Compra e venda em comércio exterior (incoterms)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Advertisements

INCOTERMS Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato.
DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO
Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2010)
INCOTERMS – International Commercial Terms
Termos Internacionais de Comércio (INCOTERMS 2000)
                                               .
O PRODUTO.
INCOTERMS Prof. Fernando Augusto Silva Marins
INCOTERMS Prof. Antonio Carlos Cordeiro Côrtes.
INCOTERMS, Regimes Aduaneiros e Recintos Alfandegados
INCOTERMS Prof. Fernando Augusto Silva Marins
Incoterm Termos ou Condições de Venda
9. INCOTERMS DISCIPLINA: Logística Internacional FONTES:
Incoterm Termos ou Condições de Venda
Por padronizarem, facilitam as negociações e reduzem custos.
ESTOQUE – CONSIDERAÇÕES DE LOGÍSTICA
INCOTERMS Prof. Moacir Danziato
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
Profs. Angello / Carlos / Eduardo / Moacir
Estática comparativa - etapas
Custos em contratos de importação e exportação
INCOTERMS Termos do Comércio Internacional
ORGANISMOS INTERNACIONAIS
As regras Incoterms 2010.
INCOTERMS Numa transação comercial internacional, algumas questões sempre surgem: Quem se encarregará do desembaraço aduaneiro? Quem se encarregará.
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
Características de desempenho
INCOTERMS CCI - Paris.
Contratos Internacionais
Fundamentos do Comércio Exterior
INCOTERMS Definem de forma prática, simples e precisa, os direitos e obrigações mínimas do vendedor e do comprador, quanto a fretes, seguros, movimentação.
O que são Incoterms?.
Administração de Suprimentos e Logística
INCOTERMS Prof. Fernando Augusto Silva Marins
INCOTERMS® 2010 Grupo: Gerson Ramos Lissa Caron Mariana Loyo
FOB - Free on Board (Livre a Bordo)
O que são Incoterms?. Incoterms Versão em vigor: Incoterms Publicados pela Câmara de Comércio Internacional ëdireito privado (=necessária.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
Por que exportar? Maior produtividade - exportar implica aumento da escala de produção, que pode ser obtida pela utilização da capacidade ociosa da empresa.
Transportes e Seguros Internacionais
Incoterms.
Incoterms International Commercial Terms
Profit center 1 MAHLE Metal Leve S.A., 11/02/2008 © MAHLE Aftermarket.
Compra e Venda Mercantil Conceituação Cód. Civil brasileiro 2002 Art Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir.
GESTÃO DE TRANSPORTES Avaliando o desempenho O tempo é a medida mais simples O lead time é uma medida chave no atendimento ao cliente Exemplos : Tempo.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as regras dos Incoterms  O que são  Para que servem.
Incoterms Internacional Commerce Terms
Operação de Transporte Orientador: Tiago Campos da Silva Alunos:Éder Denésio Corrêa Fabio Pessi Johrel dos Santos Rodrigo de Oliveira.
INTCEX 3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA POR QUÊ EXPORTAR? Diversificação de Mercados A exportação é uma continuidade da atividade do mercado.
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 4 PLT Cap. 6 PLT 392 Pagina 104 à 130.
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms)
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada Critérios fiscais e contábeis para avaliação dos estoques 15/10/2010.
Fonte: Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP (2008) TRANSPORTE INTERNACIONAL.
 O regime aduaneiro especial de trânsito é o que permite o Transporte de mercadoria de um ponto a outro do território nacional com suspensão de tributos.
Logística Internacional
Agenda Aspectos Aduaneiros Aspectos Logísticos. Seminário Oportunidades de Negócios e Internacionalização - Argentina Junho 2017.
Prof. Welington Comércio Exterior Prof. Welington
Importação 15 passos.
Adesivo de Medidor de Altura - Para Crianças
Unidade 6 CUSTOS DIRETOS.
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
INCOTERMS.
Operações em Terminais e Armazéns 4º Período
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
CCI e Incoterms.
Direito dos Contratos Seção 4 – Contratos Mercantis
Maneiras de classificar o mercado financeiro
REGIME ADUANEIRO ESPECIAL
Transportes Prof. Márcio Padovani.
Transcrição da apresentação:

Compra e venda em comércio exterior (incoterms) Prof. Odivar Marcos Bonetti

objetivos Compreender as regras dos INCOTERMS - International Commercial Terms (Termos de Comércio Internacional) O que são Para que servem

Incoterm – o que é?

INCOTERMS REGULAM : A distribuição dos documentos. As condições de entrega da mercadoria. A distribuição dos custos da operação. A distribuição dos riscos da operação. INCOTERMS NÃO REGULAM: A legislação aplicável aos pontos não considerados pelo Incoterms A forma de pagamento da operação. Propriedade da Mercadoria. Possíveis falhas existentes no contrato de compra e venda entre as partes.

Ex-Works Significa que o vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no local de origem convencionado e nos prazos estabelecidos. O vendedor não se responsabiliza pelo embarque da mercadoria ou pelo desembaraço para exportação, a menos que tenha sido firmado algum acordo em contrário. O comprador assume todos os custos e riscos envolvidos no transporte da mercadoria do local de origem ao de destino. O "Ex works” representa o item de obrigação mínima para o vendedor e não deve ser usado quando o comprador não está apto a, direta ou indiretamente, cumprir as formalidades de exportação. O termo "Ex." é sempre seguido da indicação do local de entrega da mercadoria: ex- warehouse (ex-armazém), ex-factory (ex-fábrica), ex-mine (ex-mina), ex plantation (ex- plantação).

