Melhoria da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Aluna: Vanessa Reis Santos Orientador: Fábio Renato Manzolli Leite
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 4 Qualificação do.
Adela Margarita Hung Del Toro
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 06 Melhoria da Atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção à saúde.
Aluno: Mabel Merlán Martínez Orientadora: Luzane Santana da Rocha
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da atenção à saúde.
MARIA Eugenia Legra Silot Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
Orientadora: Mônica B. C. Vohlbrecht
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA NA ESF MIMBÓ, AMARANTE/PI
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yaritza Rodríguez Peña
Saúde do Idoso na Unidade Básica de Saúde Paraí, em Paraí, RS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Orientador: Thiago Santos de Souza
CAMILA ROTTA PEREIRA Orientadora: Wâneza Borges Hirsch
Melhoria da atenção à saúde da pessoa idosa na USF Preventório,
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora Lenise Menezes Seerig
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com HAS e/ou DM na unidade PS Estreito, São João de Piauí, PI Autora: Ariadna Alvarez Reyes Orientador: Guilherme.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Deborah Todeschini Orientadora: Alexandra Rosa Martins
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Ana Maria Alvarez Cabrera
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Vanessa Rivero Kindelan
Melhoria da Atenção aos Idosos na UBS de Arroio do Padre,
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da atenção à saúde do idoso na ESF João Paulo II, Caicó/RN
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Aluno: Omar Iribar Salomón Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Melhoria da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na UBS Mato Leitão, Mato Leitão/RS Especializanda: Yanin Blanco Zapata Orientadora: Débora Zanutto Cardillo   Pelotas, 2015

INTRODUÇÃO A saúde da pessoa idosa é de vital importância, pois, com ações de promoção, prevenção, reabilitação e evitando complicações podemos melhorar a qualidade de vida destas pessoas, incentivando a importância da atividade física na prevenção e profilaxias de doenças. (BRASIL, 2013)

INTRODUÇÃO Mato Leitão/RS - 4.620 habitantes Distante 130 Km de Porto Alegre – capital de RS. Cidade com economia predominantemente agrícola

INTRODUÇÃO Estratégia Saúde da Família – com uma equipe População de 2.954 pessoas na área (CAP). População da área adscrita da UBS - 405 pessoas idosas (83% de cobertura pelo CAP) - 334 idosos acompanhados pela UBS. Tem Saúde Bucal Há NASF Atende a população urbana (2 UBS no município)

Antes da intervenção: não tinha registro específico não utilizávamos nenhum Protocolo de saúde da pessoa idosa não era implementado a Caderneta da Pessoa Idosa aos usuários, com grande demanda espontânea desta população Somente 20% dos usuários acompanhados possuíam Avaliação Multidimensional Rápida. Realizávamos grupos, mas sem muita adesão desta população.

Objetivo Melhorar a Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na ESF Mato Leão, Mato Leitão, RS.

METODOLOGIA As ações foram desenvolvidas nos seguintes eixos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

Metodologia/Ações Intervenção de 3 meses. População alvo: Estimativa de 405 idosos Cadastro da população alvo. Atendimento individual na UBS e visita domiciliar. Qualificação/treinamento da equipe

Metodologia/Ações Agendamento de consultas; Identificação de faltosos e busca ativa; Atividade educativa com população; Reuniões de equipe; Monitoramento Avaliação Busca ativa

Metodologia/Ações Cobertura Organização e gestão do serviço Tratamento e acompanhamento odontológico Acolher e cadastrar Organizar a agenda de saúde bucal Periodicidade das consultas previstas Acolhimento Implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa Visitas domiciliares Planilha/registro específico Risco de morbimortalidade Priorizar o atendimento Fragilização na velhice. Papel dos membros da equipe Avaliação da Rede social Orientação nutricional atividade física regular

Metodologia/Ações Engajamento público Qualificação da prática clínica Reuniões com a comunidade sobre: Capacitações da equipe sobre: estratégias saúde bucal atribuição profissional Importância de realização das consultas. para a busca ativa por parte dos ACS Preenchimento dos registros específicos Caderneta hábitos alimentares saudáveis. atividade física regular. higiene bucal

LOGISTICA Protocolo: Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento (BRASIL, 2010). Ficha Espelho Planilha coleta de dados

OBJETIVOS ESPECÍFICOS/METAS Objetivo 1. Ampliar a cobertura do Programa de Saúde do Idoso Meta 1.1. Ampliar a cobertura de atenção à saúde do idoso da área da unidade de saúde para 100%.

