Secretaria de Desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
MOBILIDADE URBANA E ESTACIONAMENTO Enquadramento Jurídico
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
CONSELHO DO IDOSO.
GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Gabinete Civil da Governadoria Superintendência de Legislação. DECRETO Nº 6.249, DE 20 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre a criação.
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
1.
PLANO DE GESTÃO.
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
SANTA CATARINA Santa Catarina ,2 km hab.
NOÇÕES DO PROCESSO LEGISLATIVO COM ENFOQUE NA PESQUISA
A EDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
Conselho Estadual de Assistência Social
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Ministério da Cultura.
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Coordenadoria do Orçamento Participativo
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
OBJETIVO DA CONSOCIAL? OBJETIVO PRINCIPAL A 1º conferência Regional sobre transparência e Controle Social – 1ª CONSOCIAL tem como objetivo principal promover.
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Institucionalização e Gestão da RMBH A Questão Metropolitana e os Desafios do Desenvolvimento Nacional Gustavo Gomes Machado Belo Horizonte Outubro de.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
participação e controle social
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Governo do Estado do Espírito Santo
Lei Complementar nº 111/2011 Institui o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro. Plano Diretor é o instrumento.
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
A experiência da reforma legislativa da RMBH
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Mesa Temática IV Normatização e Sistemas Municipais de Ensino Palestrante: Adriana Paim de Almeida.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Poluição das Águas
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Secretaria de Desenvolvimento
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS Centro de Ciências Humanas Letras e Artes Departamento de Geografia Curso de especialização em Gestão.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Desenvolvimento Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Outubro 2012 Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Criada pela Lei Complementar nº 1.166, de 9 de janeiro de 2012

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano Conselho Consultivo (sub-regiões) Agência Metropolitana Fundo de Desenvolvimento Metropolitano Câmaras Temáticas Câmaras Temáticas Especiais Conselho de Desenvovlimento

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho de Desenvolvimento Empossado em 23 de março de 2012 (São Luiz do Paraitinga) Caráter normativo e deliberativo. 39 prefeitos. Representantes do Estado nas funções públicas de interesse comum. Mandato de 24 meses, permitida a recondução. Participação paritária do conjunto dos municípios em relação ao Estado.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho de Desenvolvimento 1 Presidente 1 Vice-Presidente 1 Secretaria Executiva

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho de Desenvolvimento Atribuições Definir as funções públicas de interesse comum, entre os seguintes campos funcionais: planejamento e uso do solo; transporte e sistema viário regional: a operação de transportes coletivos de caráter regional será realizada pelo Estado, diretamente, ou mediante concessão ou permissão; habitação; saneamento ambiental; meio ambiente; desenvolvimento econômico; atendimento social;

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho de Desenvolvimento Atribuições esportes e lazer; cultura; saúde; educação; planejamento integrado da segurança pública; recursos hídricos; defesa civil e; serviços públicos em regime de concessão ou prestados diretamente pelo Poder Público.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte: Sub-Regiões Conselhos Consultivos

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho Consultivo Composição Representantes do: Poder Executivo Municipal; Poder Executivo Estadual; Poder Legislativo dos Municípios que integram a RM do Vale do Paraíba e Litoral Norte; Poder Legislativo Estadual; Sociedade Civil.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho Consultivo Atribuições Elaborar propostas representativas dos municípios e da sociedade civil, a serem deliberadas pelo Conselho de Desenvolvimento; Propor a constituição de Câmaras Temáticas e de Câmaras Temáticas Especiais; Opinar, por solicitação do Conselho de Desenvolvimento, sobre questões de interesse da RM do Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Câmaras Temáticas e Câmaras Temáticas Especiais Câmaras Temáticas: voltadas ao estudo e discussão das funções públicas de interesse comum; Câmaras Temáticas Especiais: Voltadas à execução de um programa, projeto ou atividade específica. Aglomeração Urbana de Piracicaba – setembro / 2012

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Entidade Autárquica – Agência Metropolitana A ser criada por lei complementar. Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano. Propiciar assessoramento técnico e administrativo ao Conselho de Desenvolvimento. Promover a integração do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum. Elaborar planos, programas, projetos e atividades de interesse comum aos entes da região. EMPLASA: atuação temporária.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Fundo Metropolitano A ser criado mediante decreto. Vinculado à Agência Metropolitana. Financiar e investir em planos, programas, projetos e obras de interesse da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Aplicação de recursos. Conselho de Orientação: 4 representantes do Conselho de Desenvolvimento, sendo 2 representando os municípios. 2 representantes da Agência Metropolitana.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho de Desenvolvimento 1ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento, em São José dos Campos (abril / 2012): Escolha do presidente e do vice-presidente Apresentação do Regimento Interno do Conselho de Desenvolvimento Aprovação de 15 Câmaras Temáticas: planejamento e uso do solo; transporte e sistema viário regional; habitação; saneamento ambiental; meio ambiente;

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho de Desenvolvimento desenvolvimento econômico; atendimento social; esportes, lazer e cultura; turismo; agricultura e agronegócio; saúde; educação; segurança pública; recursos hídricos; defesa civil. Aprovação da Câmara Temática Especial: Câmara Temática de Promoção do Desenvolvimento Socioeconômico das Cidades Históricas

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Conselho de Desenvolvimento 2ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento, em Cruzeiro (maio / 2012): Aprovação das Câmaras Temáticas Especiais: Políticas de Integração dos Municípios Industrializados do Vale do Paraíba e Litoral Norte; Justiça e Cidadania.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Projetos em Andamento Em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo: 1. Estudos na Região do Vale do Paraíba e Litoral Norte para identificação das potencialidades de desenvolvimento, cultura de cooperação, infraestrutura, educação e cidadania, ciência e tecnologia, cadeias econômicas, aspectos institucionais e regulatórios, entre outras.

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Projetos em Andamento 2. Estudos e pesquisas para elaboração de plano de ação com vistas à promoção do desenvolvimento socioeconômico de municípios da RMVale: Arapeí, Areias, Bananal, Canas, Cunha, Igaratá, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Santa Branca, Santo Antonio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga e Silveiras. Obs.: Este projeto nasceu da criação da Câmara Temática de Promoção do Desenvolvimento Socioeconômico das Cidades Históricas

Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte Projetos em Andamento Pela EMPLASA: Levantamento de uso e ocupação do solo predominante e dados socioeconômicos, segundo UITs para os 39 municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – Emplasa – VCP – Luiz José Pedretti – Outubro / 2012 19

Secretaria de Desenvolvimento Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano SA Vice-Presidência Rua Boa Vista, 170 – 2º andar – Bloco I – Centro 01014-000 - São Paulo / SP Tel.: (11) 3293 5314 – www.emplasa.sp.gov.br Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano