Desenvolvimento Mudança Climática Desertificação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Divisão de Pesquisa Ética em Pesquisa (material informativo adaptado.
Advertisements

O Mito do Desenvolvimento Sustentável e a Economia Verde na Rio+20
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
UNGASS United Nations General Assembly Special Session on HIV and AIDS
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
DST/AIDS e População Negra
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Secretário Nacional de Juventude
Apresentação do Projeto
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
Retrospectiva sobre a temática da desertificação no Estado do Ceará
Fortaleza (CE) – 19/08/2011 Apresentação. Data: 09, 10 e 11 de novembro de 2011 Local: Sede do Banco do Nordeste – Fortaleza (CE) Público-alvo: Representantes.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
DESERTIFICAÇÃO Informe Nacional Brasil
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Saúde em Todas as Políticas
Mudanças Climáticas Um desafio para as políticas públicas
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Cooperação Técnica para
Ministério da Cultura.
Objetivos da Rio +20 Objetivo: renovar, em alto nível, o compromisso mundial para o Desenvolvimento Sustentável - DS Não é uma Conferência somente ambiental,
Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável
II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE NITERÓI REALIZAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
TCP CPLP/FAO Formulação do Programa de Cooperação Sul-Sul e Norte-Sul para a implementação da UNCCD INSTALAÇÃO DO COMITÉ NACIONAL DO TCP CPLP/FAO.
Política e Meio Ambiente
MONITORAMENTO DE DIREITOS A experiência do Projeto de Monitoramente baseado em dados Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - FNDCA -
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
Instituto Nacional de Identificação
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Rede Interamericana de Informação e Conhecimento em Segurança Pública outubro de 2014.
FUNDO CAATINGA Proposta para Discussão Fortaleza, 17/05/2010.
1. VI Fórum UNGASS – AIDS Brasil 20 e 21 de maio de 2010 Recife - PE 2.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
II Workshop Regional: Nordeste do Brasil Cruz das Almas, de Maio de 2015 Rede Latino-americana para Implementação do Tratado Internacional sobre.
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Reunião de Coordenadores Estaduais de Proteção e Defesa Civil
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Conferência Regional Nordeste de Ciência, Tecnologia e Inovação TECNOLOGIAS SOCIAIS: Instrumento de Geração de Emprego e Renda.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
ICLEI 2012 CONGRESSO MUNDIAL2012 ICLEI é a sigla de “International Council for Local Environmental Initiatives”, associação democrática e internacional.
Ministério do Meio Ambiente
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
A Convenção dos Direitos da Criança acaba de completar 20 anos. Trata-se de um esforço global para promover a crença de que as mudanças éticas e a promoção.
Transcrição da apresentação:

2ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: CLIMA,SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO EM REGIÕES SEMIÁRIDAS

Desenvolvimento Mudança Climática Desertificação Muitos grupos sociais foram extintos por processos de desertificação – usaram seus bens ambientais até a exaustão Habitantes da Ilha de Páscoa Anasassis - USA Nórdicos – Groenlândia Maias – América Central Desenvolvimento Regiões secas Mudança Climática Há apenas 30 anos os especialista discutiam se a terra estava esquentando ou esfriando 1975 os primeiros modelos de computadores sofisticados sugeriam que o aumento CO2 na atmosfera levaria a um aumento de 3º C na temperatura global

ANTECEDENTES – ICID 92 PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: Governo do Ceará Fundação Esquel Brasil APOIO: Banco do Nordeste do Brasil BID Fundação MacArthur Governo Holandês Banco Mundial Instituições e agencias de pesquisa e fomento PRODUTOS ANAIS DA CONFERENCIA LIVROS PUBLICADOS NO BRASIL LIVROS PUBLICADOS CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS

ANTECEDENTES – ICID 92 RESULTADOS: Reforço à discussão das Regiões Semiáridas na Agenda da Rio 92. Subsídio técnico para a recomendação sobre a negociação da Convenção de Combate à Desertificação (UNCCD) Participação brasileira e latino-americana no processo da UNCCD Publicação de livros científicos e de guias de policies a partir da mobilização da inteligência em torno das questões do Semiárido brasileiro

Aumento na temperatura média anual entre 2° e 6° C na América Latina e Caribe – IPCC Até 2050 a desertificação e a salinização afetarão 50% das terras agrícolas da América Latina e Caribe Terras Secas ONU / UNCCD Baixa prioridade internacional Baixa prioridade nos âmbitos Nacionais Falta de investimentos e planejamento

ICID 2010 Fortaleza 16 – 20/08/2010

MAPA DAS TERRAS SECAS DO GLOBO

MAPA DAS TERRAS SECAS NO BRASIL Área: 15,7% do território brasileiro (1.338.076 km2 ) Número de municípios: 1.482 População em 2000: 18,6% da população do País (31.663.671 habitantes)

