XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL Raimundo Neto de Carvalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rodolfo João Ramos – HEMOSC GT AEQ Imuno-hematologia
Advertisements

EDUCAÇÃO NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR) REDE LATINOAMERICANA DE EDUCAÇÃO EM PRISÕES INSTRUMENTOS IMPORTANTES PARA A CONSOLIDAÇÃO.
MOVIMENTO COMPETITIVO SERGIPE Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006 Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Maio / 2006.
AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA SUBSTITUÇÃO TRIBUTÁRIA - ST
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
INCENTIVO ÀS AÇÕES NO ÂMBITO DO PROGRAMA NACIONAL DE DST/AIDS Panorama Geral março 2009.
Objetivo “Contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.”
Apresentação do Projeto
Fórum de Empreendedorismo
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
O QUE É O PRODAFISC.
Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação.
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Administração e Empreendedorismo
Revenda Legal em números
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Evolução do Planejamento no INSS
Por uma Agenda Conjunta com os Estados Glauco Arbix
Junho de Objetivo do Programa Capacitar o empresário em planejamento empresarial; Estimular o empresário à reflexão sobre ambientes; Definição de.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
gefin GT 06 – Contabilidade Coordenação: Adriano de Souza Pereira (SC)
Possibilidades e estratégias de ampliação da oferta de cursos profissionais técnicos de nível médio: encaminhamentos.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NO SUS
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Programas Nacionais de Acesso a Inovação e Tecnologia
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
APRESENTAÇÃO Outubro de 2008 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
PMAE Linha de Financiamento para Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais.
PMAE Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Ministério da Previdência Social 9º Encontro de Mulheres Pague Menos Fortaleza, 25 de julho de 2009.
Ministério da Previdência Social SIMPLES NACIONAL O empreendedor individual, a micro e a pequena empresa Pernambuco, 22 de outubro de 2009.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO 27ª Reunião da COGEF Natal / RN  Análise da execução da Linha de Crédito CCLIP PROFISCO;  Execução da Cooperação.
“Aumentar a produtividade
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC) Maria da Conceição Rezende (MG)
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 REUNIÃO DO CTC Florianópolis, 26 de novembro de 2008.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL Raimundo Neto de Carvalho CILEA – GOIÁS 1- 52.088 serão convidados a participar das palestras de sensibilização; 2- 7.519 contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE. Raimundo Neto de Carvalho

O RETRATO DAS MPEs NO BRASIL PIB Brasil 2006 2,3 trilhões/ano PIB MPEs-20% do total 460 bilhões/ano Fonte: SEBRAE A cada incremento de 1% do PIB das MPE´s gera: O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. - R$ 4,6 bilhões do PIB Brasil - Incremento de 0,2 % no PIB Brasil

O RETRATO DAS MPEs NO BRASIL NÚMERO DE PESSOAS OCUPADAS NAS EMPRESAS FORMAIS 1996 2002 MPEs 10.933.599 50,61% 15.757.076 57,17% TOTAL 21.602.133 100% 27.561.924 O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. Fonte: IBGE 2003

A Mortalidade das MPEs no Brasil 49,4% - empresas com até 2 anos de existência; 56,4% - empresas com até 3 anos de existência; 59,9% - empresas com até 4 anos de existência. Foram: 773 mil MPEs extintas 2,4 milhões de ocupações R$ 19,8 bilhões de recursos desperdiçados Fonte: Pesquisa Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil (Sebrae, agosto 2004) O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs.

CAUSAS DAS DIFICULDADES E RAZÕES PARA O FECHAMENTO DAS MPEs Categorias Ranking Dificuldades/Razões Percentual das Respostas Falhas Gerenciais 1º Falta de capital de giro 42% 3º Problemas financeiros 21% 9º Falta de conhecimentos gerenciais 7% Políticas Públicas e arcabouço legal 5º Falta de crédito bancário 14% 10º Problemas com a fiscalização 6% 13º Carga tributária elevada 1% 7º Outra razão O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. Obs.: A questão admitia respostas múltiplas. Fonte: Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil (Sebrae, agosto 2004)

