Dinâmica e Estática da Partícula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Advertisements

DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Interacção gravitacional
Material de Apoio Dinâmica.
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
Material de Apoio Interacção Gravítica.
O gráfico que se segue traduz o movimento retilíneo de um corpo de massa 3Kg.
DINÂMICA.
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Laboratório de Física Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
Física I 2009/2010 Aula 04 Forças e Movimentos II A 3.ª Lei de Newton.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
FÍSICA 12. Dinâmica.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 13. Gravitação Universal.
Dinâmica Dinâmica - Pesquisa e estuda as causas que produzem e modificam os movimentos. Na Dinâmica aparece uma série de conceitos bastante intuitivos.
LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina GRAVITAÇÃO -A lei da Gravitação de Newton -Energia Potencial Gravitacional -As Leis de Kepler.
LIVRO 2 - CAPÍTULO 2 LEIS DE NEWTON. 1ª LEI DE NEWTON: LEI DA INERCIA.
MECÂNICA TÉCNICA Técnico em Automação Industrial Profº Marcos Nascimento Leis de Newton.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6)
Corpos rígidos: Sistemas equivalentes forças 2014 Profº Osvaldo Kojiro Iha.
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
Forças Tipos de grandezas Dennis Cox/ Shutterstock.
CAPITULO 8 Flexão Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos Materiais.
Metodologia nas aulas teóricas
Fundamentos de Mecânica
Isaac Newton Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo.
Física Lorena e Paulo.
Centro de Gravidade Prof. Talles Mello.
Mecânica IV Estática Jandaia do Sul 2017
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Ciências da Natureza e suas tecnologias - FÍSICA
Mecânica Geral I Introdução Edmundo Sahd Neto.
Método do Trabalho Virtual
Forças Forças gravíticas Massa e Peso
Estudando para o ENEM de forma Invertida
(UFRGS) Um bloco de massa 1 kg move-se retilineamente com velocidade de módulo constante igual a 3 m/s, sobre uma superfície horizontal e sem atrito. A.
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
Estudando Dinâmica Aluno: Mateus Brito Turma: 2º ano M03 E.E.E.F.M Prof.ª Filomena Quitiba.
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
Cap. 06 – Movimento de Corpos próximo a superfície terrestre.
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
Força de atrito Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
CAPITULO 2 Equilíbrio dos Corpos Deformáveis Resistência dos Materiais DEMGi - Departamento de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial Resistência dos.
As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton?
Gravitação universal.
Professora Paula Melo Silva
Física Gravitação.
Modelagem Matemática na Física
Capítulo 1: Tensão.
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
Decomposição de Vetores
Prof. ANDRÉ ANTUNES.
VETORES PROFESSOR : MARCELO ALANO
Estática dos Sólidos e dos fluidos PROF.: EVALDO RIBEIRO DO NASCIMENTO JÚNIOR.
Profª Jusciane da Costa e Silva
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
DINÂMICA Roneles de Santana. DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda os movimentos relacionados com as forças que atuam nos corpos. A força de atração.
Transcrição da apresentação:

Dinâmica e Estática da Partícula …porque os objectos se movem.. …ou não!!

No final deste capítulo deves ser capaz de: explicar o significado das grandezas físicas Força e Massa aplicar as leis de Newton na determinação do estado de movimento de partículas descreve as principais forças que actuam em partículas em situações do dia-a-dia decompor forças segundo eixos seleccionados de acordo com o seu movimento distinguir massa inercial de massa gravítica determinar o estado de equilíbrio de um corpo através da resultante das forças aplicadas descreve o conceito de peso aparente e de gravidade artificial.

Mecânica Newtoniana Dinâmica estuda relação entre o movimento e as suas causas Estática estuda os equilíbrios de Forças Newton estabeleceu a relação entre força e aceleração tendo deduzido a lei da Gravitação Universal e as três leis do movimento Mecânica Newtoniana não se aplica a todas as situações Isaac Newton (1642-1727)

1ª Lei de Newton – Lei da Inércia Corpos parados tendem a ficar parados, corpos em movimento tendem a manter o seu movimento (velocidade)

Massa e Força MASSA (kilograma) – Propriedade dos corpos que nos indica a grandeza da sua resistência à alteração do seu estado de movimento (massa inercial). FORÇA (Newton) – Grandeza física que traduz a magnitude de uma interacção capaz de alterar o estado de movimento de um corpo Exemplo das duas esferas de massa diferente a caírem para a Terra. Qual é mais importante a massa ou a intensidade da interacção

Alteração na velocidade 2ª Lei de Newton Alteração na velocidade FORÇA ~ ACELERAÇÃO MASSA A alteração do movimento será tanto maior quanto maior for a FORÇA aplicada ao corpo A alteração do movimento será tanto menor quanto maior for a MASSA do corpo

2ª Lei de Newton FORÇA ~ = ACELERAÇÃO MASSA A alteração do movimento será tanto maior quanto maior for a FORÇA aplicada ao corpo A alteração do movimento será tanto menor quanto maior for a MASSA do corpo

2ª Lei de Newton = O somatório das FORÇAS aplicadas a um corpo é igual ao produto da sua MASSA pela sua ACELERAÇÃO 1ª Lei de Newton

Equilíbrio de Translação Equilíbrio Estático Equilíbrio Dinâmico

Algumas Forças Particulares Força Gravitacional Forças Fundamentais Força Electromagnética Força Nuclear Forte Força Nuclear Fraca Peso x y z Escala marcada em peso ou em massa É a força necessária para impedir um corpo de cair por acção da gravidade

Algumas Forças Particulares Força Normal Tensão Quando um corpo pressiona uma superfície esta reage empurrando o corpo com uma força normal, FN Quando uma corda (ou cabo) presa a um corpo é puxada esticada, o corpo fica sujeito a uma força T com a direcção da corda e o sentido para fora do corpo

Algumas Forças Particulares Força de Atrito Atrito Estático Atrito Cinético A força de atrito é uma força provocada pela superfície de deslizamento, é paralela a essa superfície e opõe-se ao movimento Direcção da tentativa de movimentação Os coeficientes de atrito só podem ser determinados experimentalmente

3ª Lei de Newton Quando dois corpos interagem, as forças aplicadas nos corpos provocadas por cada um, são sempre iguais em magnitude e opostas em sentido + -

Diagrama de corpo Livre Velocidade Terminal

Diagrama de corpo Livre

Exemplo Um homem arrasta um caixote puxando por uma corda. A força que este exerce sobre a corda é de F=450 N, estando esta inclinada um ângulo de θ=38º. A força de atrito exercida pelo solo é de 125 N. Calcule a aceleração do caixote se: a sua massa for 310 kg; o seu peso for 310 N.

Exemplo A figura mostra um corpo de massa M=3.3 kg ligado por uma corda que passa por uma roldana a um segundo bloco de massa m=2.1 kg. Quer a corda quer a roldana têm massas desprezáveis em relação aos corpos e o corpo M desloca-se sem atrito. Calcule: A aceleração do bloco M; A aceleração do bloco m; A tensão na corda Calcule a aceleração do conjunto se μe=μc=0.2.

Força Centrípeta No movimento circular uniforme Pela 2ª Lei de Newton

Exemplo Igor é um cosmonauta que se encontra na Estação Espacial Internacional em órbita à volta da Terra a uma altitude, h, de 520 km e com uma velocidade constante, v, de 7.6 km/s. A sua massa é de 79 kg. (considere RT=6.37x106 m) Qual é a sua aceleração; Qual a força exercida pela Terra.

FIM