Ambientes Confinados Profº Irineu Golin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço confinado / Espaços Restritos e NÃO Restritos
Advertisements

CONTEÚDO DO PROGRAMA.
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Informação importante! Repassem!. PASSE em um BANHEIRO antes de viajar, andar de carro, motocicleta, onibus, etc.
ENTRADA E PERMANÊNCIA EM ESPAÇOS CONFINADOS.  DIVULGAR AS EXIGÊNCIAS PARA A ADEQUADA PROTEÇÃO DO PESSOAL FRENTE AOS RISCOS DA ENTRADA E TRABALHOS EM.
ESPAÇO CONFINADO A NOVA NORMA DA ABNT.
Caracterização da insalubridade Para caracterizar a insalubridade basta que o trabalhador esteja exposto a agente ambiental (nocivo à saúde) e que tal.
(47) Localizado na Rua Biguaçu,151 – Saguaçu – Joinville – SC (47) Localizado na Rua Biguaçu,151.
ESPAÇO CONFINADO TREINAMENTO NR 33 SEGURANÇA. No passado os mineiros costumavam levar pássaros para as minas. Era uma precaução fundamental para evitar.
Extintor veicular. O único equipamento de segurança adequado para combater um princípio de incêndio veicular é o Extintor automotivo. Por lei, ele é obrigatório.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
Classificação dos Métodos de Ensino:
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
NR 26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA.Padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho.
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA - 1º SEMESTRE
TB 100%.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Normas regulamentadoras (NR-19 / NR-20)
1.4. Economia atómica e química verde
Poluição do ar em ambientes internos
The Multitasking myth Handling Complexity In Real-world Operations
Poluição no Ar e Poluição do Solo
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
RISCOS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
MANTRA NA IMPORTAÇÃO AÉREA.
Formações Falécio Lda..
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
EXTINTORES DE INCÊNDIO
GASES AULA Nº 3 – 1º/2017 CURSO: Engenharia Civil Semestre: 3º
Kroton Educacional Universidade uniderp (Unidade Matriz)
Oficina de Proteção Infantil
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Introdução à análise combinatória
ENTRADA E PERMANÊNCIA EM ESPAÇOS CONFINADOS Paula E. Scardino Mancebo ENTRADA E PERMANÊNCIA EM ESPAÇOS CONFINADOS Paula E. Scardino Mancebo.
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
Protocolo de observação
ENTRADA EM AMBIENTES CONFINADOS
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Iluminação de Emergência
PREVENÇÃO CONSTRUTURAL CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO 1 INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 15 SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA.
 A atitude corporal pode ser considerada com base do triangulo de acidentes e do sistema de gestão de segurança.  O COMPORTAMENTO esta na base do triângulo.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
NR 18.
Qualificação organizacional, energética e de segurança e saúde no trabalho da indústria agroalimentar Projeto 04/SIAC/2015 – SIAC Caraterização.
NOÇÕES MATEMÁTICAS Cálculo da disponibilidade e mantenabilidade do sistema ou equipamento na manutenção.
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
Espaço confinado É qualquer área não projetada para ocupação continua, à qual tem meios limitados de entrada e saída, e na qual a ventilação existente.
1.Trabalho em Altura 2.Veículos Automotores 3.Equipamentos Móveis 4.Bloqueio e Sinalização 5.Movimentação de Carga 6.Espaço Confinado 7.Proteção de Máquinas.
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
GOIANA – PERNAMBUCO - BRASIL. PERMISSÃO DE TRABALHO ? PERMISSÃO DE TRABALHO ? É uma autorização prévia por escrito em nome da Jeep, das atividades consideradas.
CAUSAS DE ACIDENTES NA INDUSTRIA DA COSTRUÇÃO CIVÍL.
Segurança em Unidades de Processo
Enquadramento jurídico da SHST e conceitos fundamentais
ENTRADA E PERMANÊNCIA EM ESPAÇOS CONFINADOS.  DIVULGAR AS EXIGÊNCIAS PARA A ADEQUADA PROTEÇÃO DO PESSOAL FRENTE AOS RISCOS DA ENTRADA E TRABALHOS EM.
BEM VINDOS! Treinamentos TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Ambientes Confinados Profº Irineu Golin Alunas: Emanuele, Estela, Isadora

O QUE É UM AMBIENTE CONFINADO?

