Doenças Cerebrovasculares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HIPERTENSÃO E PRESSÃO ARTERIAL
Advertisements

CRISES ISQUÊMICAS TRANSITÓRIAS
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
Colesterol (LDL x HDL).
WINTER 01 Template ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Doenças Cardiovasculares
COGNIÇAO / HUMOR MOBILIDADE COMUNICAÇÃO. COGNIÇAO / HUMOR MOBILIDADE COMUNICAÇÃO.
TROMBOSE.
Infarto Agudo do Miocárdio
Colesterol alto (Hipercolesterolemia)
Formação Professores. A saúde do sistema cardiovascular.
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
Formação Professores.
Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Módulo Imunopatológico II (MED B26)
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
SINDROMES DOLOROSAS REGIONAIS COMPLEXAS Adriana Vilela; Ana Paula Albergaria; Danilo Abreu; Fábio Teles; Fernanda Bevilaqua; Gabriela Romito; Gisele de.
Ciências Naturais – 9.o ano
Insuficiência Renal IRA Perda rápida da função renal
Insuficiência Renal Bioquímica Clínica
Gustavo Emídio dos Santos Microcefalia. Também conhecida como Nanocefalia, caracteriza-se pela deficiência do crescimento do cérebro, tanto pela dimensão.
Dengue Alunos: Victor, Luara e Renan Alves Professora: Thaís Série:5 ano B Data:13/08/2014.
CORAÇÃO VEIAS ARTÉRIAS CORAÇÃO Artérias Veias Artérias são vasos que saem do coração Veias são vasos que trazem o sangue de retorno.
Assistência de Enfermagem ao Idoso com Acidente Vascular Encefálico e Insuficiência Cardíaca Acad. Enf. Maria Eduarda Gonzaga Acad. Enf. Priscila Subtil.
A NGINA MESENTÉRICA Roberto Andrade Acadêmico do 8° período do Curso de Medicina da Univasf.
O sangue e o sistema circulatório
Sistema Circulatório.
Choque (Hipovolémia) Lucilia Coimbra.
A eficácia do ponto VB43 (Jiaxi) em pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (estudo de caso) Silva Filho RC, Pinto AA. Introdução: A Acupuntura.
Medicina Interna – Hospital Lusíadas Lisboa
GRUPO DE ESTUDOS DE NEURORRADIOLOGIA
ENVELHECIMENTO NORMAL
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Dislipidemia Turma A Camila Holanda da Silva,
Colesterol O que é Isso? X.
Distúrbios da Medula Espinhal Profa Laura
Infarto Agudo do Miocárdio
Artesanato Nossa Senhora Aparecida
Prof. Dr. Antônio M. Figueiredo Neto IFUSP
Acidente Vascular Cerebral (AVC). AVC Introdução: O acidente vascular cerebral (AVC) é uma síndrome neurológica complexa envolvendo anormalidade usualmente.
Varicocele Acadêmicas de Enfermagem: Ludymila Cordeiro Marcela Marita Yasmin Oliveira Saúde da Criança e do Adolescente Professor: Gledson Amorim.
Profa. Ana Paula Miranda Guimarães
Acidente Vascular Cerebral
EMBOLIA ARTERIAL AGUDA
Colesterol O que é Isso? X.
Trabalho solicitado para obtenção de nota do segundo bimestre na Disciplina de Biologia, do 2º ano 03, da E.E.E.F.M. Padre João Van Den Durgen, sob a orientação.
Anatomia e Fisiologia Vascular I FISIOTERAPIA EM ANGIOLOGIA.
Trabalhamos pela vida Colesterol O que é Isso? X.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
Alunos: Bruna, Emily Bianca Ribas e Guilherme Scherer Professora: Vanessa Backes Nascimento Diel.
DISTÚRBIOS HEMODINÂMICOS, TROMBOSE E CHOQUE Principais alterações que comprometem a homeostase hídrica normal: hemodinâmica/manutenção do fluxo sanguíneo.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CÔNEGO LUÍS CIRILO DA SILVA ARNALDO G. RODRIGUEZ MARTINEZ*
Lipídios Prof. Marcelo Correa.
DISCIPLINA DE CIRURGIA VASCULAR DA UNIMES
Doenças do foro neurológico
Profas. Gabriela R. Zinn e Suzana C. N. Lino
Colesterol O que é Isso? X.
ALTERAÇÕES METABÓLICAS LIPIDIOS
CETOACIDOSE DIABÉTICA
By Dr. João Santos Caio Jr Dra. Henriqueta V. Caio Dra. Henriqueta V. Caio Scientific Directors Scientific Directors ©2009 VAN DER HAAGEN – ALL RIGHTS.
PÉ DIABÉTICO Complicação da Diabetes Mellitus. Situação de infecção, ulceração ou também destruição dos tecidos profundos dos pés, associada a anormalidades.
HAS Conceitos principais Rodrigo Macioca Morato
Diabetes.
O que são gorduras insaturadas e saturadas? A diferença principal entre gordura “saturada” e “insaturada” está na estrutura molecular. Geralmente, à temperatura.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,

