CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Noções Básicas de Epidemiologia
Advertisements

Ensaios Clínicos.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
Tipos de estudos epidemiológicos
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
VIII Curso de Metodologia Científica do IMIP
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
ESTUDOS DE COORTE E CASO-CONTROLE
Epidemiologia na pesquisa clínica Ms. Leonardo Roever.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
TX com Doador Vivo - Vantagens Menor tempo em diálise Diminui (ou evita) complicações da diálise e acessos vasculares Maior sobrevida do enxerto e do.
Ensaios Clínicos. Desenho básico Indivíduos Incluídos no ensaio Randomização Intervenção D ND D.
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS – PUC-Goiás Escola de Ciências Sociais e da Saúde Curso de Enfermagem INDICADORES DE MORBIDADE Taxa de Incidência.
INCIDÊNCIA E PREVALÊNCIA.
Especialização em Saúde da
Comparação de proporções
EAE5876 – Economia da Alimentação e da Nutrição
Anderson de Lima Martins
Introdução e Objetivos
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
FINANCIAMENTO E AGRADECIMENTOS
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Estudo de Caso-Controle
Medidas de Associação-Efeito Teste de significância
Profa Dra. Denise Pimentel Bergamaschi
Tipos de estudos aplicados a farmacoepidemiologia
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
ASSOCIAÇÃO E CAUSALIDADE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Conceito de evidência e Busca bibliográfica
Epidemiologia Analítica
Bioestatística Professora Livre Docente Suely Godoy Agostinho Gimeno
Desenhos de Estudo em Epidemiologia Ocupacional
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
IMPORTÂNCIA DOS TESTES SOROLÓGICOS NA PATOLOGIA CLÍNICA
Perfil do uso de ansiolíticos e anfetaminas nos estudantes da FCE
X Congresso Brasileiro de Epidemiologia
UBERLÂNDIA/MG.
Método experimental.
Alex Sandro Rolland de Souza
FARMACOLOGIA III CURSO DE NUTRIÇÃO
- Belo Horizonte, abril de 2012
Profa. Sirlei Pires Terra
Aula Análise de Decisão 2017
INCIDÊNCIAEPREVALÊNCIA. POPULAÇÃO DE RISCO Medidas de ocorrência de doenças – estimativa correta do número de pessoas em consideração – apenas pessoas.
Tipos de estudos epidemiológicos
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Procedimentos antes e após coleta dos dados
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Pesquisa Clínica “Tratamento cirúrgico das fraturas da coluna toracolombar - comparação da cirurgia aberta convencional com a cirurgia percutânea minimamente.
Pesquisa Clínica: Aspectos atuais e planejamento 2019 Clinical Research Valéria Romero, MD, PhD.
Tipos de estudos epidemiológicos
Apresentação de Artigo
ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS Ensaios Clínicos Os antiinflamatórios não esteroidais (AINES) seletivos para COX2 são mais eficazes e produzem menos efeitos.
Epidemiologia clínica
Indicadores epidemiológicos
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
CONCEITOS BÁSICOS DE EPIDEMIOLOGIA. Etimologicamente – epi = sobre; demo = população; logos = tratado – estudo do que afeta a população. Conceito original.
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
Estudos de risco: Estudos caso-controle
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Medidas de Associação-Efeito & Teste de significância estatística
Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública Correção lista de exercícios.
Lista 3 Medidas de Associação
AVALIAR OS EFEITOS DO EXERCÍCIO ABDOMINAL HIPOPRESSIVO EM PACIENTES COM INCONTINÊNCIA URINÁRIA DE ESFORÇO Acadêmica: NILZA IZABEL BATISTA HORTIG Orientador.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
GERÊNCIA DE ENFERMAGEN OBSTÉTRICA NAS UNIDADES OBSTÉTRICAS – CPN/CO MORGANA TELES ESP. ENFERMAGEM OBSTETRÍCA RT E PLANTONISTA DO CPN/HEDA DOULA.
ABORDAGENS METODOLÓGICAS E DELINEAMENTO DE PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA
Transcrição da apresentação:

CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli Unidade II PROJETO TÉCNICO- CIENTÍFICO INTERDISCIPLINAR Profa. Dra. Maria Meimei Brevidelli

Estrutura da pesquisa científica 1. Definição do problema 2. Formulação de hipóteses 3. Determinação de objetivos 4. Seleção do método de coleta dos dados 5. Interpretação dos resultados I. Introdução II. Objetivos III. Material e métodos IV. Resultados e discussão Passos da pesquisa científica Estrutura do trabalho científico

Classificação dos estudos epidemiológicos Experimentais: ensaio clínico. Observacionais: coorte; caso-controle; transversal; ecológico.

transversal/ecológico Poder do estudo Viés ensaio clínico coorte caso-controle transversal/ecológico Mais poder Fonte: adaptado de Dainesi SM. ‘‘Desenvolvimento de um novo medicamento: enfoque em pesquisa clínica.’’ Aula ministrada no Curso de Aprimoramento e Especialização do HCFMUSP, 2007.

