ESPIRITUALIDADE INACIANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
Advertisements

Proposta Pastoral 2006.
PREPARAÇÃO PARA A CONFIRMAÇÃO OU SACRAMENTO DO CRISMA
COMPROMISSO CRISTÃO.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
A bendita entre as mulheres
ASSEMBLEIAS REGIONAIS
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Bíblia e Catequese A catequese, por excelência, é a atividade da transmissão da Revelação contida na Sagrada Escritura.
COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES
A Alegria do Evangelho.
Encaminhamento para o AGIR
Bem-vindo/a.
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor como eu também guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor”. Jo 15,10.
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
A MÍSTICA DO ANIMADOR E DA ANIMADORA VOCACIONAL
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
I. Teologia do Discipulado e a Manifestação dos Dons Espirituais.
Departamento Arquidiocesano da Catequese
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR
O PROJETO DE VIDA DE JESUS
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
Espiritualidade adesão a Cristo e à Igreja Espiritualidade do Agente Espiritualidade: É uma dimensão da pessoa humana que traduz o modo de viver característico.
Eucaristia, Sacramento da Caridade
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
Maria – A Serva do Senhor
Igreja: comunidade de comunidades
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO?.
† ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Espiritualidade do Catequista
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
2º Versão Aprovados pela Assembléia Mundial em Guadalajara no dia 7 de setembro de 1990.
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
1.
Parte 1 − A CVX Feita por Jovens Maduros Trimestre de Inverno-2009.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
Hebreus 5 Jesus desafia a maturidade
13º DOMINGO COMUM - SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
A Liturgia continua o tema do CHAMADO.
A liturgia deste último Domingo do Advento refere-se repetidamente ao projeto de vida plena e de salvação definitiva que Deus tem para oferecer aos.
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
8,. 8, COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO SENHOR VENHA ME VISITAR? 23 DE DEZEMBRO DE 2012.
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
Solenidade DO BATISMO DO SENHOR
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
«Vimos o Senhor»..
Trindade: o Deus vivo do amor. O Deus crucificado da compaixão, o Deus libertador da vida, Deus em feminino, o Deus que rompe as cadeias, a companhia.
Formação Catequética Catequista.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
E porque não ser Padre? Dia Mundial da oração pelas Vocações.
Professor Doutor Jacinto Núñez Regodón Universidade Pontifícia de Salamanca.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
Tema e Lema do Ano 2013 Esta apresentação é uma síntese do Texto Base do Tema e do Lema do Ano
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Transcrição da apresentação:

ESPIRITUALIDADE INACIANA PRINCÍPIOS GERAIS CVX & ESPIRITUALIDADE INACIANA Intro breve ao que vamos fazer Celebração mais longa e complicada de entender Celebração extremamente rica cheia de simbolismo Com imensas referências aos momentos mais importantes da história do Povo de Deus Cada gesto tem um significado muito profundo, sempre orientado num sentido – a Salvação que a Ressurreição significa Escola de Animadores 06 Março2013

Uma espiritualidade… propõe uma maneira de ler o Evangelho e de procurar pô-lo em prática traça um retrato de Jesus e uma forma específica de seguimento e identificação com Ele

Uma espiritualidade implica… uma imagem de Deus e da sua relação com a criação uma forma de olhar o mundo e de actuar nele uma maneira de rezar uma escolha de estilo de vida um modo de construir a identidade pessoal como vocação um modelo de Igreja

A espiritualidade inaciana assenta na experiência de Inácio de Loyola (1491-1556), fundador da Companhia de Jesus A CVX Propõe, a leigos comprometidos, uma forma estruturada de irem moldando a sua vida segundo a espiritualidade inaciana, crescendo, pelo caminho de Inácio, em maturidade cristã, através do esforço individual apoiado na comunidade

PRINCÍPIOS GERAIS DA CVX Grandes linhas mestras daquilo que é o específico da CVX: Fundamento Espiritualidade Carisma Estilo de vida Intro breve ao que vamos fazer Celebração mais longa e complicada de entender Celebração extremamente rica cheia de simbolismo Com imensas referências aos momentos mais importantes da história do Povo de Deus Cada gesto tem um significado muito profundo, sempre orientado num sentido – a Salvação que a Ressurreição significa

Preâmbulo Carisma Vida e organização da Comunidade Estrutura dos PGs A iniciativa de Deus (chamamento) PG 4 PG 5 PG 6 PG 7 PG 8 PG 9 Carisma A nossa resposta (vocação) PG 10 PG 11 PG 12 PG 13 PG 14 PG 15 Vida e organização da Comunidade As circunstâncias

No princípio, foi o olhar.... Como é o meu olhar sobre o mundo? PG1 “As Três Pessoas Divinas, contemplando toda a Humanidade, decidem dar-se completamente a todos os homens e mulheres e libertá-los de todas as suas cadeias. Por amor, o Verbo encarnou e nasceu de Maria, a Virgem pobre de Nazaré.” No princípio, foi o olhar.... Olhar de misericórdia, e compaixão que cura e reconcilia… Como é o meu olhar sobre o mundo?

