Tecnologias da Informação e Comunicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à INFORMÁTICA
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação
Modulo 16 trabalho FILIPE CABRAL. Placa de rede  Uma placa de rede (também chamada adaptador de rede ou NIC, do acrônimo inglês Network Interface Card)
Tecnologias da Informação e Comunicação
Leonardo Estrela, nº20, 10ºITM. Índice Introdução Periféricos de Entrada Joystick Exemplos de Joystick.
Oficina de Informática
1) Para que serve o HD de um computador? a) b) c) d) Para Gravar arquivos em CD Para rodar DVD Para gravar dados e programas do computador Para gravar.
Prof. Paulo Barreto O hardware são as partes concretas de uma máquina, como o gabinete, o teclado, o mouse, a impressora, o disco.
SEMINÁRIO TÉCNICO Novos Produtos Impulsionados pela Impressão Digital Impresso interativo: Conectando o impresso às mídias eletrônicas.
HARDWARE (Parte II). 2 Hardware – Memória  Componente de um sistema de computação cuja função é armazenar informações que são (ou serão) manipuladas.
TRABALHO DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES
Técnico em Eletrotécnica Disciplina: Informática 2. Hardware: Componentes Básicos e Funcionamento Elaborado por: Prof. Ronaldo Apresentado por: Prof. Gustavo.
DISCIPLINA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA Prof. Eliane Primeiro semestre de 2011.
David de moraes junior Márcia batista souza. ARQUITETURAS PROPRIETÁRIAS Apenas um fabricante lança produtos compatíveis com a sua própria arquitetura.
São memórias absolutamente indispensáveis ao funcionamento do sistema informático (ROM e RAM) Memória ROM Memória RAM Memórias Principais.
Unidade 2 Conceitos Gerais Hardware. HARDWARE Unidades de Entrada Unidades de Saída Memória Principal Memória Auxiliar CPU Sistema Central Periféricos.
MANUTENÇÃO DE MICRO- Partes do Computador
INFORMÁTICA PARA ADMINISTRADORES
IFAC1 Hardware e software.
Os componentes do computador
Introdução à Computação
CHIPSET O que é um chipset? Quais suas funções?
Soluções Básicas em informática
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
Sua função é a interconexão entre componentes
Ciências da Natureza e suas
/07/ Memórias RAM Memória ROM Memoria Cache Interfaces
Comandos da Linguagem C
Arquitetura e organização de computadores
Arquitetura de Computadores
Mais interatividade e diversão nas suas viagens!
Redes de Telecomunicações I
Teoria Computação Gráfica
Disciplina: Manutenção e organização de Computadores
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROF. BRUNO DE CASTRO H. SILVA
Prof. Wellington Franco
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
Placas On-Board e Off-board Barramentos Fabricantes e Cd de Instalação
Arquitetura de Computadores
Funções de um computador
Arquitetura de Computadores
1 Introdução aos COMPUTADORES Profª Alda Vagarinho.
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
NOÇÕES DE HARDWARE.
Tecnologias e Linguagens
Alessandro D. R. Fazenda CONECTORES Alessandro D. R. Fazenda
Representação dos dados
Trabalho realizado: Inês Pereira nº11 Ernesto Cunha nº18
Técnicas de Transmissão
INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL
ESCOLA ESTADUAL TÉCNICO INDUSTRIAL PROFESSOR FONTES
Desenho Técnico Moderno
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Software.
Curso Técnico em Informática
Roteiro Sistemas de Computação Hardware Sistema Central Periféricos.
A UCP e suas conexões (barramentos)
Multimídia Conceitos Básicos (Parte I)
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Informática Básica Introdução a informática básica FUNCIONAMENTO
Arquitetura de Computadores
Prof. Wilian Soares Lacerda DCC - UFLA
MEMORIAS RAUL DIAZ ROSAS.
Introdução à Lógica Programável
Instituto Educacional Cecília Meireles Prof.º Daniel Augusto de Oliveira CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO INFORMÁTICA APLICADA.
Apresentando o Equipamento REP Fábio Rocha
GUI Em informática, interface gráfica (abreviadamente, a sigla GUI, do inglês Graphical User Interface) é um mecanismo de interacção entre utilizador e.
Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
 Não? Tudo Bem!  O periférico é todo e qualquer.
Transcrição da apresentação:

Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 1 Conceitos básicos de Informática, Computadores e outras Tecnologias de Informação 1.4. Os dispositivos de entrada e saída mais comuns.

Introdução Nesta apresentação, aprenderá a reconhecer os principais periféricos ou dispositivos de entrada/saída de dados/informação. 1.4.1. Teclado 1.4.2. Rato 1.4.3. Câmaras digitais (fotográfica e de vídeo) 1.4.4. Digitalizador (scanner) 1.4.5. Monitores (ecrãs) e placas gráficas 1.4.6. Impressoras 1.4.7. Dispositivos de entrada/saída de dados e/ou informação

Dispositivos de Entrada Os dispositivos ou periféricos de entrada convertem a informação introduzida pelo utilizador em sequências próprias de bits, capazes de serem interpretados pelo processador. Principais dispositivos de entrada de dados: Teclado; Rato; Scanner; Leitor de código de barras; Câmara digital; Caneta ótica; Microfone.

