empresa Fatores Ambientais da Empresa Criar EAP Ativos de processos organizacionais Ações corretivas recomendadas Verificação do Escopo Mudanças solicitadas Entregas aceitas Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Relatório de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle do Escopo Encerrar o Projeto

Controle do Escopo Influenciar fatores que criam mudanças no escopo do projeto e de controlar o impacto dessas mudanças. Garante que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas recomendadas sejam processadas por meio do processo de Controle Integrado de Mudanças. Mudanças não controladas são freqüentemente chamadas de aumento de escopo do projeto.

Controle do Escopo Verificação do Escopo Entregas Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Planejamento do Escopo Planejamento do Escopo Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Definição do Escopo Fatores Ambientais da Empresa Fatores Ambientais da Empresa Criar EAP Ativos de processos organizacionais Verificação do Escopo Entregas Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Mudanças solicitadas, Ações corretivas recomendadas, Plano de gerenciamento do projeto (atualizações), Declaração do escopo do projeto (atualizações), EAP (atualizações), Dicionário da EAP (atualizações), Linha de Base do Escopo (atualizações) Informações sobre o desempenho do trabalho Relatórios de desempenho Relatório de Desempenho Ativos de processos organizacionais (atualizações) Controle Integrado de Mudanças Encerrar o Projeto Controle do Escopo