Como tomar decisões profissionais?
Sistema Cardiovascular
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
O sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório, é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo,
Transcrição da apresentação:

Doenças Cerebrovasculares ALUNAS: Tatianny roberta, Melanie, Andressa e raiely

1. DOENÇAS CEREBROVASCULARES Ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficará sem circulação sanguínea adequada. - AIT. - Infarto: trombótico, embólico, lacunar, hemorrágico. - Trombose venosa cerebral.

- AIT O AIT significa Ataque Isquêmico Transitório, ou seja, uma determinada artéria cerebral sofre um "entupimento" e ocorre um déficit neurológico. A diferença entre o AIT e o AVC é que o déficit neurológico no AIT, necessariamente, será reversível em até 24 horas. Assim, o AIT é um dos principais fatores de risco para o AVC.

Infarto Trombótico Infarto Trombótico: Placas ateroscleróticas e a hipertensão interagem para produzir infartos encefalovasculares. Essas placas se formam nas ramificações e curvas das artérias, geralmente em frente aos primeiros ramos principais às artérias cerebrais. A hipertensão arterial sistêmica transitória pode ser um dos fatores responsáveis.

Infarto Embólico Infarto Embólico: o êmbolo pode se deslocar do coração. Esse infarto pode ser do tipo isquêmico, hemorrágico ou misto. O suprimento sanguíneo colateral não se estabelece com os infartos embólicos devido à velocidade de formação da obstrução, de modo que se dá menor sobrevivência de tecido distalmente à área de infarto embólico do que com o infarto trombótico.

Infarto Lacunar O infarto lacunar é um infarto de pequeno tamanho, menor do que 1,5 cm, secundário a uma doença de pequenos vasos, como as que acometem as artérias cerebrais. Os pacientes com infarto lacunar apresentam mais frequentemente a hipertensão arterial entre os fatores de risco vascular. As síndromes lacunares típicas, nesses pacientes, incluem síndromes motoras ou sensitivas puras, que traduzem a topografia das lesões isquêmicas no território dominante das pequenas artérias perfurantes, mais comumente na região da cápsula interna, tálamo e ponte.

Infarto hemorrágico Infarto hemorrágico ou vermelho: Correspondem a áreas localizadas de necrose, com hemorragia maciça associada. São frequentes nos pulmões e intestinos. No encéfalo, em razão de sua riqueza em água e lipídios, a necrose amolece precocemente e, por essa razão, os seus infartos são também chamados de amolecimento. O infarto cerebral pode ser também hemorrágico, principalmente quando a necrose é produzida por êmbolos.

A trombose venosa cerebral (TVC) A trombose venosa cerebral (TVC) é uma doença cerebrovascular pouco conhecida, com múltiplas manifestações clínicas e muitas vezes subdiagnosticada. Embora relativamente rara, é uma das principais causas de AVC em jovens e mulheres e está associada a um bom prognóstico quando tratada precocemente. A trombose pode progredir para as veias cerebrais superficiais ou profundas, culminando com infartos venosos hemorrágicos.

Causas: Artérias danificadas pelo acúmulo de placa bacteriana, que é um processo chamado de aterosclerose. Tabagismo, Colesterol ruim (LDL), Diabetes Mellitus, Hipertensão arterial, Obesidade, Estresse e Depressão.

Sintomas Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Tratamento O tratamento do AVC isquêmico pode ser realizado com medicamento trombolítico, que possui a capacidade de dissolver o coágulo sanguíneo que está entupindo a artéria cerebral, causando a isquemia. O tratamento do AVC hemorrágico consiste na admissão precoce a uma unidade com capacidade de monitorização neurológica para adequado controle da pressão arterial e de alterações do exame neurológico. Em alguns casos é importante que seja realizada neurocirurgia, portanto o hospital que trata o paciente com AVC tede ter a capacidade de contar com avaliação rápida de um neurocirurgião.

1 – Artéria Saudável com fluxo sanguíneo normal 2 – Artéria semiobstruída por placas de gordura 3 - Artéria obstruída por placas de gordura

Referencias Bibliográficas http://www.fisioneuro.com.br/ver_pesquisa.php?id=10 http://www.sbdcv.org.br/publica_avc.asp www.incp.pt/conselhos/sobre-doencas-cardio-cerebro-vasculares http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 42302001000400011