FAS (LIVRE AO LADO DO NAVIO) Significa que o vendedor encerra suas obrigações no momento em que a mercadoria for colocada ao longo do navio transportador, no cais ou em embarcações utilizadas para carregamento da mercadoria, no porto de embarque designado. O termo FAS exige que o comprador providencie todos os documentos necessários para a exportação e, portanto, não deve ser utilizado quando o comprador não está apto para, direta ou indiretamente, desempenhar tais funções. Este termo só pode ser utilizado no transporte marítimo ou fluvial.

FCA (LIVRE NO TRANSPORTADOR) O vendedor entrega as mercadorias, ao transportador designado pelo comprador, no local nomeado. O local escolhido de entrega possui um impacto nas obrigações de embarque e desembarque das mercadorias naquele local. Caso a entrega ocorra na propriedade do vendedor, este é o responsável pelo embarque. Se a entrega ocorrer em qualquer outro lugar, o vendedor não é responsável pelo desembarque. O termo FCA exige que o vendedor desembarace as mercadorias para exportação e é usado sem restrição do modo de transporte, incluindo multimodal.

FOB (LIVRE A BORDO) Significa que o vendedor encerra suas obrigações quando a mercadoria transpõe a amurada do navio no porto de embarque indicado. Isto significa que o comprador assume todas as responsabilidades a partir do momento em que a mercadoria é colocada a bordo do navio (no convés ou porão). O vendedor tem que preparar a carga para a exportação. Este termo só pode ser utilizado no transporte marítimo ou fluvial.

CFR (CUSTO E FRETE) Significa que o vendedor assume todos os custos, inclusive frete, para transportar a mercadoria até o porto de destino indicado. O risco por perdas ou danos na mercadoria na mercadoria é transferido do vendedor para o comprador no momento em que a mercadoria transpõe a amurada do navio no porto de embarque. O termo CFR (C&F) determina que o vendedor providencie os documentos e prepare a carga para a exportação. Este termo só pode ser usado no transporte marítimo ou fluvial.

CPT (TRANSPORTE PAGO ATÉ...) O vendedor deve entregar as mercadorias, desembaraçadas para exportação, ao transportador designado por ele mas, além disto, o vendedor deve pagar o custo do transporte necessário para levar as mercadorias ao destino nomeado, sendo que, todos os riscos e outros riscos que ocorram depois da entrega das mercadorias é de responsabilidade do comprador. Este termo pode ser usado sem restrição do modo de transporte No caso de transportadores subsequentes usados para o transporte até o destino, o risco transfere-se quando as mercadorias tenham sido entregues ao primeiro transportador.

CIP (TRANSPORTE E SEGURO PAGOS ATÉ...) O vendedor deve entregar as mercadorias, desembaraçadas para exportação, ao transportador designado por ele mas, além disto, o vendedor deve pagar o custo do transporte necessário para levar as mercadorias ao destino nomeado, sendo que, todos os riscos e outros riscos que ocorram depois da entrega das mercadorias é de responsabilidade do comprador. Este termo pode ser usado sem restrição do modo de transporte No caso de transportadores subsequentes usados para o transporte até o destino, o risco transfere-se quando as mercadorias tenham sido entregues ao primeiro transportador.

CIF (CUSTO, SEGURO E FRETE) Significa que o vendedor tem as mesmas obrigações que no CRF e, adicionalmente, a obrigação de contratar o seguro marítimo contra riscos de perdas e danos durante o transporte. O vendedor contrata o seguro e paga o prêmio de seguro. O comprador deve observar que no termo CIF o vendedor somente é obrigado a contratar seguro com cobertura mínima. O termo CIF determina que o vendedor deve providenciar todos os documentos e preparar a mercadoria para a exportação. Este termo só pode ser usado no transporte marítimo e fluvial.

DAT (ENTREGUE NO TERMINAL) Significa que o vendedor completa suas obrigações quando a mercadoria é entregue já descarregada, no terminal (seja aéreo, marítimo ou terrestre). Este termo pode ser usado em qualquer modal

DAP (ENTREGUE “AT PLACE”) Significa que o vendedor completa suas obrigações quando coloca a mercadoria pronta para a importação, à disposição do comprador, no local acertado com o importador, no país de destino. Esse termo pode ser usado em qualquer modal sustituye al DDU, el vendedor entregará la mercancía en un punto convenido del país de destino sin tomar a su cargo las formalidades aduaneras de importación, que queda reservado al DDP.

DDP (ENTREGUE COM DIREITOS PAGOS) Significa que o vendedor completa suas obrigações quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador no local indicado no país importador. O vendedor assume todos os riscos e custos, inclusive impostos, taxas e outros encargos incidentes na importação. Ao contrário termo EXW, que representa o mínimo de obrigação para o vendedor, o DDP representa o máximo de obrigação para o vendedor. Esse termo não deve ser utilizado quando o vendedor não está apto para, direta ou indiretamente, obter os documentos necessários à importação da mercadoria. Caso as partes considerem conveniente excluir das obrigações do vendedor os custos que são cobrados no momento da importação (como, por exemplo, a Taxa de Valor Agregado - TVA), isso deve ser explicitado acrescentando-se à descrição do termo as palavras "Delivered duty paid, VAT unpaid (... local de destino indicado)" Esse termo pode ser utilizado em qualquer modalidade de transporte.