1.4.1. Teclado O teclado pode ser dividido em quatro áreas distintas 1. Funções 2. Alfanumérico 3. Edição 4. Numérico Ligam-se ao computador através de conectores que estão na motherboard (ex:PS2, USB). Existem ainda, teclados sem fio em que os dados são transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

1.4.2. Rato (mouse) O rato possui dois botões e no centro, uma esfera de rolamento. Nos portáteis podem utilizar-se outros dispositivos semelhantes como o “trackpoint” e o “touchpad”. Tal como os teclados, ligam-se ao computador através de conectores que estão na motherboard (ex:PS2, USB) hoje em dia existem, ratos com e sem fios.

1.4.3. Câmaras digitais As máquinas fotográficas digitais de hoje permitem não só fazer fotografias como também pequenos filmes com ou sem som. A informação (fotografias e filmes) é gravada em memórias secundárias como cartões de memória (memory cards) As câmaras digitais de vídeo permitem captar imagens (estáticas ou dinâmicas) e também podem ser ligadas a um computador para comunicação em direto através da Internet ou outra rede.

1.4.4. Digitalizador (scanner) O Scanner ou digitalizador de imagens permite fazer a leitura ótica de dados em papel, negativos fotográficos e outros e convertê-los em formato digital. Há vários tipos de scanners, incluindo o “all-in-one” que para além de scanner é também impressora, fotocopiadora e fax. A sua qualidade pode ser medida pela capacidade de leitura ótica, geralmente avaliada em pontos por polegada (dpi, dots per inch). Quanto maior for esse número melhor será a qualidade das imagens obtidas.

Dispositivos de Saída É através dos dispositivos ou periféricos de saída que os dados processados pelo processador são transmitidos para o exterior. Principais dispositivos de saída de informação: Ecrã ou Monitor e respetivas placas gráficas; Impressoras; Projetor de Vídeo ou Imagem;

1.4.5. Monitores e placas gráficas Existem cinco tipos de ecrãs de computador: Monitor de Raios Catódicos (CRT) Ecrã de Cristais Líquidos (LCD) Plasma Touchscreen (ecrã sensível ao toque) OLED (expositor orgânico emissor de luz) https://www.youtube.com/watch?v=VenG8TF90yA A placa gráfica tem como principal função (em ligação com o processador e as memórias) tratar a informação e transferi-la para o ecrã. Existem placas gráficas com um processador específico para a aceleração do tratamento de dados.

1.4.6. Impressoras São dos dispositivos mais utilizados. Permitem imprimir em papel, transparências (acetatos), e outros materiais. Existem vários tipos de impressoras, mas os principais são: Impressoras Matriciais ou de Agulhas; Impressoras de Jacto de Tinta; Impressoras Laser. Plotters Impressoras 3 D As matriciais estão em desuso por serem ruidosas e de pouca qualidade de impressão. As laser são as que têm melhor qualidade de impressão e maior velocidade, no entanto são as mais dispendiosas. A maior parte dos utilizadores tem impressoras de jacto de tinta.

1.4.7. Dispositivos de entrada/saída Os dispositivos, ou periféricos, de entrada e saída tanto permitem efetuar a entrada como a saída de dados. Ou seja, são dispositivos capazes de canalizar informação do exterior para o interior do computador e vice-versa. Os principais são: Drive de leitura/escrita de CD e DVD; Modem; Touchscreen (ecrã sensível ao toque); Placa de Rede

1.4.7. Dispositivos de entrada/saída O que é um modem? Modem é junção das palavras: modulador e demodulador. É um dispositivo eletrónico que modula um sinal digital numa onda analógica, pronta a ser transmitida pela linha telefónica, e que demodula o sinal analógico e o reconverte para o formato digital original. Utilizando uma conexão à Internet ou a outro computador.

1.4.7. Dispositivos de entrada/saída O que é uma placa de rede? A placa de rede (chamada Network Interface Card em inglês) faz parte da interface entre o computador e o cabo da rede. A função de uma placa de rede é a de preparar, enviar e controlar os dados para a rede. 

1.4.7. Dispositivos de entrada/saída Drive e Driver Drive: dispositivo utilizado para fazer a leitura de algum meio externo, como, por exemplo um CD, um DVD ou ainda a leitura de um disco rígido. É um dispositivo físico, ou seja, faz parte do hardware. Driver: significa “motorista” em inglês . É mais ou menos isso que um driver faz: o driver “dirige” ou instala um componente de hardware de forma a que este comunique com o sistema operacional.

Verifica os teus conhecimentos: Num teclado, onde se situam, geralmente, as teclas de funções? Diz a que se destinam, fundamentalmente, as seguintes teclas: Caps Lock; Backspace; Del. Enumera dois dispositivos que, nos computadores portáteis, podem substituir o rato. O que é um scanner? Distingue placa gráfica de monitor. Enumera os tipos de impressoras mais comuns no mercado atual. O que é um modem; Distingue Drives de Drivers