Síndrome de Tourette.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

Russell J,Perkins AT,et.al Arthirits e Rheumatism - jan 2009
Distúrbios de Aprendizagem
QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Características Biográficas:
Um subgrupo da depressão
Distúrbios Alimentares
TDAH Sônia Maia de Farias.
Seminário de Neurologia
Freud e a Psicanálise.
Ansiedade Neuza Tavares nº18 12 CT1.
Transtorno Obsessivo - compulsivo
S I T E M A N E R V O S.
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
ESQUIZOFRENIA Enf. Silvia Rodrigues.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
João Tarcísio Alves Maia Filho
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
PSICOPATOLOGIA A psicopatologia é o ramo da psicologia que se ocupa dos fenômenos psíquicos patológicos da personalidade desajustada.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO(PHDA)
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
Psicologia Clínica.
Cefaleia Crônica Diária – Avaliação e Terapêutica
Atenção Primária ao Desenvolvimento
Aprendizado depende de:
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
Fundamentos da Educação Inclusiva
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
A medicalização da educação
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
Doença Mental Definição Médica
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Doentes em contexto médico Mafalda Duarte Psicóloga
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
OLIGOFRENIAS.
Perturbação obsessivo-compulsiva AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MÉRTOLA Escola EB 2,3/ES de São Sebastião de Mértola Curso Profissional de Técnico de Apoio.
Transtorno Bipolar Daniela Baiôa 11ºB nº6
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal.
Hipersonia recorrente ( Kleine-Levin)
Hiperatividade.
TOC TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Profº. Mestrando Gilberto Ribeiro Psicólogo
ESQUIZOFRENIA.
Gaguez Catarina Soares nº6 Cláudia Silva nº7 Márcio Furtado nº8.
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências da Saúde
 A pessoa que perde um órgão sofre modificações bruscas em sua vida, afetando diretamente seu comportamento e a maneira de agir.  Amputação desafio.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
Loucuras estigmas da sociedade
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Esquizofrenia.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Síndrome de Tourette

O que é a síndrome de Tourette? A síndrome de Tourette ou síndrome de la Tourette, também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência.

Características da doença: O início da síndrome, geralmente, manifesta-se na infância ou juventude, eventualmente atingindo estágios classificados como crónicos. Porém, no decorrer da vida adulta, frequentemente, os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo. Mesmo assim, até hoje ainda não foi encontrada uma cura para a Tourette.

Os referidos tiques são movimentos bruscos involuntários que podem manifestar-se em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, nádegas, pernas, braços etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça - no rosto em forma de caretas repetidas e na cabeça como um todo em forma de movimentos bruscos, repetidos, de lado-a-lado etc. A cropalia enquadra aqueles indivíduos que, além de outros sintomas de Tourette, se vêem obrigados a repetir palavras obscenas e/ou insultos.

Sintomatologia: 1. Tiques motores múltiplos e pelo menos um tique vocálico precisam estar presentes por algum tempo durante a doença porém não necessariamente de forma simultânea; 2.A periodicidade dos tiques é muitas vezes ao dia (geralmente em salvas), quase todo dia ou intermitentemente ao longo de, pelo menos, um ano; 3.Há uma variação periódica no número, na frequência, no tipo e localização dos tiques; também a intensidade dos sintomas tem um carácter flutuante. Os sintomas podem chegar até a desaparecer por semanas ou alguns meses; 4.Início antes dos 18 anos de idade.

Classificação dos tiques: Motores - Piscar os olhos, repuxar a cabeça, encolher os ombros, fazer caretas; Vocais - Pigarrear, limpar a garganta, grunhir, estalidos com a língua, fungar Simples Motores - Pular, tocar pessoas ou coisas, cheirar, retorcer-se e, embora muito raramente, atos de auto-agressão, tais como machucar-se ou morder a si próprio; Vocais - Pronunciar palavras ou frases comuns porém fora do contexto, ecolalia (repetição de um som, palavra ou frase de há pouco escutados) e, em raros casos, coprolalia (dizer palavras ou expressões socialmente inaceitáveis; podem ser insultos, palavras de baixo calão ou obscenidades). Complexos

Os portadores da Síndrome de Tourette podem ter problemas adicionais tais como: Obsessões; Compulsões; Transtorno de deficit de atenção (com ou sem hiperactividade) ou transtornos hipercinéticos; Transtornos Específicos do Aprendizagem; Problemas reativos; Distúrbios do sono; Dificuldade em controlar os impulsos.

Como diferenciar a síndrome de Tourette com os tiques nervosos? Os tiques da síndrome de tourette são mais complexos do que o simples piscar de olhos. Os tiques mais complexos incluem os socos e chutes, a emissão de grunhidos e zumbidos e a respiração ruidosa. Os comportamentos não são voluntários ou maliciosos e os mesmos não são controlados com o castigo; Comportamentos impulsivos, agressivos e autodestrutivos e, frequentemente, as crianças apresentam dificuldade de aprendizagem.

Tratamentos para a Síndrome de Tourette Medicação Aconselhamento psicológico Terapias

Medicamentos: Clonidina, Melleril e Navane; Tranquilizantes Clonidina, Melleril e Navane; Antidepressivos Lithobid, sertralina e Paxil; Estimulantes Pemolina, Dexedrine e Ritalin.

Aconselhamento psicológico: Stresse e ansiedade encontram-se para agravar tiques. Se necessário, o paciente é aconselhado por uma psiquiatra experiente para reduzir o stress psicológico. O Síndrome de Tourette em crianças muitas vezes é atenuado por aconselhamento.

Terapias: Os pacientes são ensinados a controlar seus tiques e monitorizar situações onde eles são agravados. Eles são treinados para reduzir os seus movimentos e verificar o uso de palavras profanas. Eles também são ensinados a observar o seu próprio monitoramento para o seu progresso. Em alguns casos, actividades calmas são aconselhadas para acalmar a mente e curar os sintomas.

Pessoas famosas com Síndrome de Tourette: James Michael Eisenreich, mais conhecido como Jim Eisenreich, é um ex-jogador profissional de beisebol norte-americano Timothy Matthew Howard, mais conhecido, como, Tim Howard, guarda - redes e ex. jogador de futebol.

Trailer do filme : “ O Líder da Classe”

Documentário sobre a “ Síndrome de Tourette( parte 1)”:

Documentário sobre a “ Síndrome de Tourette( parte 2)”:

Documentário sobre a “ Síndrome de Tourette( parte 3)”:

Trabalho elaborado por: Sandra Daniela Santos Silva Nº27 12º J