FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)
Advertisements

ESPAÇO GEOGRÁFICO: Localização Capítulo 4.
Geografia.
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO. COORDENADAS GEOGRÁFICAS São um conjunto de linhas imaginárias traçadas sobre o globo que permitem localizar qualquer ponto.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
CARTOGRAFIA PROF° ISRAEL FROIS. COORDENADAS GEOGRÁFICAS Latitude – Paralelos (0° a 90° N e S) Longitude – Meridianos (0° a 180° L e O)
DOCENTE: ALBERTON FAGNO
1 FUNDAMENTOS TEÓRICOS DE GEOTECNOLOGIAS MÓDULO I - ELEMENTOS DE CARTOGRAFIA AULA 04- Sistemas de Projeção Cartográfica Discentes: Ma. Kaíse Barbosa de.
GEOMETRIA PLANA CIRCUNFERÊNCIA PROFESSORA JULIANA SCHIVANI.
Curvas de Nível Prof.: Tule César Barcelos Maia. Curvas de Nível Interseção da superfície terrestre com planos horizontais paralelos e equidistantes É.
GEOPROCESSAMENTO: Fundamentos Teóricos
Prof. João Fernando C. da Silva Departamento de Cartografia
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
Medições – parte I: Precisão.
Geometria do Elipsoide
AS FORMAS DE LOCALIZAÇÃO
Área superficial = 70,7% massas líquidas 29,3% terras emersas
Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia
A localização absoluta
Goniologia Azimutes e Rumos
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Análise da distribuição e correlação espacial entre variáveis dendrométricas de um plantio florestal com uso da Geoestatística Camile Söthe.
ESCALAS Uma carta ou mapa, só estará completa se trouxer seus elementos devidamente representados. Esta representação gera dois problemas: A necessidade.
EAL ESTATÍSTICA, PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS
Ciências da Natureza e suas
TOPOGRAFIA II TIPOS DE NIVELAMENTO.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE TOPOGRAFIA II
Métodos de Levantamento Poligonação
Formação Acadêmica Científica Cultural Matmídia.
A ciência e a arte de representar a superfície terrestre
Sistema Solar Satélites Estrela: Sol 8 planetas Asteroides Cometas
Métodos de Levantamento Poligonação
Cartografia A cartografia é um conjunto de operações científicas, artísticas e técnicas produzidas a partir de resultados de observações diretas ou de.
Semelhança de Triângulos 10/12/2016
Medidas de Distância.
Laboratório 2 de Fundamentos de Física e Matemática Revisão das atividades do Lab anterior: Plot de Graficos – Maximos locais e globais.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA” Duração do Dia e as Estações
Óptica Geométrica Lentes delgadas
Sistema de Coordenadas
REPRESENTAÇÃO DA SUPERFÍCIE DA TERRA
Capítulo 4 A representação das paisagens e do espaço geográfico
Contato: Professor: Sérgio Contato:
Aula 07 e 08 - Funções Definição de função, representação de funções, função crescente e decrescente, função linear , polinomial, racionais e algébricas.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos esféricos
EXPLORAR CARTAS.
Coordenadas geográficas
AULAS 10 E 11 ASSUNTO: GEOMETRIA ANALÍTICA ALEF E ADRIANA.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Espelhos esféricos
O que você deve saber sobre
A localização absoluta
FUNÇÕES (Aula 7) MATEMÁTICA Prof.Rafael Pelaquim Ano 2011
Geografia -Localização-ROSELI BARAÇAL todos os anos
Centro de Divulgação da Astronomia Observatório Dietrich Schiel
Referencial e posição 11º ano [Imagem: Techpoint.ng]
Fatores e elementos climáticos Aula 2
NOÇÕES BÁSICAS DE CARTOGRAFIA
Mestrado Profissional em Física Médica
PROJEÇÕES.
A localização absoluta
Desenho Aplicado à Automação e Controle
ESPELHOS ESFÉRICOS.
FÍSICA Maria Clara, Yanna Patriota e Luís Henrique.
1 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DEFINIÇÃO: GREGO TOPOS = LUGAR GRAPHEN = DESCREVER “É a ciência que estuda a representação detalhada de uma superfície limitada.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Espelhos Esféricos Prof. Luciano Soares Pedroso.
ORIENTAÇÃO CARTOGRÁFICA
CARTOGRAFIA GEOGRAFIA 6º ANO Profª Márcia Apostila 1 – CAPÍTULO 5.
O Planeta Terra As estações do ano.
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DE TOPOGRAFIA AULA 2 LOURDES REGINA LOPES

INTRODUÇÃO ETAPAS DO TRABALHO DE TOPOGRAFIA Planejamento (estudo do local, tipos de equipamentos, métodos); Trabalho de campo; Processamento (coordenadas, volumes); Mapeamento ou representação; IMPORTÂNCIA Obras de engenharia; Estradas; Pontes; Barragens Terraplanagem; Irrigação Projetos ambientais

Topografia X Geodésia Topografia: tem por finalidade mapear uma pequena porção daquela superfície (área de raio até 30km); Geodésia: tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade.

DIVISÕES DA TOPOGRAFIA TOPOMETRIA Planimetria; Altimetria; TAQUEOMETRIA TOPOLOGIA FOTOGRAMETRIA AGRIMENSURA

TOPOMETRIA Técnicas e procedimentos para obtenção de medidas (ângulos e distâncias) para determinar posições relativas na superfície terrestre. PLANIMETRIA Posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y); ALTIMETRIA Determinação da cota ou altitude (coordenada Z); Curvas de nível; PLANIALTIMETRIA Planimétrico + Altimétrico

TAQUEOMETRIA TOPOLOGIA Medidas calculadas por trigonometria; Triângulo retângulo; TOPOLOGIA Interpretação da superfície externa; Descrição das formas do relevo.

