SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia.
Advertisements

SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases.
Formação dos solos: fatores e classes
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Estrutura Interna da Terra
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
Definição É um complexo composto de materiais minerais e orgânicos que recobre a camada superficial da crosta terrestre. São normalmente originados pela.
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
Globalização e Meio Ambiente. Problemas Ambientais do séc. XXI Desmatamento.
- Abalos Sísmicos - Terremotos - Vulcões - Chuvas - Rios - Vento - Neve - Mar - Intemperismo - Homem.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Pré-Vestibular Apostila 1
Terra: um planeta mutante
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
DOMÍNIOS, BIOMAS E ECOSSISTEMAS BRASILEIROS
AGENTES DO RELEVO.
Domínios morfoclimáticos
Agricultura Prof. Cisso.
Capítulo 5 ROCHAS E MINERAIS.
CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE SOLOS
Estrutura geológica Brasil
A Dinâmica da Litosfera
Formação e uso do solo.
MODELANDO O RELEVO TERRESTRE.
Ciências Naturais – 5.o ano
Planícies: Planície Amazônica Oriente Médio.
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
Formação vegetal 6º Ano.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
ORIGEM DO SOLO Página 359.
A VIDA NO SOLO Página 111.
SISTEMA BRASILEIRO DE CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Substrato SOLO Em Pedologia (ciência que estuda os solos), o solo é o meio natural capaz de suportar o crescimento das plantas. É constituído essencialmente.
A Terra: estrutura geológica
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
MECÂNICA DOS SOLOS Capítulo 1 – Origem dos Solos Prof. Dr. João Paulo Souza Silva.
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
ROCHAS E MINERAIS.
Trabalhos marcantes sobre o comportamento dos solos já foram desenvolvidos em séculos passados, como os clássicos de Coulomb, 1773, Rankine, 1856 e Darcy,
Intemperismo químico, físico e biológico e pedogênese do solo.
A Dinâmica da Litosfera
Rochas e solos Prof. Marcelo.
As rochas, o solo e os seres vivos
e suas características
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
POLIEDRO CADERNO HEXA – FRENTE 02 AULA 7 – PÁGINA 215.
SOLOS Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia.
Propriedades, Tipos e Características Mariane Biteti.
Geologia: Estrutura e idade da Terra
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Agentes externos 6º Ano.
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Composição do Solo.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Transcrição da apresentação:

SOLOS Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos Parte mais superficial da crosta terrestre. Trata-se de um complexo composto de mineral, material orgânico e gases. Pedologia – ramo da geografia que estuda os solos

Formação do solo Decomposição da rocha (intemperismo) Químico Físico Originam os componentes minerais Material orgânico Húmus SOLO Responsável pela fertilidade do solo

Horizontes do Solo

Os horizontes e suas características É o horizonte superficial pode conter mais de 20% de matéria orgânica em diferentes graus de decomposição – Solo Humífero A Apresenta grande quantidade de material decomposto e misturado com minerais. Sofre perda de minerais pesados como Ferro e Alumínio através da lixiviação – Solo Aluvial B Pouco afetado pela erosão natural e pela ação do homem. Pobre em matéria orgânica e rico em material mineralógico. Solo Eluvial C Chamado de regolito, material decomposto, oriundo da rocha matriz. Solo pobre.

Classificação dos solos Quanto a origem: Eluviais ou Zonais: Quando o solo se forma a partir do intemperismo local, ou seja, decomposição da rocha matriz local. Principais características: Tem o fator climático como principal elemento de formação. São solos maduros, ou seja, possui horizontes B.

Aluviais ou Azonais: Quando se formam a partir de sedimentos oriundos de outros locais e transportados através dos rios e ventos. Principais características: Não se apresentam bem desenvolvidos São geralmente de horizonte A. Típicos de regiões de Várzea.

Intrerzonal ou orgânico: Quando se formam a partir da erosão local e de sedimentos trazidos de outros locais. Principais características: Sofrem ação de um agente local. Horizonte O.

Os principais solos férteis do Brasil e do mundo Terra Roxa – Café Massapê – Cana de Açucar

Os principais solos férteis do Brasil e do mundo Loess - China Tchernozion - Ucrânia

Empobrecimento do solo: Lixiviação; Assoreamento; Desmatamento; Queimadas; Desertificação; Lixo; Exploração excessiva - Laterização.