AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Advertisements

Estatística Descritiva
PROF. BRENO RICARDO 2º ANO – W.S.
Estatística Descritiva
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Noções de Estatística - I
Introdução à Estatística
Prof: Wildson Cruz Blog:
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
MÉTODOS ESTATÍSTICOS PARA TESTAGEM DE HIPÓTESES Carla Daltro.
Noções de Estatística - I Módulo 17 – Frente 2 – Apostila 2 Teoria – pág.16 Exercícios – pág. 23.
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE2112 – Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Ambientais Taciana Villela.
Organização de dados e representação gráfica Estatística Aplicada - Componente Prática.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Medidas de Tendência Central Aula 3. Medidas de tendência central Valor que representa uma entrada típica, ou central, de um conjunto de dados. As mais.
MATEMÁTICA PARA A VIDA NÍVEL B Formadora: Carla Fernandes Escola Secundária Marquês de Pombal Medidas de localização Tendência central Unidade.
ESTATÍSTICA
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
MATEMÁTICA.
Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira
Estatística 2. Estatística indutiva
MATEMÁTICA.
Medidas de Dispersão para uma amostra
Estatística Medidas de tendência central : Moda, Média, Mediana
Medidas de Dispersão Aula 8.
“ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL FANUEL” GUARDA MIRIM DE TELÊMACO BORBA
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
ESTATÍSTICA Aula 5.
Exemplo 1: Produção de leite
ESTATÍSTICA AULA 06 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS II – Unidade 4
Estatística Descritiva: Tabelas e Gráficos
ESTATÍSTICA AULA 04 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Medidas de tendência central
Bioestatística Professora Livre Docente Suely Godoy Agostinho Gimeno
MEDIDAS DE LOCALIZAÇÃO E DISPERSÃO
Escalas de medidas aula 2
Introdução e Coleta de Dados
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
Distribuicoes de Probabilidade
O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar,
Medidas de Dispersão Mostra quanto dispersos estão os dados em torno da média Amplitude Variância Desvio-padrão Comparação da dispersão dos elementos dos.
ESTATÍSTICA BÁSICA. Por quê? Em alguma fase de seu trabalho, o pesquisador se vê às voltas com o problema de analisar e entender um conjunto de dados.
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
TODA CIÊNCIA TEM SUAS RAIZES NA HISTÓRIA DO HOMEM.
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
Estatística Descritiva
Teste X2 Erikson Cipriano. É um teste de hipóteses que se destina a encontrar um valor da dispersão para duas variáveis categóricas nominais e avaliar.
Representação gráfica dos dados estatísticos
Aula 2 - Estatística Descritiva Prof. Roosevelt A da Silva
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
Representação Gráfica de dados
Estatística: Conceitos Básicos
AULA 2 ESTATÍSTICA DANIEL PÁDUA.
4. Calculando e interpretando medidas estatísticas
ANÁLISE MATRIZ DE REFERÊNCIA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PMALFA
Profa. Dra. Andreia Adami
Procedimentos antes e após coleta dos dados
Introdução à Estatística
Profa. Dra. Andreia Adami
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Estatística Medidas de tendência central Média aritmética.
INTRODUÇÃO A BIOESTATÍSTICA 1- BANCO DE DADOS Dra Cristiane Bitencourt.
Estatística e Probabilidade e Equação do Segundo grau
Estatística descritiva: organizar, analisar, interpretar dados.
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Escola Estatística Matemática Professora: ?.
Estatística Aplicada - Componente Prática Medidas de Tendência Central
Curso Superior de Engenharia Elétrica e de Produção Faculdade Maurício de Nassau Cabo Professora: Aline Dantas ESTATÍSTICA.
Transcrição da apresentação:

AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE Profª Me.: Fabiane Silva Profª Me.: Luana Almeida Universidade Federal do Sul da Bahia PERSPECTIVAS MATEMÁTICAS E COMPUTACIONAIS EM SAÚDE CH:60h

O que você sabe sobre a Febre Amarela?

AUTOATIVIDADE

AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA Em grupo de três a cinco pessoas pesquisar informações sobre a Febre Amarela e anotar/salvar os dados importantes

Classificação das variáveis: Qualitativa Quantitativa Nominal (classificação) Ordinal (ordenação) Discreta (contagem) Contínua (mensuração) Cor da pele Cor dos olhos Estado civil Sexo Baixo, médio, alto Grau de instrução Escore bom, médio e ruim Nº de ONG´s no Sul da Bahia Nº de óbitos infantis Nº de carros fabricados Renda per capita Valor da compra (R$) Peso (Kg)

Exemplo Tabela 1. Características de pacientes atendidos em uma clínica neurológica Analise a tabela e classifique as variáveis.

AREA DE CONHECIMENTO: MATEM Á TICA Usando os dados: Montar uma TDF, usando os seguintes itens; Frequência Absoluta Simples; Frequência Absoluta acumulada; Frequência Relativa Simples; Frequência Relativa Acumulada Percentual da f i. Gráfico de setores; Outro gráfico de sua escolha: (barra (coluna), pictograma, linha, diagrama de pontos... Média; Desvio; Valor absoluto do desvio; Quadrado do desvio; Desvio Médio; Variância; Desvio Padrão; Coeficiente de Variação; Amplitude Total.

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS DEFINIÇÕES BÁSICAS Frequência: É a quantidade de vezes que um mesmo valor de um dado é repetido; Dados Brutos: São os dados originais que ainda não foram numericamente organizados após a coleta; Rol: É a ordenação dos valores obtidos em ordem crescente ou descrente de grandeza numérica ou qualitativa. DADOS BRUTOS ROL

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS ELEMENTOS DE UMA DISTRIBUIÇÃO

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS EX:

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL DEFINIÇÃO: As medidas de posição (tendência central) são valores calculados com o objetivo de representar os dados de uma forma ainda mais condensada do que usando uma tabela. MÉDIA representa o valor “provável” de uma variável, por isso, é também chamada de valor esperado ou esperança matemática, quando calculada para a população. MEDIANA valor que divide um conjunto de dados ordenados ao meio. Em outras palavras, é um valor tal que tenha igual quantidade de valores menores e maiores do que ele. Uma característica importante da mediana é que ela não é afetada por dados extremos, como acontece com a média. MODA valor que ocorre com a maior frequência.

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL Se os dados tiverem em tabela:

MEDIDAS DE Dispersão

Referências Magalhães, M. N.; Lima, A. C. P. Noções de`Probabilidade e Estatística. São Paulo.Edusp Cazorla, I.; Santana, E. Do tratamento da Informação ao Letramento Estatístico. Itabuna- Bahia