Assessorias e auxílio mais demandados segundo MPEs (Brasil) Tipo de Assessoramento/Auxílio Empresas Extintas Empresas Ativas Contador 36% 42% Não procurou asessoria/auxílio 32% 25% Empresas de Consultoria/consultores 16% 14% Pessoas que conheciam do ramo 9% Associação de empresas do ramo 3% 2% SEBRAE 4% Entidades de Classe 1% Senac - Outros TOTAL 100% O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. Obs.: A questão admitia respostas múltiplas. Fonte: Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil (Sebrae, agosto 2004)

CONSTATAÇÕES OS CONTADORES SÃO OS PROFISSIONAIS MAIS SOLICITADOS PELAS MPEs EM TERMOS DE ASSESORIA/CONSULTORIA ALTA TAXA DE MORTALIDADE DA PMEs ESTÁ LIGADA A GESTÃO EMPRESARIAL SURGE A PARCERIA CFC E SEBRAE COMO ALTERNATIVA PARA MELHORAR A GESTÃO DAS MPEs

5,5 milhões + - PMEs NO BRASIL de MPEs formais em todo o País O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs.

CONTABILISTAS NO BRASIL 65.452 Organizações Contábeis 398.037 252.649 HOMENS 145.388 MULHERES 198.726 CONTADORES O incremento de 1% na produtividade das MPEs impacta significativamente nas metas de ampliação do PIB Brasil (relação com metas governamentais) Destacar a catálise que deve ocorrer com a realização do projeto, mediante a construção de uma poderosa rede de assistência gerencial às empresas, baseada nos contabilistas brasileiros, via de regra, mais um suporte para as MPEs. 199.311 TÉCNICOS EM CONTABILIDADE

A PARCERIA CFC E SEBRAE: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL E SOCIAL 1- 52.088 serão convidados a participar das palestras de sensibilização; 2- 7.519 contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE.

Responsabilidade Social PARCERIAS Sistema CFC-CRCs 398.037 Contabilistas 65.452 Organizações Contábeis Tem como Cliente - PMEs 1º Consultor da MPEs Responsabilidade Social Sistema Sebrae 6 milhões de MPEs Atende e conhece as MPEs Experiência com redes 1- 52.088 serão convidados a participar das palestras de sensibilização; 2- 7.519 contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE.

O QUE É O PROGRAMA? Parceria CFC/Sebrae Nacional; Conjunto de ações modulares – cursos; Aplicação prática de problemas de MPEs; A formação de uma rede compartilhada de alunos e ex-alunos do Programa; Busca a valorização e fortalecimento dos Contabilistas e das MPEs; Possui um Comitê Gestor Nacional e Coordenações Regionais.

OBJETIVOS: Criar e capacitar uma rede de Profissionais de Contabilidade para assessorar as empresas em sua gestão; Focar no desenvolvimento da responsabilidade profissional e social do contabilista; Reduzir a mortalidade das MPEs; Público alvo:- 398 mil contabilistas e 65 mil organizações contábeis (direto); 5,5 milhões de MPEs (indireto). 1- 52.088 serão convidados a participar das palestras de sensibilização; 2- 7.519 contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE.

SEBRAE CFC PÚBLICO-ALVO Contabilistas devidamente inscritos em CRCs. Micro e Pequenos Empresários; Candidatos a Empresários Clientes dos Profissionais de Contabilidade, credenciados a “Rede Contabilizando o Sucesso”. Contabilistas devidamente inscritos em CRCs.

COMITÊ GESTOR NACIONAL Representantes do SebraeNA Representantes do CFC FENACON = = 3 membros 3 membros = 1 membro

COORDENAÇÕES ESTADUAIS Coordenador Sebrae/UF Coordenador CRCs

COMPOSIÇÃO DO CURSO Palestra de sensibilização .......02 horas Capacitação Módulo Básico…………………..……. 60 horas Módulo Complementar .........173 horas Total Capacitação.............233 horas Formação de Núcleos de Contabilistas 1- 52.088 serão convidados a participar das palestras de sensibilização; 2- 7.519 contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE.