Que suscita uma resposta.... PG1 “Por isso nós, membros da Comunidade de Vida Cristã, escrevemos estes Princípios Gerais para nos ajudarem a fazer nossas as opções de Jesus Cristo e a participar por Ele, co Ele e n’Ele, nessa iniciativa amorosa que expressa a fidelidade de Deus.” Que suscita uma resposta.... Com que ardor e radicalidade desejo responder ao Dom de Deus?

movida pelo amor, a partir da realidade concreta... PG2 A lei interior do amor que o Espírito inscreve em nossos corações: expressa-se a si mesma de maneira nova em cada situação da vida diária; respeita o que há de singular em cada vocação pessoal; possibilita-nos ser abertos e livres, sempre à disposição de Deus. movida pelo amor, a partir da realidade concreta... Deixo-me conduzir pelo Espírito? Sinto Deus presente no meu quotidiano?

… um desejo ardente de conhecer Jesus e fazer nossas as Suas opções... PG4 A Nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais, que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na Comunidade de Vida Cristã a sua particular vocação na Igreja. … um desejo ardente de conhecer Jesus e fazer nossas as Suas opções... Que desejo tenho de conhecer e seguir a Jesus Cristo?

...um coração que sente por dentro a desordem do mundo... PG4 O nosso objectivo é tornarmo-nos cristãos comprometidos, dando testemunho, dentro da Igreja e da sociedade, dos valores humanos e evangélicos que afectam a dignidade da pessoa, o bem-estar da família e a integridade da criação. Estamos particularmente conscientes da necessidade premente de trabalhar pela justiça através de uma opção preferencial pelos pobres e de um estilo de vida simples, que expresse a nossa liberdade e solidariedade com eles. ...um coração que sente por dentro a desordem do mundo... Que apelo sinto a trabalhar pela justiça e pelos mais pobres?

...um coração que deseja viver integrado. PG4 A fim de preparar mais eficazmente os nossos membros para o testemunho e o serviço apostólico, especialmente no nosso ambiente diário, reunimos em comunidade pessoas que sentem uma necessidade mais urgente de unificar a sua vida humana, em todas as suas dimensões, com a plenitude da sua fé cristã de acordo com o nosso carisma. Procuramos atingir esta unidade de vida em resposta ao chamamento de Cristo a partir de dentro do mundo em que vivemos. ...um coração que deseja viver integrado. Preciso do testemunho de outros para caminhar?

PG5 A espiritualidade da nossa Comunidade está centrada em Cristo e na participação no Mistério Pascal. Brota da Sagrada Escritura, da liturgia, do desenvolvimento doutrinal da Igreja e da revelação da vontade de Deus através dos acontecimentos do mundo de hoje. Dentro do contexto destas fontes universais, consideramos os Exercícios Espirituais de Santo Inácio como a fonte específica e o instrumento característico da nossa espiritualidade. Reconhecemos particularmente a necessidade da oração e do discernimento pessoal e comunitário, do exame de consciência diário e do acompanhamento espiritual, como meios importantes para buscar e encontrar a Deus em todas as coisas. Quero descobrir-me a mim e ao meu lugar no mundo através da oração?

A união com Cristo leva à união com a Igreja PG6 A união com Cristo leva à união com a Igreja onde Cristo, aqui e agora, continua a sua missão de salvação. Partilhando a riqueza de ser membros da Igreja, participamos na liturgia, meditamos a Escritura e aprendemos, ensinamos e promovemos a doutrina cristã. Este sentido de Igreja impele-nos a uma colaboração criativa e concreta na obra de fazer avançar o Reino de Deus na Terra. Sinto-me em união com a Igreja?

Estamos vinculados pelo nosso compromisso comum PG7 O dom de nós mesmos encontra a sua expressão num compromisso pessoal com a Comunidade Mundial, através de uma comunidade local livremente escolhida. Estamos vinculados pelo nosso compromisso comum e o nosso estilo de vida comum. A nossa responsabilidade em desenvolver os vínculos da comunidade não pára na comunidade local, mas estende-se à Comunidade de Vida Cristã Nacional e Mundial, às comunidades eclesiais de que fazemos parte, a toda a Igreja e a todas as pessoas de boa vontade. Desejo fazer parte de um corpo que partilha um mesmo estilo de vida?

A nossa vida é essencialmente apostólica. PG8 Como membros do Povo de Deus peregrino, recebemos de Cristo a missão de ser suas testemunhas diante de todas as pessoas, pelas nossas atitudes, palavras e acções. A nossa vida é essencialmente apostólica. O campo da missão da CVX não conhece limites. Já descobri que modelo de vida desejo seguir? Onde me sinto enviado

PG9 A cooperação de Maria com Deus começa com o seu Sim no mistério da Anunciação-Encarnação A cooperação de Maria na missão do seu filho, continuada ao longo de toda a sua vida, inspira-nos a uma entrega total a Deus em união com ela Estou disposto a fazer da minha vida um Sim incondicional à vontade de Deus?

Por onde passa o Sim à CVX... Como é o meu olhar sobre o mundo? Com que ardor e radicalidade desejo responder ao Dom de Deus? Deixo-me conduzir pelo Espírito? Sinto Deus presente no meu quotidiano? Que desejo tenho de conhecer e seguir a Jesus Cristo? Que apelo sinto a trabalhar pela justiça e pelos mais pobres? Preciso do testemunho de outros para caminhar? Quero descobrir-me a mim e ao meu lugar no mundo através da oração? Sinto-me em união com a Igreja? Desejo fazer parte de um corpo que partilha um mesmo estilo de vida? Já descobri que modelo de vida desejo seguir? Desejo fazer da minha vida um Sim incondicional a Deus?