Curso Direito à Memória e à Verdade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Advertisements

Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
Gênero e Normas da OIT As duas fases no tratamento de Gênero pela OIT:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A essência dos Direitos Humanos
A Educação para a Paz e os Direitos Humanos emerge como ação de resistência cultural diante das formas de autoritarismos. DUDH - “o desprezo e o desrespeito.
Meio Ambiente e Desenvolvimento
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
REMEDIOS CONSTITUCIONAIS
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
DIREITOS HUMANOS TRABALHO DE FILOSOFIA DO 3º E Caroline nº 09
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITOS HUMANOS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Direitos e Deveres da Pessoa
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Prof. Eudes Vitor Bezerra
VIVER: O PRIMEIRO DIREITO
Direitos Humanos na América Latina e Relações Internacionais
Convenção dos Direitos da Pessoa Com Deficiência
Direitos das Minorias © 2013
Antirracismo e Não Discriminação
Centro de Direitos Humanos
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência.
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
II CONFERÊNCIA MUNDIAL DE DIREITOS HUMANOS DAS NAÇÕES UNIDAS – 14 a 25 DE JANEIRO DE VIENA.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Roteiro da Aula Convivência
Realizado por Elisa Talarico e Zdenek Juran 23/11/2012
Compartilhamento da Agenda Nacional com o Plano de Ação de Durban Leão Alves Coordenador do Fórum Mestiço de Políticas Públicas “A mestiçagem unifica os.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Direitos Humanos O Indivíduo como ator internacional.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Direitos e Deveres dos Estados Profª. Rosângela Fátima Penteado Brandão mai/2011.
CONVENÇÃO RELATIVA À LUTA CONTRA AS DISCRIMINAÇÕES NA ESFERA DO ENSINO
Discriminação Racial.
Discriminação Racial (cotas)
Curso Direito à Memória e à Verdade
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
DIREITOS HUMANOS: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
Adotada pela ONU em 21 de dezembro de 1965, apresentou como precedentes históricos o ingresso de dezessete novos países africanos nas Nações Unidas em.
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
DIREITO À PAZ.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
AO ENCONTRO DOS DIREITOS HUMANOS Ao encontro dos Direitos Humanos.
Direitos humanos e Evidências Ivan França Junior Ivan França Junior FSP/USP 2014.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CCHS – CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO PROFESSORA: TATIANA CALANDRINO ALUNAS:
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Objetivos da aula Conhecer novos instrumentos de promoção dos direitos humanos na esfera internacional; Compreender a importância de se proteger os grupos mais vulneráveis; Conhecer uma definição mais ampla de discriminação racial; Conhecer como vem se dando o combate à discriminação racial nos últimos tempos.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Você viu nas aulas anteriores que o reconhecimento dos direitos humanos na esfera internacional conta com importantes documentos gerais. Quais são esses documentos?   Declaração Universal de Direitos Humanos Sistema Global Sistema Interamericano Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Parabéns se você escolheu: Declaração Universal de Direitos Humanos Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais O reconhecimento dos direitos humanos na esfera internacional não se restringiu a esses documentos. Conta também com outros instrumentos importantes. Isso é o que você vai ver nessa e nas próximas aulas.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Os órgãos e grupos envolvidos na luta pela promoção de direitos constataram que mulheres, crianças e pessoas pertencentes a minorias raciais eram mais vulneráveis. Foi a necessidade de proteção específica para os grupos mais vulneráveis que impulsionou a elaboração de tratados especiais para crianças, mulheres e minorias raciais.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I O Sistema global adotou convenções de direitos humanos que buscam atender a essas necessidades. Veja alguns deles: Convenção pela Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial da ONU Convenção pela Eliminação de todas as formas de Discriminação contra a Mulher Convenção sobre os Direitos das Crianças Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Nessa aula, você conhecerá mais detalhadamente alguns instrumentos da luta contra a discriminação racial, em particular, a Convenção pela Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial da ONU.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Um breve histórico... Logo após a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, a ONU direcionou uma parte de seus esforços para tratar da discriminação racial em territórios colonizados.  Nesse esforço, a ONU apoiou, freqüentemente, a legitimidade da luta em favor das populações oprimidas, principalmente no Continente Africano.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Como a discriminação baseada em raça, cor ou origem étnica continuava a ser causa de graves problemas internos em diversos países, além de perturbar as boas relações internacionais, a Assembléia Geral da ONU de 1963, aprovou a Declaração das Nações Unidas para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação Racial.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I O princípio fundamental da Declaração está ratificado no seu Artigo 1º: Discriminação entre seres humanos com base em raça, cor ou origem étnica é uma ofensa à dignidade humana e deve ser condenada como uma negação dos princípios das Nações Unidas, como uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, proclamadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, como um obstáculo às relações amigáveis e pacíficas entre nações e como fato capaz de perturbar a paz e a segurança entre nações.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Com base na leitura do Artigo 1º da Declaração, responda a questão a seguir:  Para você, a legislação e as ações de combate à Discriminação devem dar conta do rancor entre os diferentes grupos existentes em nosso planeta? sim ou não? Não pois o rancor entre os diferentes grupos não pode ser evitado, mas sim, as exclusões e preferências que gerem restrições a direitos civis ou sociais.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Em 1965, A Assembléia Geral da ONU aprova a Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial que, como instrumento com força legal, passou a ter efeito somente a partir de janeiro de 1969.   Símbolo da ONU  A Convenção inclui tanto direitos civis e políticos quanto direitos econômicos, sociais e culturais, explicitando a indivisibilidade e a interdependência dos direitos humanos. Ela já foi ratificada por 165 países –incluindo o Brasil, que concordaram em condenar o racismo e tomar medidas para eliminá-lo em todas as suas formas.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Importante! Em 2003, o Brasil reconheceu a jurisdição do Comitê pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial para receber petições individuais, o qual supervisiona a implementação da Convenção nos países signatários.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Existem várias definições para discriminação racial. A Convenção pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial traz, em seu primeiro parágrafo, Uma definição mais ampla. Veja a seguir:  "Qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica que tem por objetivo ou efeito anular ou restringir o reconhecimento, gozo ou exercício num mesmo plano, (em igualdade de condição), de direitos humanos e liberdades fundamentais no domínio político econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio de sua vida".