Ensaio clínico: características Randomização: aleatoriedade na composição da amostra. Controle: formação de grupo controle. Intervenção: “tratamento”. PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO QUE BUSCA DETERMINAR RELAÇÕES DE CAUSA ENTRE VARIÁVEIS, UTILIZANDO TRÊS PRINCÍPIOS.

Ensaio clínico: quais os efeitos da intervenção? Amostra População Grupo experimental Grupo controle Formação dos grupos por randomização e aplicação de tratamento efeito presente efeito ausente Randomização

Ensaio clínico: exemplos Problema 1: Qual a eficácia e a segurança do medicamento MM022 no tratamento de infecções por Staphilococus Aureus Multiresistente (SAM)? Hipótese: O MM022 é tão eficaz e seguro quanto o medicamento convencional.

Ensaio clínico: exemplos Amostra População Grupo experimental Grupo controle Randomização % de cura T tratamento Eventos adversos T permanência Pacientes internados com infecção por SAM Tratamento MM022 Tratamento droga convencional % de cura T tratamento Eventos adversos T permanência

Ensaio clínico: exemplos Problema 2: Qual a eficácia e a segurança de três curativos de incisão cirúrgica em pacientes submetidos à cirurgia cardíaca? Hipótese: O curativo semioclusivo é o mais eficaz e seguro.

Ensaio clínico: exemplos Amostra População Curativo hidroativo semioclusivo Curativo absorvente Pces cirurgia cardíaca T cicatrização Nível de dor Custo total Curativo hidrocoloide oclusivo Randomização T cicatrização Nível de dor Custo total T cicatrização Nível de dor Custo total Fonte: criado a partir de Wikblad K., Anderson B. ‘‘Comparacao entre curativos de ferida em pacientes que se submeteram à cirurgia cardiaca’’. IN: LoBiondo: Wood G, Haber J. Pesquisa em enfermagem. 4a edição. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; 1998.

Ensaio clínico: vantagens e limitações formação de grupos homogêneos; não há dificuldade na formação de grupo controle; coleta dos dados feita no momento em que os fatos ocorrem. Limitações: questões éticas e práticas impedem utilização; altos custos operacionais e financeiros.

Interatividade Em epidemiologia, os estudos podem ser classificados como experimentais ou observacionais. Assinale a alternativa que representa uma característica que diferencie os estudos experimentais dos observacionais: Seleção dos voluntários para distribuição nos grupos de comparação. Uso de dois ou mais grupos para realização do estudo. Aplicação de um “tratamento” no grupo experimental. Seleção de voluntários sadios no grupo controle. Seleção de voluntários doentes no grupo experimental.

Resposta Em epidemiologia, os estudos podem ser classificados como experimentais ou observacionais. Assinale a alternativa que representa uma característica que diferencie os estudos experimentais dos observacionais: Seleção dos voluntários para distribuição nos grupos de comparação. Uso de dois ou mais grupos para realização do estudo. Aplicação de um “tratamento” no grupo experimental. Seleção de voluntários sadios no grupo controle. Seleção de voluntários doentes no grupo experimental.

Estudo coorte: quais os efeitos da exposição? Amostra População Expostos Não expostos Formação dos grupos por observação da exposição Desfecho presente Desfecho ausente

Estudo coorte: exemplos Problema 3: Qual a relação entre o consumo de álcool na gravidez e o baixo peso do recém-nascido (RN)? Hipótese: O consumo de álcool na gravidez é fator de risco para baixo peso do RN.

Estudo coorte: exemplos Amostra População Grávidas etilistas Grávidas não etilistas RN com baixo peso RN com peso normal Mulheres grávidas etilistas e não etilistas

Estudo coorte: exemplos Problema 4: Qual a relação entre o hábito de fumar e o câncer de pulmão? Hipótese: O fumo está associado ao câncer de pulmão.

