História – Gillianne Nunes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Invasões Holandesas no Brasil:
Advertisements

Capítulo 24 - As disputas europeias e suas repercussões no Brasil Invasões francesas e holandesas.
Ordens religiosas.
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
BRASIL COLONIAL SÉCULOS XV - XVII. CONTEXTO: Grandes navegações Mercantilismo (colonialismo) Absolutismo Renascimento cultural Reforma religiosa Contrarreforma.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Administração Colonial As capitanias hereditárias: a privatização da colonização. As capitanias hereditárias: a privatização da colonização. Os direitos.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo Geral e do Brasil História.
GEOGRFIA. A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO A constituição do território brasileiro no período colonial A economia colonial e o uso do território.
Organização Política do Brasil: do período colonial até os dias atuais
Escravidão no Brasil História Unidade 7 4º Ano.
INVASÕES NO PERÍODO COLONIAL
25 de Abril de 1974 Diogo Martins Nº7 6ºJ.
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
A HISTÓRIA DO BRASIL Brasil Colônia Ameaças externas.
América Espanhola Independência do Haiti
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL COLONIAL –
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
A Primeira Guerra Mundial ( )
GUERRA E ACOMODAÇÃO: os ataques estrangeiros no Brasil (I)
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
INVASÕES HOLANDESAS NO NORDESTE BRASILEIRO- SÉCULO XVII
A presença portuguesa em África
Brasil holandês.
O Império Inglês.
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
A GUERRA FRIA MITOS DA GUERRA FRIA 1º) o da superioridade da URSS;
FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA
INVASÃO HOLANDESA O ESTUDO DA HISTÓRIA NOS AJUDA A INTERPRETAR O PASSADO DE MANEIRA MAIS “ PLURAL,” OU SEJA, A PARTIR DOS DIVEROS PONTOS DE VISTA ENVOLVIDOS.
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A gênese geoeconômica do território brasileiro
A liberdade guiando o povo
COLAPSOS NO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
O DESAFIO DA ADMINISTRAÇÃO COLONIAL NA AMÉRICA PORTUGUESA
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
Processos de independência na América Espanhola
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
Colonização – conceitos básicos
LIMITES E FRONTEIRAS TERRITORIAIS DO BRASIL
Cosmopolitismo de lisboa e Sevilha
AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL
HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO
O BRASIL PRÉ-COLONIAL ( )
Os principais fluxos migratórios
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Movimentos nativistas e separatistas
América Anglo-Saxônica
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
Preparatório EsPCEx História Geral
Crise do Antigo Sistema colonial:
AMÉRICA PORTUGUESA: BRASIL
Os grandes ciclos migratórios
América Portuguesa Aula 2
América Portuguesa Aula 0
Colonização Portuguesa na América
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Brasil Colônia União Ibérica. União Ibérica (1580 – 1640) Fatores: Império colonial em todo mundo Poderio espanhol (Domínio dos mares) Desaparecimento.
Geografia – 8ª série Unidade de Trabalho 1 Prof°: Tiago
O Processo de independência do Brasil
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL
MULTICULTURALIDADE.
Transcrição da apresentação:

História – Gillianne Nunes O Brasil Holandês História – Gillianne Nunes

•No período em que ocorreram as duas invasões holandesas no Brasil, a Holanda estava sob domínio da Espanha. • Em 1579 os holandeses declaram independência, porém, sem o reconhecimento do país basco. • A guerra entre Holanda e Espanha durou até 1648. • Com isso teve início o embargo espanhol, no qual a Holanda ficou proibida de se relacionar comercialmente com as áreas de dominação espanhola, inclusive o Brasil. • A Holanda reagiu ao embargo criando, em 1602, a Companhia das Índia Orientais, que tinha como objetivo a exploração de áreas conquistadas pelos espanhóis na Ásia e na África. • Isso forçou a Espanha a assinar a Trégua dos Doze Anos, acordo que durou de 1609 a 1621.

• Com o término da trégua e as novas restrições impostas pela corte espanhola, os países criaram a Companhia das Índias Ocidentais(1621). • Assim, começaram as colônias espanholas na América, dentre as quais estava o Brasil.

Primeira invasão Holandesa • Ocorreu na Bahia. • O almirante Jacob Willekens e seus comandados invadiram a Bahia, que na época era sede do Governo Geral do Estado do Brasil. • A reação dos portugueses e brasileiros veio com o bispo D. Marcos Teixeira e Matia de Albuquerque, um administrador colonial português, irmão do donatário da Capitania de Pernambuco. • Iniciada uma guerrilha, o avanço holandês foi impedido, porém, estes já haviam conquistado a cidade de Salvador. • Mas a presença dos holandeses no Brasil não durou muito. No ano de 1625, a Jornada dos Vassalos, esquadra lusoespanhola, conseguiu expulsar os holandeses com ajuda dos brasileiros.

Segunda invasão Holandesa • Ocorreu no Pernambuco • O ano era 1630 e uma tripulação liderada por Diederik van Waerdenburch desembarcou em Olinda com 70 embarcações e iniciou a invasão. • O responsável pela capitania era Matias de Albuquerque, que iniciou nova guerrilha contra os holandeses. • O maior conflito foi na Baía da Traição em 1631, quando o espanhol D. Antônio de Oquendo afundou afundou a embarcação do almirante holandês Adrian Jansen Pater •  Apesar da vitória espanhola, um brasileiro chamado Antonio Domingos Calabar teria traído o governo brasileiro dando dicas sobre cidades do litoral nordestino para os holandeses. • Para equilibrar os interesses de invadidos e invasores, já que a guerra apenas causava prejuízo para os latifundiários e para os holandeses, foi instaurado o Governo de Nassau, que durou de 1637 a 1644

Características do Governo de Nassau Conquista de Sergipe e Maranhão Criação da Câmara dos Escabinos Vinda de artistas e intelectuais da Europa Urbanização do Recife Monopólio do mercado escravista Liberdade religiosa Financiamentos aos Senhores de Engenho

• Em 1644, Nassau demitiu-se por discordar com alguns interesses da Companhia das Índias Ocidentais. • Neste período, a Companhia e a Holanda passavam por sérios e problemas. Para supri-los, começaram a exigir demais dos Senhores de Engenho. • Isso deu início à Insurreição Pernambucana, movimento para expulsar os holandeses do Brasil. • Liderada por André Vital de Negreiros e outros comparsas, a Insurreição conseguiu expulsar os holandeses em 1654