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Agora você vai exercitar sua compreensão do 1º parágrafo da Convenção.  Você avalia que a definição de discriminação racial expressa na Convenção é mais ampla, não se restringindo somente à cor?  Sim ou Não? Sim, pois a definição de discriminação racial da Convenção engloba, além da cor, as idéias de raça, descendência e origem nacional ou étnica.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Você viu anteriormente que os Pactos Internacionais foram elaborados em dois documentos separados, dificultando a percepção da indivisibilidade de direitos. No entanto, outras convenções posteriores apontaram para essa indivisibilidade ao prever conjuntamente as duas classes de direitos.. A Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial é uma delas, pois prevê uma série de deveres a serem seguidos pelos Estados. O núcleo desses deveres está na promoção da igualdade de fato, não apenas da igualdade formal

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I A ONU realizou várias ações de combate à discriminação racial, entre elas destacam-se as Conferências Mundiais contra o Racismo. I Conferência Mundial para o Combate ao Racismo e à Discriminação (1978 Genebra-Suíça) Indicou a formulação e a inclusão de medidas, por parte dos estados-membros, com vistas à melhoria das condições de vida de mulheres e homens submetidos a severas desigualdades econômicas em razão da discriminação racial.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I II Conferência Mundial para o Combate ao Racismo e à Discriminação Racial (1983 Genebra-Suíça) Revisou e avaliou ações tomadas durante a Primeira Década, além de formular medidas específicas que assegurassem a implementação de instrumentos das Nações Unidas para a eliminação de práticas racistas e discriminatórias. Recomendou o lançamento da Segunda Década para Ações de Combate ao Racismo e a Discriminação Racial.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Intolerância Correlata (1997 Durban-África do Sul) Reconheceu, em sua Declaração, a escravidão e o comércio de escravos como terríveis tragédias humanas, não apenas pela sua barbárie, mas pela negação da essência das vítimas, bem como os considerou como crimes de lesa-humanidade.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Conferência de Revisão de Durban (2009 Genebra-Suiça) Conferência de revisão, para que os Estados parte da ONU avaliassem os avanços e retrocessos observados na implementação do Programa de Ação da Conferência de Durban (DPCAD em inglês)em todo o mundo. Não foi contemplado o avanço esperado na explicitação do combate a homofobia e aos Direitos homosexuais. Conferência de revisão de Durban em 2009

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 4 - Convenções Internacionais de Direitos Humanos – Parte I Chegamos ao final desta aula. Guarde na memória! Existem outros instrumentos internacionais de promoção de direitos além dos documentos gerais e específicos do sistema global e dos sistemas regionais. Mulheres, crianças e minorias raciais são grupos bastante vulneráveis e precisam de ações específicas para garantir seus direitos. A ONU adotou tratados de direitos humanos que buscam atender às necessidades desses grupos. A discriminação baseada em raça, cor ou origem étnica é uma ofensa à dignidade humana e deve ser condenada como uma violação dos direitos humanos e das liberdades fundamentais.