Ferramentas da educação online

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas de comunicação
Advertisements

Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PROJETO.
O Board of European Students of Technology é uma organização Europeia que tem como principal objectivo potenciar a aprendizagem e a internacionalização.
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Você já conhece as ferramentas que estarão à sua disposição para a mediação com os alunos? Então venha comigo!
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Quadro de Oportunidades
Reinaldo Portal Domingo Ymiracy Nascimento de Souza Polak
Angelita Marçal Flores
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Comunidade de Aprendizagem
Pesquisa em Educação Ambiental
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Tutoria e Interação em Educação a Distância
Espaços da Web 2.0.
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
NOVAS TECNOLOGIAS 4.4 COMUNICAÇÃO.
ASSOCIAÇÃO JURÍDICA DE BRAGA
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Tecnologias de Informação e Comunicação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Passo a passo SIGAA Versão para alunos
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB MATRÍCULA WEB CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PASSO A PASSO.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas Édison Trombeta.
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Imersivas e Interativas
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
EDUCAÇÃO CORPORATIVA:
Márcia Figueiredo Consultor EAD
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Maria Lúcia Aguiar Teixeira Antonio Luís Oliveira Rocha
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Capacitação para professores
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Joinville - SC, mês de ano
AULA INAUGURAL 03 de Fevereiro de 2014 SEJAM BEM VINDOS!
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
TÍTULO DO TRABALHO EIXO: XXX RESUMO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
APRENDIZAGEM COLABORATIVA UM EXPERIMENTOUTILIZANDO O GOOGLE DOCS
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E NO TRABALHO
Escritas literárias: reflexão estética, política e tradução
Matemática na Área 2 – Uma proposta Semipresencial
Criação e Partilha de Conteúdos Digitais ALMADA maio de 2019
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO (FONTE 70 A 90)
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ASSIS - FATEC Curso de Gestão Comercial
Transcrição da apresentação:

Ferramentas da educação online UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Ferramentas da educação online GRADUANDAS: Jennifer de Araujo Xavier - jennifer.ax@live.com Neusa Santos Gaspar - neusagaspar@yahoo.com.br

Marco Silva Sociólogo e doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Autor dos livros Sala de aula interativa (Rio de Janeiro, 2000) e Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on-line (Madrid, 2005). Coordenador dos livros Educação online (São Paulo, 2003) e Avaliação da aprendizagem em educação online (São Paulo, 2006). Autor de diversos textos sobre educação, pós- modernidade, interatividade e tecnologias digitais. Pesquisa sobre sala de aula interativa presencial e online, docência online, aprendizagem na cibercultura e avaliação da aprendizagem em cursos online

EDUCAR NA CIBERCULTURA: DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCÊNCIA EM CURSOS ONLINE Este texto é a versão modificada de um paper apresentado no X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia na Universidade do Minho, em Portugal, 2009.

Interfaces da cibercultura Cibercultura quer dizer modos de vida e comportamentos assimilados através da vivência histórica e informática mediando a comunicação e a informação via internet. Fonte: slade shared. Disponível em:http://image.slidesharecdn.com/educaoecibercultura-121115151327-phpapp02/95/educao-e-cibercultura-1-638.jpg?cb=1352992882.

Interface é o nome para o modo como ocorre a “comunicação” entre duas partes distintas e que não podem se conectar diretamente. Interfaces online: O professor pode utilizar-se de interfaces online para melhorar o desempenho do docente e aprendizagem, através do chats, fórum, a lista de discussão e blog. Fonte: gettyimages. Disponível em: <http://media.gettyimages.com/photos/smiling-male-instructor-giving-a-lecture-in-computer-lab-picture-id487457290?s=170667a>.

Chat - É um espaço de bate papo síncrono ( que ocorre ao mesmo tempo)que utiliza a interatividade entre os alunos e professor. Fonte: shutterstock. Disponível em: <http://www.shutterstock.com/pic-432236353/stock-vector-chat-concept-illustration-of-young-people-using-mobile-gadgets-such-as-tablet-pc-and-smartphone-for-texting-messages-each-other-via-internet-flat-big-letters-chat-and-guys-and-women-stan.html?src=K0oms_TZFp7baSJ86KaM_Q-1-0>.

Fórum - É um espaço online de discussão em grupo assíncrono ( que não ocorre ao mesmo tempo) onde o professor provoca os alunos a discutirem através de um texto. Fonte: Fórum Pretônio. Disponível em: <http://forumdopetronio.com.br/wp-content/uploads/2016/08/forum.jpg>.

Lista de discussão - É um espaço online que reúne uma comunidade virtual por email, onde os participantes enviam email de modo que todos possam interagir entre si. Fonte: slideshare. Disponível em: <http://image.slidesharecdn.com/listadediscussoxfrumdediscusso-090911132918-phpapp01/95/lista-de-discusso-frum-de-discusso-e-um-tiquinho-de-mdias-sociais-5-728.jpg?cb=1252675812>.

Blog - É um diário online onde o responsável publica vídeos, histórias, notícias, etc, onde tem a opção de liberar a participação de colaboradores que terão acesso como ele. Fote: Blog - Fórmula Lucrativa. Disponível em: <http://formulalucrativa.com.br/tag/monetizar-blog/>.

Referência SILVA, M. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista digital de tecnologia cognitivas. Número 3. Janeiro-Junho/2010.