ICID 2010 PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO APOIO Banco do Nordeste do Brasil Governo do Estado do Ceará Ministério da Ciência e Tecnologia Ministério do Meio Ambiente Organização: CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos APOIO Embrapa, INPE, INSA, ANA, DNOCS, CETREDE Governos Estaduais: Pernambuco, Piauí Câmara dos Deputados Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades (Illinois, Columbia, Ceará, outras) PNUD, PNUMA, UNICEF Fundação Esquel IRD, DFID, Potsdam Institute, GNDRI – Global Network of Drylands, Research Institutes UNCCD, UNCBD

ICID 2010 Objetivo Geral Permitir a troca de informações sobre o presente nível de pesquisas e conhecimento sobre as regiões áridas e semiáridas do planeta Consolidar networking entre os países e instituições signatários da temática em escala internacional Difundir e pressionar por uma agenda de Políticas Publicas (policy) voltada ao tema da desertificação Mobilizar conhecimento e orientações para a conferencia Geral da ONU Rio + 20

ICID 2010 IMPACTOS ESPERADOS DA ICID Fomentar networking para a cooperação entre países e instituições participantes da ICID por meio da formalização de uma rede de atores Formalizar as principais conclusões da Conferência junto aos policy makers dos países participantes e das agências internacionais de trabalham com o tema Disseminar o conjunto de documentos, oriundos dos eventos preparatórios e da Conferencia, como guia-chave de ação das regiões áridas e semiáridas do planeta

ICID 2010 TEMAS PRINCIPAIS 1) Clima e Meio Ambiente Subtemas: informações sobre a variabilidade e mudanças climáticas e as questões ambientais no âmbito regional e local - previsão e cenários; vulnerabilidade, impactos sociais, econômicos e ambientais, e a adaptação às alterações climáticas. 2) Clima e Desenvolvimento Sustentável Subtemas: segurança humana, redução da vulnerabilidade, bem-estar e desenvolvimento – modelagem, mensuração e espacialização da vulnerabilidade, impactos e adaptação

ICID 2010 TEMAS PRINCIPAIS 3) Governança e Desenvolvimento Sustentável Subtemas: representação, direitos, equidade e justiça no contexto de variabilidade e mudança climática – monitoramento e fortalecimento da governança em regiões áridas e semiáridas. 4) Processos políticos e Instituições. Subtemas: processos de políticas públicas – formulação, implementação, monitoramento e execução de políticas públicas para a adaptação e o desenvolvimento sustentável; lições de experiências aplicadas.

ICID 2010 EVENTOS PREPARATÓRIOS À ICID 2010 No Nordeste: Fortaleza, Teresina, Picos, Juazeiro do Norte, Tauá Mossoró, Souza, Feira de Santana ICID Nordeste em Recife: 13-16 de junho África: 3 eventos América Latina e do Norte: 3 eventos

ICID 2010 PROCESSO DA ICID 2010 Convites a Instituições Brasileiras, Estrangeiras e Internacionais para organizar sessões internacionais na Conferência, sob os vários temas Até 15 de março: 57 propostas de Painéis e Mesas Chamado geral para apresentação de estudos, painéis, posters, apresentações de arte Até 15 de março: 400 propostas

ICID 2010 ESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO DA ICID Conselho Superior Comitê Científico Comitê de Organização Secretariado (CGEE)

ICID 2010 PARTICIPANTES Pesquisadores nas áreas de clima (variabilidade e mudanças), vulnerabilidade, impactos climáticos, desertificação, adaptação, desenvolvimento econômico sustentável Formuladores e tomadores de decisão oriundos de nações com regiões semiáridas, de países que têm colaboração com essas regiões, de instituições internacionais Representantes da sociedade civil, do setor privado e de outras organizações com interesse nas regiões semiáridas Estudantes universitários

GRUPOS DE TRABALHO ICID 2010 1. BLOCO REGIONAL MUNDIAL AGENCIA MULTILATERAL DE FOMENTO BANCO MUNDIAL- BIRD UNIVERSIDADES UNB/CDS UNIVERSITY OF ILLINOIS 2. BLOCO REGIONAL AMÉRICA LATINA ORGANISMOS INTERNACIONAIS DE CONHECIMENTO/FOMENTO CEPAL BID IICA 3. BLOCO REGIONAL ÁFRICA   AGENCIAS BILATERAIS DE FOMENTOS / COMUNIDADES E MINISTÉRIOS IRD DfID ABC CPLP MINISTÉRIOS DE PORTUGAL MINSTÉRIO DE CABO VERDE 4. BLOCO REGIONAL BRASIL MINISTÉRIOS NACIONAIS / GOVERNOS/ AGÊNCIAS NACIONAIS / PARLAMENTO MMA MCT GOVERNO DO CEARÁ CÂMARA DOS DEPUTADOS ANA BNB INSTITUIÇÕES DE CONHECIMENTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CGEE FINEP INSA INPE FUNCEME EMBRAPA

VISITANTES ICID 2010 – REGIÕES DE ORIGEM ESTATISTICAS ICID 2010 VISITANTES ICID 2010 – REGIÕES DE ORIGEM

ICID 2010 www.icid18.org SECRETARIADO DA CONFERÊNCIA CGEE – Centro de Estudos e Gestão Estratégica Ed. Corporate Financial Center 11° andar Sala 1102 Tel. 55 11 3424 9608 MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: www.icid18.org