VIVÊNCIAS EFÊMERAS E GENUÍNAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Advertisements

DeixEuVer, DeixEuFazer, DeixEuSer: um documentário teatral.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Portal das profissões: propondo novas perspectivas aos jovens-adultos no Ciep.
Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS (Pe. Irala e Roberto Mesquita Ribeiro – OPA Nac. Recife jan 1999)
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
. São pedacinhos de nós que vão ficando nas conversas e pedacinhos do coração do outro que vão caminhando pra dentro da gente. Há os risos e os.
Eu tenho saudades de tudo que marcou a minha vida. Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu.
TEATRAR E BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A INTEIREZA DA VIDA Letícia Thompson Use o mouse para avançar.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
A DRAMATIZAÇÃO DE HAMLET A PARTIR DAS HISTÓRIAS DA ESCOLA CIEP
Te dou meu coração E tudo que há em mim Entrego meu viver
P-ARTE A ARTE DAS PALAVRAS
O jogo de me ver é te ver jogando:
Hélbio Gabriel Rodrigues Pereira
"Seu namorado faz direito? Vem cá que eu faço".
C.A.P.O.A.R.T.E Inspirações corporais por meio dos movimentos da capoeira para incentivar a potência artística no teatro.
III Encontro PIBID URCA VI Colóquio de Formação Docente
NATALL TODO DIA.
Um sonho a dois Joana & Roupa Nova.
RESULTADOS PRELIMINARES OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Coração de borboleta História original de Ana Manta
Tem uma série de coisas que a gente deseja na vida: uma profissão que nos realize,
A SAUDADE DESCONHEÇO O AUTOR.
O jogo de me ver é te ver jogando:
SEGUNDA LEI DE NEWTON DO MOVIMENTO E APLICAÇÕES
A IMPORTÂNCIA DO PIBID DANÇA NA ESCOLA
BRINCAR + TEATRO.
slides/automáticos...aguarde
Felizmente nosso coração não escolhe a quem amar...
A relação artista-pedagoga e o cuidado de si
A importância da Leitura
Um dia desses, enquanto esperava a vez na sala de espera de um consultório médico, percebi, solta entre as revistas, uma folha de papel. A curiosidade.
Pibid como encontro do fazer docente
Em cada coisa que fazemos, a qualquer hora.
Frases diversas de Irene Alvina
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
Recordações trazem saudade
XI Simpósio do Departamento de Educação XVI Seminário Integrado de Pesquisa em Educação do Programa de Pós-Graduação - PPGE IV Mostra Cultural de Discentes.
Luz.
Bolsista: Giovana Tavares Lopes
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
Quem sonha cria Cecília Sfalsin.
“ Parte de Nós ”.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O VALOR DO VAZIO!.
Metade.
Quem somos nós? Pessoas como tu…
"O DESTINO DE CADA UM".
A VOLTA Roberto Carlos Formatação: Acnnassifslides 08/07/2013.
O QUE VOCÊ FARIA....
Pai.
O QUE VOCÊ FARIA....
Deixe o Slide transcorrer normalmente.
SURPREENDA-SE SURPREENDA-SE SURPREENDA-SE
EGAL: portas de entrada para o mundo de descobertas.. “CUBA” 2015.
Jesus é amigo de todas as pessoas
Prevenindo a solidão não escolhida
Éfata (Pe. Irala SJ e Roberto Mesquita Ribeiro) Grupo OPA
PROJETO “TEIA DO SABER”
Só depende de você Cecília Sfalsin.
SENSiBiLiDADE.
“ Parte de Nós ”.
PARTE DE NÓS Oswaldo Montenegro Formatação:VAL RUAS.
Transcrição da apresentação:

VIVÊNCIAS EFÊMERAS E GENUÍNAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL Unidade em Montenegro - RS Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid Graduação em Teatro: licenciatura Bolsistas: Luana Camila Marasca; William Fossati Rodriguez; Pâmela Fogaça Lopes Docente orientador: Carlos Roberto Mödinger Docente co-orientadora: Marli Susana Carrard Sitta Supervisoras: Ágata Schervenski Tejada Klein Goldie Escobar Bolsista Egressa: Daiani Picoli. Projeto desenvolvido no Colégio Estadual Ivo Bühler – CIEP

Os pés que temos Portal das Profissões. Começo das oficinas práticas. Quem são eles e quem somos nós?

o que foi dito nos quatro cantos de um sussurro em folha arrancada de caderno* Do que vocês têm medo, vergonha? "eu tenho vergonha de falar em público" "eu tenho vergonha de apresentar trabalho na frente dos outros" "de meninos, porque eu sou muito tímida" "das pessoas olhando pra mim" "ficar me mostrando" "de tudo".

Vocês gostariam de fazer teatro? "depende do horário" "depende da roupa" "não, eu não gosto de teatro" "sim, gostaria" "sim, fazer teatro de dança" "não gosto de teatro por causa de roupas e extravagância" "não" "depende do assunto" "depende do título" "com toda certeza" "depende, porque eu não tenho vontade fazer com outras pessoas teatro" "sim, gosto muito, teatro com a turma toda".

O que é o teatro?   "é uma arte com pessoas que fazem papéis“ "são peças que pessoas fazem" "é uma arte" "uma apresentação de gênero livre" "é uma forma de mostrar seus sentimentos, de vida, vivendo em fantasia". "é juntar várias pessoas para fazer uma peça" "que a gente interpreta outros personagens, sei lá" "contar histórias de uma maneira diferente" "modo de entreter o público, para alguns divertimento" "é uma arte que se faz com qualquer coisa, tudo é teatro" "é um jeito de se expressar melhor e mais divertido" "nos conhecer melhor" "Pra mim é um momento livre que podemos nos sentir a vontade. Um jeito de expressar uma alegria de mostrar a segunda pessoa" até aqui, ouvidos

Nossos pés caminhando “Como conduziríamos/proporíamos o trabalho?”

Por meio do encontro, do convívio, destas vivências calcadas na sensibilidade do presente, descobrimos o que nos afeta – a nós, docentes em composição; a eles, corpos tímidos entre os muros da escola: – o olhar; a relação e união do grupo; o cuidado e a descoberta de si e do outro. Descobrimos os nossos passos como uma busca por “vivências efêmeras e genuínas”

*retirado do PBWorks do bolsista William "Existe um lugar, podemos ser tudo e todos, nada e ninguém,  o espaço vazio e a vida poética-sensível que o preenche, o corpo acordado e o sonho liberto.   estamos neste lugar" - Como conduzir com tanto barulho?  não se interpelar? não se atropelar? organizar e enlouquecer? jogar o devaneio teatralizar a zoeira. *retirado do PBWorks do bolsista William

Por onde iremos e o que já aprendemos com os caminhos percorridos

ALGUMAS REFERÊNCIAS ICLE, Gilberto. Pedagogia Teatral como Cuidado de Si. São Paulo: Série Pedagogia do Teatro, 1998. SOARES, Carmela. Pedagogia do Jogo Teatral-Uma Poética do Efêmero – o ensino do teatro na escola pública. São Paulo: Hucitec, 2010.

Muito obrigada(o). Luana Camila Marasca (luanacamila@live Muito obrigada(o)! Luana Camila Marasca (luanacamila@live.com) William Fossati Rodriguez (wfrodriguez@hotmail.com) Pâmela Fogaça Lopes (pamela_fogaca@hotmail.com )