Ferramentas da educação online UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Ferramentas da educação online GRADUANDAS: Jennifer de Araujo Xavier - jennifer.ax@live.com Neusa Santos Gaspar - neusagaspar@yahoo.com.br
Marco Silva Sociólogo e doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Autor dos livros Sala de aula interativa (Rio de Janeiro, 2000) e Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on-line (Madrid, 2005). Coordenador dos livros Educação online (São Paulo, 2003) e Avaliação da aprendizagem em educação online (São Paulo, 2006). Autor de diversos textos sobre educação, pós- modernidade, interatividade e tecnologias digitais. Pesquisa sobre sala de aula interativa presencial e online, docência online, aprendizagem na cibercultura e avaliação da aprendizagem em cursos online
EDUCAR NA CIBERCULTURA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA EM CURSOS ONLINE Este texto é a versão modificada de um paper apresentado no X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho, em Portugal, 2009.
Interfaces da cibercultura Cibercultura quer dizer modos de vida e comportamentos assimilados através da vivência histórica e informática mediando a comunicação e a informação via internet. Fonte: slade shared. Disponível em:http://image.slidesharecdn.com/educaoecibercultura-121115151327-phpapp02/95/educao-e-cibercultura-1-638.jpg?cb=1352992882.
Interface é o nome para o modo como ocorre a “comunicação” entre duas partes distintas e que não podem se conectar diretamente. Interfaces online: O professor pode utilizar-se de interfaces online para melhorar o desempenho do docente e aprendizagem, através do chats, fórum, a lista de discussão e blog. Fonte: gettyimages. Disponível em: <http://media.gettyimages.com/photos/smiling-male-instructor-giving-a-lecture-in-computer-lab-picture-id487457290?s=170667a>.
Chat - É um espaço de bate papo síncrono ( que ocorre ao mesmo tempo)que utiliza a interatividade entre os alunos e professor. Fonte: shutterstock. Disponível em: <http://www.shutterstock.com/pic-432236353/stock-vector-chat-concept-illustration-of-young-people-using-mobile-gadgets-such-as-tablet-pc-and-smartphone-for-texting-messages-each-other-via-internet-flat-big-letters-chat-and-guys-and-women-stan.html?src=K0oms_TZFp7baSJ86KaM_Q-1-0>.
Fórum - É um espaço online de discussão em grupo assíncrono ( que não ocorre ao mesmo tempo) onde o professor provoca os alunos a discutirem através de um texto. Fonte: Fórum Pretônio. Disponível em: <http://forumdopetronio.com.br/wp-content/uploads/2016/08/forum.jpg>.
Lista de discussão - É um espaço online que reúne uma comunidade virtual por email, onde os participantes enviam email de modo que todos possam interagir entre si. Fonte: slideshare. Disponível em: <http://image.slidesharecdn.com/listadediscussoxfrumdediscusso-090911132918-phpapp01/95/lista-de-discusso-frum-de-discusso-e-um-tiquinho-de-mdias-sociais-5-728.jpg?cb=1252675812>.
Blog - É um diário online onde o responsável publica vídeos, histórias, notícias, etc, onde tem a opção de liberar a participação de colaboradores que terão acesso como ele. Fote: Blog - Fórmula Lucrativa. Disponível em: <http://formulalucrativa.com.br/tag/monetizar-blog/>.
Referência SILVA, M. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista digital de tecnologia cognitivas. Número 3. Janeiro-Junho/2010.