USINAGEM POR TORNEAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USINAGEM POR TORNEAMENTO
Advertisements

Agricultura de Precisão
Medição Angular A técnica da medição não visa somente a descobrir o valor de trajetos, de distâncias, ou de diâmetros, mas se ocupa também da medição dos.
David de moraes junior Márcia batista souza. ARQUITETURAS PROPRIETÁRIAS Apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura.
Usinagem Prof. Me. Eng. Gianpaulo Medeiros Aula 1 Curso técnico em Mecânica - Usinagem Introdução aos Processos de Usinagem.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física HELICÓPTERO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná USINAGEM Prof. Luiz.
Ciclones Operações Unitárias I Equipe: Debora (variaveis) Jussara Arruda (principio de funcionamento e manuntenção) Magaly Almeida (equacionamento e exemplo)
ROSCAS ROSCA É UM ELEMENTO DE MÁQUINA, COMPOSTO DE UMA OU MAIS DE UMA SUPERFÍCIE HELICOIDAL , QUE CONVERTE MOVIMENTO DE ROTAÇÃO EM TRANSLAÇÃO. AS ROSCAS.
Elaborado por: Prof. Fábio J. Corrêa Gianpaulo Alves Medeiros
Dinamômetros Leonardo de Bortolli Nogueira Victor Waszczynski
A Seman atua á 28 anos no mercado industrial e é pioneira em soluções de manipulação de cargas, com fornecimentos nacionais e internacionais. Os produtos.
Disciplina: Processos de Usinagem Prof. Vagner Augusto de Souza
Geometria do Elipsoide
Torneamento CONCEITO O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa.
Prazer, somos a Steelmax
Elementos de máquinas II
Elementos de máquinas II
Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
ONDAS Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
Resistência dos Materiais
Energia e Tipos de energia
de Subsuperfície Métodos Diretos (sondagens)
Manutenção Mecânica.
Classificação e Nomenclatura dos Processos de Usinagem
Escola Estadual Ernesto Solon.
ADSD Introdução.
Mecânica e Mecanização Agrícola
Autores: Lizandro B. de Mello, Paulo V. P. Marcondes
TOPOGRAFIA II TIPOS DE NIVELAMENTO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Escoamento Laminar e Turbulento
Equilíbrio de Corpos Rígidos
Prof. Klecius Celestino
Extrusão.
Orientador: Prof. Dr. Dalberto Dias da Costa
CLUBE DE CIÊNCIAS – Aulão preparatório para a prova do iFF
“PROCESSO DE FABRICAÇÃO E RASTREABILIDADE”
Adriano Martins de Oliveira
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
Capítulo 04: Condução Multidimensional em Regime Permanente
TORNO VERTICAL CNC Alexandre Barbosa Oliveira –
FRESADORA Prof. Elton Ricardo.
Arranjo Físico Celular
ESTÁTICA Introdução às Estruturas Ano Lectivo
SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS Prof: Jorge Fontanella
Centrifugação e Eletroforese
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Movimento Circular Uniforme
Metrologia e Instrumentação Micrômetro
Aula 07 – Matemática II – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Graduação em Engenharia Mecânica
Física Experimental IV – aula 5
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
PARALELISMO.
NO EXPERIMENTO... Pa Pb L Pa= pressão da suspensão
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos Introdução. 3. 2
Isometrias Reflexão, translação e rotação Composição de isometrias.
O Processo de Rotogravura
O Processo Serigráfico
Procedimento analítico
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Processo de Conformação e Usinagem Engº Esp. Prof. Christian Eduardo Moreira de Souza Universidade Paulista UNIP – Araçatuba - SP.
UMA NOVA FORMA DE ESCRITA
Automação da Produção Comando Numérico CAD/CAM
Equação de Bernoulli para fluidos reais
MATEMÁTICA.
ESTACA HÉLICE.
Transcrição da apresentação:

USINAGEM POR TORNEAMENTO

Usinagem O termo usinagem compreende todo processo mecânico onde a peça é o resultado de um processo de remoção de material. Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão entre outros.

Torneamento Processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfícies de revolução com o auxílio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto, a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o referido eixo.

Operações de torneamento: Faceamento; Sangramento; Torneamento longitudinal (ou cilindragem); Torneamento de rosca; Perfilamento, entre outros.

Faceamento Neste caso o movimento de avanço da ferramenta se dá no sentido normal ao eixo de rotação da peça. Tem por finalidade obter uma superfície plana.

Sangramento Movimento transversal como no faceamento. Utilizado para separar o material de uma peça (corte de barras).

Torneamento Longitudinal (cilindragem) Operação de torneamento onde se obtém uma geometria cilíndrica, coaxial ao centro de rotação. Pode ser externo ou interno (geração de um tubo). Superfícies cônicas podem ser obtidas de forma similar, com adequada orientação do carro porta- ferramentas.

Torneamento de rosca Como o próprio nome indica, neste caso, velocidade de corte e avanço são tais a promover o filetamento da peça de trabalho com um passo desejado. Para isto, é preciso engrenar a árvore do cabeçote fixo com o fuso de avanço por meio de engrenagens.

Perfilamento Operação onde uma ferramenta com perfil semelhante àquele desejado avança perpendicularmente ao eixo de rotação da peça.

Tipos de equipamentos A usinagem começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evolui muito com o uso de máquinas de alta precisão, por exemplo chamadas CNC (com comando numérico computadorizado), que são controladas por computador. A precisão de tal máquinas chega a ser tão pequena quanto 1 mícron. Torno paralelo Torno semi-automático de torre Torno automático Torno platô Torno vertical Torno CNC

Tipos de ferramenta Existe muitas ferramentas que são utilizadas no torno para fazer as usinagens. Para cada tipo de torneamento desejado pra fazer na peça a ser obtida existe uma ferramenta conveniente.

Tipos de ferramentas .

Parâmetros de corte Velocidade de corte (vc) [m/min]. Velocidade linear relativa entre a ponta da ferramenta e a peça em rotação. Avanço (f) [mm/rotação] – distância percorrida pela ferramenta por revolução da peça. Permite remoção contínua de material. Profundidade de corte (ap) [mm] - espessura ou profundidade de penetração da ferramenta medida perpendicularmente ao plano de trabalho. Taxa de remoção de material – volume de material removido por unidade de tempo

Parâmetro de corte

Parâmetro de corte .

Vantagens e limitações Rapidez de entrega de um produto; Econômico;

Vantagens e limitações Da uma superfície com rugosidade; Pouca precisão; A questão da segurança do torneador A questão ambiental Dependência da habilidade do torneador

Torno CNC Específico para Torneamento duro e é uma operação de usinagem de acabamento por rotação de peças com mais de 48 HRc de dureza. Operações como torneamentos longitudinais, faceamentos e rosqueamentos podem ser realizadas em tornos CNC. Os tornos CNC devem ser rígidos e as ferramentas de corte mais utilizadas são as pastilhas de cerâmica e CBN. Dependendo do material a ser trabalhado, a usinagem pode ser feita a seco ou utilizando-se óleos solúveis.

Vantagem do torno CNC • Elimina operações de retífica • Produz cavacos em um ambiente limpo • Maior produtividade em relação a operações de retífica • Possibilidade de realizar múltiplas operações em um único ciclo de trabalho • Baixo custo do ferramental • Investimentos muito acessíveis em tornos CNC • Reduz dependência do operador

THE END... BYE BYE... GALERA DO EAPIC... EME 2007 UNIFEI AGRADECE...