DETALHAMENTO DA CAPACITAÇÃO Núcleo Básico ........................ 60h 1 – Habilidades Consultivas do Contabilista ................................ 24 h 2 – Gestão Estratégica ......................15 h 3 – Jogos de Empresa – Gestão Simulada ………………………………. 21 h Estes soa dados do projeto piloto ocorrido nestes estados. OBS: A experiência de SC reflete a um avanço identificado por parte do CFC, como sendo um avanço do projeto, a ser melhor explorado no futuro.

DETALHAMENTO DA CAPACITAÇÃO (Continuação) Núcleo Complementar ..............................................148h Seminários de Apresentação e Acompanhamento …. 12 h Marketing .................................................................... 21 h Custos e Preço de Venda .......................................... 15 h Capital de Giro e Fluxo de Caixa ................................ 15 h Tecnologia e Informação ............................................ 18 h Análise de Viab. Econ.-Financeira .............................. 21 h Diagnóstico Empresarial ............................................. 12 h Apresentação Trab. de Campo.................................... 18 h O Contabilista e Processo de Ajuda ........................... 16 h Estes soa dados do projeto piloto ocorrido nestes estados. OBS: A experiência de SC reflete a um avanço identificado por parte do CFC, como sendo um avanço do projeto, a ser melhor explorado no futuro.

PARTICIPAÇÃO NO INVESTIMENTO Estes soa dados do projeto piloto ocorrido nestes estados. OBS: A experiência de SC reflete a um avanço identificado por parte do CFC, como sendo um avanço do projeto, a ser melhor explorado no futuro. SEBRAE-UF * 20% CRC – UF * * Venda dos cursos e receitas geradas com parcerias

RESULTADOS DO PCS AM PA MA PI RO BA MT RS RR AP CE TO MG MS SP PR SC 3 turmas 6 turmas 1 turma 4 turmas 1 turma RR AP 4 turmas 5 turmas 4 turmas AM PA MA CE 4 turmas RN PI PB AC 2 turmas PE 3 turmas RO TO AL SE BA MT 1 turma 4 turmas 4 turmas MG TOTAIS 126 TURMAS 2.175 ALUNOS 23 ESTADOS 4 turmas 7 turmas MS ES 1- 52.088 serão convidados a participar das palestras de sensibilização; 2- 7.519 contabilistas referem-se a 376 turmas de capacitação com 20 contabilistas por turma; 3- O total de MPE atendidas pelos contabilistas que passarão pelo projeto é uma referencia do CFC que cada contabilista e capaz de atender a 50 MPE. SP 9 turmas RJ PR 8 turmas SC 16 turmas 10 turmas RS 2 turmas 10 turmas 1 turma

Pesquisa de Avaliação e desempenho do Programa CONCLUDENTES .94,5% de aprovação pelos entrevistados .67,4% O Programa atendeu as expectativas; .27,1% expectativas superadas; .5,5% discordaram da maioria maciça. Pesquisa realizada em 10 Unidades Regionais que executaram o Programa. Método: Amostragem

PESQUISA DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA Fonte: Pesquisa de Avaliação do Impacto do Programa Contabilizando o Sucesso – 2005, realizada nos estados do ES e no DF.

NOVO PROGRAMA (2007-2009) Rede

ITENS DE AGREGAMENTO Capilaridade, custo – modalidade – EAD ; Divulgação (para a sociedade) ; Suporte contínuo CFC/Sebrae; Monitoramento / avaliação de resultados; Ampliação de parcerias (FENACON, Secretarias de Fazendas, Sindicatos e Associações);

ITENS DE AGREGAMENTO Produção científica; Realização de seminários regionais e nacional do Programa; Distribuição de prêmios melhores práticas; Possibilidade de pós-graduação do Programa; Criação de rede; A ser executado no triênio 2007-2009.

PLANEJAMENTO 27 Estados participantes 320 turmas capacitadas 8.000 contabilistas participantes R$ 14.933.974,00 investimentos R$ 5.607.088,00 CFC R$ 5.445.689,00 SEBRAE R$ 3.281.197,00 CRCs/SEBRAE/UF /CONTABILISTAS

www.contabilizando.com.br

Fonte: Jornal do Comércio (RS) Capa – 30 de novembro de 2005 – pg. 4

MUITO OBRIGADO ! Site PCS:www.contabilizando.com.br E-mail: netocarvalho@uol.com.br