FOTOGRAMETRIA AGRIMENSURA Obtenção de medidas: observação e interpretação fotografias; Tamanho de áreas, características físicas do terreno; Reconhecimento de áreas em grandes projetos. AGRIMENSURA Levantamento ligados a medições agrárias padrões.

ERROS DE OBSERVAÇÃO Condições Ambientais: Variações vento, temperatura; Instrumentais: Imperfeição no ajuste dos equipamentos; Falta de calibração Pessoais: Falta de atenção; Cansaço; Executar mais de uma leitura.

ERROS DE OBSERVAÇÃO Erros grosseiros: Engano na medição, leitura errada, identificação alvo; Desatenção do observador, falha do equipamento; Erros de anotação, contagem de lances. Erros sistemáticos: Efeito da temperatura; Medição com medidor eletrônico de distâncias. Erros acidentais: Erros permanecem com a correção dos outros; Tendem a neutralizar quanto maiores forem amostras; Inclinação da baliza; Erro na hora da mira.

PRECISÃO E ACURÁCIA Precisão: Ligado a repetição das medidas; Ligada ao grau de aderência das observações em relação ao seu valor verdadeiro.

SISTEMA DE COORDENADAS Coordenadas Cartesianas: Sistema de eixos com duas retas perpendiculares, com início na origem (ponto 0); (abscissa, ordenada) = (X,Y) A=(10,10); B=(15,25); C=(20,-15);

SISTEMA DE COORDENADAS Desenhe os gráficos a seguir. 1) gráfico 1: A (1,5); B (2,3); C (3,2); D (4,3); E (5,5) 2) Gráfico 2: A (1,1); B (1,3); C (3,3); D (3,4); E (4,5); F (4,1) Agora calcule a área do polígono obtido. ) Gráfico 3: A (10,10); B (10,30); C (20,30); D (40,60); E (40,30); F (50,30); G (50,10).

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) MERIDIANOS - São círculos máximos que, em conseqüência, cortam a TERRA em duas partes iguais de pólo a pólo. Sendo assim, todos os meridianos se cruzam entre si, em ambos os pólos. O meridiano de origem é o de GREENWICH (0º). A leste de Greenwich os meridianos são medidos por valores crescentes até 180º (L ou E) e, A oeste, suas medidas são decrescentes até o limite de – 180º (O ou W). OESTE LESTE

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) PARALELOS - São círculos que cruzam os meridianos perpendicularmente, isto é, em ângulos retos. Apenas um é um círculo máximo, o Equador (0º). Os outros, tanto no hemisfério Norte quanto no hemisfério Sul, vão diminuindo de tamanho à proporção que se afastam do Equador, até se transformarem em cada pólo, num ponto (90º). O equador é o paralelo que divide a Terra em dois hemisférios. O 0º corresponde ao equador, “Abaixo” do Equador temos o hemisfério SUL; e as latitudes SUL “Acima” do Equador o hemisfério Norte; e as latitudes NORTE O 90ºN corresponde ao pólo norte e o – 90ºN ao pólo sul NORTE SUL

LATITUDE E LONGITUDE Localização de pontos como referência modelo esférico; LATITUDE Desde paralelo de origem (Equador) até ponto considerado; Hemisfério norte (+), hemisfério sul (-). LONGITUDE Desde o meridiano de origem (Greenwich) até o ponto considerado; Leste de Greenwich (0º a 180º); oeste de Greenwich (0º a 180º)

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Trata-se do sistema mais antigo de coordenadas. Nele, cada ponto da superfície terrestre é localizado na interseção de um meridiano com um paralelo. Suas coordenadas são a latitude e a longitude

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo. Exemplo: Determinando um Ponto na Superfície terrestre - 0º de latitude Com - 0º de longitude

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo. Exemplo: Determinando um Ponto na Superfície terrestre - 20º de latitude Norte Com - 60º de longitude Leste

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo. Exemplo: Determinando um Ponto na Superfície terrestre - 100º de latitude SUL Com - 181º de longitude OESTE ?

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo. Exemplo: Determinando um Ponto na Superfície terrestre - 15º de latitude SUL Com - 45º de longitude OESTE BRASIL

ESCALA CARTOGRÁFICA

A proporção entre a terra e seu mapa chama-se escala. ESCALA CARTOGRÁFICA A escala é uma proporção matemática, ou seja, uma relação numérica entre o mapa e a realidade que ele representa A proporção entre a terra e seu mapa chama-se escala.

ESCALAS “Relação entre o valor da distância medida no desenho e sua correspondente no terreno” Representação em papel da superfície terrestre; Distância desenho: 5cm; distância terreno 0,5 km; Qual a escala:?

ESCALAS Tamanho: Escala grande: Denominador pequeno (1:100, 1:200); Pequenas áreas; Mais detalhes Escala pequena: Denominador grande (1:10.000; 1:500.000); Áreas grandes; Menos detalhes;

ESCALAS Qual das escalas é maior: 1:1.000.000 ou 1:1.000? Qual das escalas é menor: 1:10 ou 1:1.000?

Cada 1 cm no mapa equivale a 50 km na superfície real. Escala gráfica Cada 1 cm no mapa equivale a 50 km na superfície real. Escala numérica 1: 100 000 Levando em consideração o exemplo, cada 1 cm no mapa equivale 100 000 cm na superfície real, ou seja, 1 cm no mapa é igual a 1 km na superfície real.

Exemplo:

Exemplo: A distancia entre a cidade A e a cidade é de 5cm, no mapa a escala é de 1:300000. Qual a distancia real? A distancia entre a cidade A e a cidade B no mapa é de 7cm, a distancia real é de 350 km. Qual a escala utilizada?