Uma área fechada com as seguintes características: sua função primária é qualquer uma que não seja ocupação humana; tem entradas e saídas restritas, e, pode conter riscos potenciais ou conhecidos.

Ambientes Confinados ROTEIRO Indicação. Riscos.

Ambientes Confinados A aeronave torna-se um ambiente confinado em voo, pois as saídas tornam-se impossíveis de serem utilizadas. Ela pode torna-se um ambiente perigoso quando há indicação de explosão e incêndio, causando perigo para a tripulação e passageiros.

Ambientes Confinados Um espaço confinado é aquele onde se verificam as seguintes condições: a) – é grande o suficiente e configurado de tal forma que um trabalhador nele pode entrar e desempenhar uma tarefa que lhe foi atribuída; b) – tem meios limitados ou restritos para entrada e saída (aeronaves); c) – não foi previsto para ocupação humana contínua.

Ambientes Confinados Condições ambientais nos espaços confinados: Há três classes de problemas no ambiente de espaços confinados: Concentrações inadequadas de oxigênio. Presença de gases e/ou vapores tóxicos.  Presença de gases e/ou vapores inflamáveis.   Alguns ambientes podem ter uma somatória dessas três condições de risco. A utilização de analisadores portáteis de gases é o primeiro passo para sua identificação. 

Ambientes Confinados    O problema mais comum enfrentado em uma aeronave é o caso de despressurização, tornando-a um ambiente confinado por falta de oxigênio. Os níveis de oxigênio na atmosfera normal se situam entre 20 e 21% em volume. No caso da despressurização, pode haver a queda para 18%, causando morte imediata.

Ambientes Confinados   Gases e Vapores Inflamáveis   Os gases, vapores ou poeiras inflamáveis constituem um grande risco em voo;. Eles espalham-se facilmente, e tornam o ambiente totalmente propenso para um ambiente confinado. As aeronaves são dispostas com Oxigênio, Máscaras de proteção, e Extintores .

Ambientes Confinados As áreas de rampa dos aeroportos podem ser locais extremamente congestionados e com espaços bastante confinados. A quantidade e a diversidade de aeronaves, veículos automotores, equipamentos e pessoas concentradas nelas podem criar um cenário vulnerável a eventos aeronáuticos indesejáveis. Tratar estes ambientes com atenção e prioridade, sob ininterrupta observação e governado por regras rígidas de disciplina operacional torna-se tão necessário quanto se pensar em colocar os aviões no ar sem avarias.

Ambientes Confinados Um aspecto importante é conhecer o sistema de ventilação da aeronave. O porões são ambientes confinados, onde o oxigênio pode torna-se escasso. A presença potencial de atmosferas perigosas deve sempre estar em mente, mesmo quando se trabalha em espaço bem ventilado, que seja aparentemente inócuo.

Ambientes Confinados Quando há cargas perigosas, os porões devem ser revistados periodicamente, pois a aeronave em voo pode estar em perigo. O máximo de fiscalização deve exercido pela tripulação. Principalmente em vôos-cargueiros, onde há o risco elevado de ocorrer essa situação.

Ambientes Confinados

Ambientes Confinados

Ambientes Confinados Riscos Antes de entrar no Espaço Confinado, o mesmo deve ser inspecionado e serem identificados os riscos existentes.

Ambientes Confinados Pode haver a deficiência de oxigênio (asfixia): concentrações de oxigênio abaixo de 19,5%, sendo que abaixo de 18% o risco é grave e iminente. A deficiência de oxigênio pode ser por deslocamento e consumo de oxigênio.

Ambientes Confinados Intoxicação: contaminantes com concentrações acima do Limite de Tolerância até Imediatamente Perigosa à Vida e à Saúde

Ambientes Confinados Incêndio e explosão: presença de substâncias inflamáveis, tais como, metano, acetileno, GLP, gasolina, querosene, etc. Nas aeronaves os tanques de combustíveis podem tornar-se perigosos.

Ambientes Confinados O nosso objetivo foi, apresentar, de forma clara, os possíveis locais dentro da aeronave que torna-se um local confinado, trazendo perigo, e apontar as principais causas e riscos. 19

Ambientes Confinados Profº Irineu Golin Alunas: Emanuele, Estela, Isadora