da criação espontânea… à inteligência artificial… Qual é a nossa Origem? Qual o nosso Destino?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espiritismo e as Filosofias Esotéricas
Advertisements

Porque Só Deus tem o atributo da Unidade? Em que sentido?
A DIMENSÃO RELIGIOSA Análise e compreensão da experiência religiosa.
 A história da criação… 1. O livro dos Génesis… Génesis – tradução grega do nome hebraico Bereshît que quer dizer na cabeça ou no princípio… este livro.
O Sagrado e suas expressões. 1. Panteísmo 2. Politeísmo 3. Monoteísmo 4. Neopanteísmo 5. Ateísmo.
TEMA 16: AS JUSTIÇAS FEDERAL E DOS ESTADOS MEMBROS AULA 15 DATA: PROFESSOR: ANTONIO IANOWICH FILHO.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
Mito e Filosofia Prof. Abimael F Silva. Problema Inicial A filosofia nasceu realizando uma transformação gradual sobre os antigos mitos gregos ou nasceu.
HÁ VIDA DEPOIS DA MORTE Imortalidade
Distorções e Consequências
ORIGENS COMO TUDO COMEÇOU.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE DAS CAUSAS PRIMÁRIAS.
Capítulo 35 Unidade da Fé na Igreja Adventista do 7º. Dia
Campo Unificado da Consciência
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS DA CRIAÇÃO 1ª P Cap. III
Desde a Criação ao Pentecostes
A Quinta Medida EBJ – Maria Eugenia 04/03/2017.
Lição 1 “Criados por Deus”.
Santo Agostinho.
“Pois como a mulher proveio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.”
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
O LIVRO DOS ESPÍRITOS DAS CAUSAS PRIMÁRIAS
AGOSTINHO DE HIPONA (354 – 430) 
Introdução ao estudo da Psicologia
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
Filosofia dos estoicos
FILOSOFIA MEDIEVAL.
Filosofia patrística e medieval
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
ZOROASTRISMO.
Arte Popular.
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 2
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Tomo: 1 Módulo: III Roteiro: 1
Como explicava-se a origem da matéria, do mundo, da vida?
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 1
Tomo: 1 Módulo: III Roteiro: 1
João
A Influência dos Gregos na filosofia medieval
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
ETERNIDADE ELEIÇÃO ACASO PREDESTINAÇÃO ARBÍTRIO PODER BÍBLIA FÉ BÍBLIA
Atributos da divindade
Atributos da divindade
O Existencialismo e a Questão da Liberdade
Agostinho de Hipona ( d.C.).
SENHOR Pela Criação.
“TEETETO” ESSENCIAL ACIDENTAL MATÉRIA FORMA POTÊNCIA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Santo Agostinho 06/12/2018.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
A Luz do mundo.
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
FEVEREIRO.
A FAMÍLIA E SUAS CRENÇAS
Aula 2. Estruturas mitológicas da Grécia clássica: o Período Homérico.
Professora elisa santos meier
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Preexistência de Cristo
Religião e estado Capítulo 8.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
24 de agosto de 2019.
Transcrição da apresentação:

Tertúlia / tema: ORIGEM – Ciência e Religião dia 24 de Janeiro (quarta-feira) – 21.00 h.

da criação espontânea… à inteligência artificial… Qual é a nossa Origem? Qual o nosso Destino?

O Universo tem uma Origem (pressuposto) 1 O Universo tem uma Origem (pressuposto) 1. Conceito Linear (judaico-cristã) 2. Conceito cíclico (grega e oriental)

Estes dois Conceitos provocaram um choque tremendo entre a cultura e a filosofia grega e a tradição judaico-cristã, segundo a qual Deus criou o Universo num momento preciso a partir do qual os acontecimentos se desenvolvem de forma unidimensional. No Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim considera-se a eternidade do Universo ou a sucessão de Universos a Universos e de Criações a Criações… representa-se o Ano da V.’.L.’. 000.000.000º (Luz Eterna) (Robert Ambelain)

Nesta tradição judaico-cristã, o Criador é independente da sua criação Nesta tradição judaico-cristã, o Criador é independente da sua criação. A existência de Deus não implica pois a existência do Universo… Assim, a Bíblia coloca um debate sobre dois problemas do ponto de vista científico: 1. a relação de Deus com o tempo 2. a relação de Deus com a matéria

1. a relação de Deus com o tempo Stº Agostinho afirma que Deus fez o mundo “com o tempo” e não “no tempo”. Mas assim, o que faria Deus antes da Criação? E estando fora do tempo, porque criaria ele o que quer que seja? Os defensores de um Deus eterno iludiram estas questões preferindo imaginar um Deus vigilante sobre a criação em cada instante da sua existência. (Teísmo)

2. a relação de Deus com a matéria Colocou dificuldades doutrinais comparáveis. Alguns mitos da criação descrevem um Cosmos nascido de um caos primordial. Neste caso a matéria precede e é ordenada num acto de Criação sobrenatural. (esta posição era partilhada pelos gnósticos que consideravam a matéria corrompida e portanto como um produto do diabo e não de Deus).

Deísmo, Teísmo, Panteísmo … O emprego genérico do termo ‘Deus’ pode gerar confusão. A crença num ser divino (Principio divino, Causa Primeira, etc,) ou seja, na primazia de um Princípio causal de ordem superior, que está na Origem do universo sem tomar parte activa no desenrolar dos acontecimentos, denomina-se Deísmo. No oposto o Teísmo - a crença num Deus revelado, criador do universo mas que toma parte activa no funcionamento do mundo. Em ambos, “Deus” transcende o universo físico. No Panteísmo não existe essa “fronteira” tudo faz parte de Deus e Deus está em tudo. Os mitos pagãos supõem a existência da matéria e de um ser divino – são pois dualistas. O cristianismo apoia-se numa doutrina de criação “ex-nihilo”. A origem de todas as coisas, visíveis e invisíveis é pois atribuída a um acto criador livre de Deus.

O RAPMM é de inspiração deísta “As nossas Grandes Constituições não afirmam a existência de Deus e impõem ainda menos admitir essa afirmação… (O Rito não admite o dogma). No artº 1º se diz apenas: A Franco-Maçonaria do Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraim… tem por base essencial a crença numa Potência Suprema expressa e invocada sob o nome de Grande Arquitecto do Universo.” … (*) “Durante milénios qualificou-se este Princípio Superior com o nome de Deus. Actualmente, os físicos denominam-no como ‘Campo de criação pura’ ou ‘campo unitário’. Nós o qualificamos como ‘Princípio ordenador que se pode invocar sob cem nomes diversos’ e que ‘a razão humana é tão incapaz de definir como de negar’ porque nos parece que preside à Ordem do Cosmos e está na Origem de todas as manifestações que aí se desenrolam.” (Willy Raemakers, “Chemin de Vie, Chemin de Connaissance”) (*) No artº 2º acrescenta: “Ela não impõe qualquer limite à livre procura da VERDADE…”