RESULTADO = 100% de cobertura Total de 103 (30,8%), 244 (73,1%) e 334 (100%) Ações que facilitaram: busca-ativa e identificação dos ACS para a população-alvo identificação desta população na demanda espontânea – agendamento para a mesma semana.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção ao idoso na Unidade de Saúde Meta 2.1: Realizar Avaliação Multidimensional Rápida de 100% dos idosos da área de abrangência utilizando como modelo a proposta de avaliação do Ministério da Saúde. Meta 2.2. Realizar exame clínico apropriado em 100% das consultas, incluindo exame físico dos pés, com palpação dos pulsos tibial posterior e pedioso e medida da sensibilidade a cada 3 meses para diabéticos. Meta 2.3. Realizar a solicitação de exames complementares periódicos em 100% dos idosos hipertensos e/ou diabéticos. RESULTADO: todas atingiram 100%.

RESULTADOS Meta 2.4: Priorizar a prescrição de medicamentos da Farmácia Popular a 100% dos idosos. Dificuldades: Nem todos os usuários, dentro da complexidade e comorbidades possuem indicação para as disponibilizadas pela farmácia popular.

Objetivo 2 Meta 2.5: Cadastrar 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção. (Estimativa de 8% dos idosos da área). Meta 2.6: Realizar visita domiciliar a 100% dos idosos acamados ou com problemas de locomoção.  Meta 2.7: Rastrear 100% dos idosos para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Meta 2.8: Rastrear 100% dos idosos com pressão arterial sustentada maior que 135/80 mmhg ou com diagnóstico de hipertensão arterial para Diabetes Mellitus (DM). RESULTADO: todas atingiram 100%.

Objetivo 2: Meta 2.9: Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos idosos. Meta 2.10: Realizar a primeira consulta odontológica para 100% dos idosos. RESULTADO: ambas atingiram 100%.

Objetivo 3: Melhorar a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso Meta 3.1: Buscar 100% dos idosos faltosos às consultas programadas. No primeiro mês não apresentamos idosos faltosos nas consultas, mas no segundo e terceiro meses faltaram 5 e 10 usuários, respectivamente, os quais receberam busca ativa junto com as enfermeiras, técnicas de enfermagem e agentes de saúde. RESULTADO: atingido 100%

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Manter registro específico de 100% das pessoas idosas. Meta 4.2: Distribuir a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa a 100% dos idosos cadastrados. RESULTADO: todas as metas atingidas 100%

Objetivo 5: Mapear os idosos de risco da área de abrangência Meta 5.1: Rastrear 100% das pessoas idosas para risco de morbimortalidade. Meta 5.2: Investigar a presença de indicadores de fragilização na velhice em 100% das pessoas idosas. Meta 5.3: Avaliar a rede social de 100% dos idosos RESULTADO: todas as metas atingidas 100%

Objetivo 6: Promover a saúde dos idosos Meta 6.1: Garantir orientação nutricional para hábitos alimentares saudáveis a 100% das pessoas idosas. Meta 6.2: Garantir orientação para a prática regular de atividade física a 100% idosos. Meta 6.3: Garantir orientações sobre higiene bucal (incluindo higiene de próteses dentárias) para 100% dos idosos cadastrados. RESULTADO: todas as metas atingidas 100%

Discussão Diferença: número total estimado pelo CAP de 405 usuários idosos na área adscrita para o número estimado da planilha de coleta de dados que era de 295, por outra lado, encontramos na equipe da UBS 334 idosos. Melhorou a ampliação da cobertura e qualidade Melhorou a adesão dos idosos ao Programa de Saúde do Idoso, Melhorou o registro das informações com a entrega da Caderneta da Saúde da Pessoa Idosa Mapeou os idosos Garantiu as orientações

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem As minhas expectativas : ajudar a população brasileira envolvimento toda a equipe para traçar estratégias projeto pedagógico e guia do especializando apresentamos e avaliamos unidades importância de seguir os princípios do SUS

Fotos de ações durante a intervenção

Fotos de ações durante a intervenção

REFERÊNCIAS BRASIL. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à saúde da pessoa idosa e envelhecimento. Brasília , 2010. 44 p. : il. – (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006, v. 12). Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_saude_pessoa_idosa _envelhecimento_v12.pdf>. Acesso em julho/2015. BRASIL. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 192 p. il. Cadernos de Atenção Básica, n. 19. Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad19.pdf> . Acesso em julho/2015.