Estudo coorte: exemplos Amostra População Fumantes Não fumantes Câncer de pulmão sadio Fumantes e não fumantes sadio

Estudo coorte: vantagens e limitações ausência de problemas éticos (exposição a fatores de risco); sem dificuldade na formação de grupo controle; coleta dos dados feita no momento em que eles ocorrem. Limitações: variáveis extrínsecas podem interferir; perda de seguimento; impossível de ser aplicado em doenças raras; altos custos.

Interatividade Os estudos observacionais apresentam características distintas dos experimentais. Quanto aos estudos coortes, é correto afirmar: Têm maior nível de evidência do que os experimentais. Têm problemas éticos. São econômicos. Têm maior viés do que os experimentais. São mais utilizados em doenças raras.

Resposta Os estudos observacionais apresentam características distintas dos experimentais. Quanto aos estudos coortes, é correto afirmar: Têm maior nível de evidência do que os experimentais. Têm problemas éticos. São econômicos. Têm maior viés do que os experimentais. São mais utilizados em doenças raras.

Estudo caso-controle: quais os fatores de risco para o agravo à saúde? Com agravo Sem agravo Formação dos grupos pela presença ou não da doença expostos não expostos casos e controles População Amostra controles Amostra casos

Estudo caso-controle: exemplos Problema 5: Qual a relação entre cateterismo vesical e infecção hospitalar? Hipótese: A taxa de infecção hospitalar é maior em pacientes submetidos ao cateterismo vesical.

Estudo caso-controle: exemplos População de pacientes internados em hospital Amostra com pacientes com infecção hospitalar com cateter vesical sem cateter vesical Amostra com pacientes sem infecção hospitalar com cateter vesical sem cateter vesical

Estudo caso-controle: exemplos Problema 6: Qual a relação entre hipertensão e hábito de fumar? Hipótese: O hábito de fumar é fator de risco para hipertensão.

Estudo caso-controle: exemplos fumante Amostra de pessoas com hipertensão População de pessoas de uma comunidade não fumante Amostra de pessoas sem hipertensão fumante não fumante

Estudo caso-controle: vantagens e limitações resultados rápidos e baixo custo; amostras pequenas; indicado na investigação de doenças raras. Limitações: dificuldade para selecionar grupo controle; registros incompletos sobre a exposição; “ruminação”das causas.

Interatividade Os estudos caso-controle investigam os fatores de risco para determinadas doenças. Sobre as características desses estudos, todas as afirmações estão corretas, exceto: Apresentam resultados rápidos e são de baixo custo. São indicados para investigar doenças raras. Podem requerer amostras pequenas. Não têm problemas éticos. Não há dificuldades para formar o grupo controle.

Resposta Os estudos caso-controle investigam os fatores de risco para determinadas doenças. Sobre as características desses estudos, todas as afirmações estão corretas, exceto: Apresentam resultados rápidos e são de baixo custo. São indicados para investigar doenças raras. Podem requerer amostras pequenas. Não têm problemas éticos. Não há dificuldades para formar o grupo controle.

Estudo transversal: quais as frequências dos fatores de risco e dos agravos à saúde? População Amostra Expostos com agravo sem agravo Não expostos Não expostos

Estudo transversal: exemplos Problema 7: Qual a frequência da alimentação saudável entre profissionais de saúde? Qual a frequência de obesidade entre profissionais de saúde? Hipótese: A frequência de profissionais de saúde que tem alimentação saudável é baixa. A frequência de obesidade é alta. Ou Hipótese indefinida.

Estudo transversal: exemplos População Amostra Obesos com alimentação saudável Não obesos com Obesos sem sem

Estudo transversal: vantagens e limitações resultados rápidos e baixo custo; objetividade na coleta dos dados; indicado se há limitação de tempo e recursos financeiros. Limitações: viés da prevalência: exclusão dos curados ou dos falecidos; viés pela presença de variáveis extrínsecas.

População: grandes grupos Estudos ecológicos: quais as frequências dos fatores de risco e dos agravos à saúde em grandes grupos populacionais? População: grandes grupos Expostos com agravo sem Não expostos

Estudos ecológicos: exemplos Problema 8: Quais regiões do Brasil apresentam as maiores taxas de mortalidade infantil (Tx-MI)? Hipótese: As regiões Norte e Nordeste apresentam as maiores taxas de mortalidade infantil. Ou Hipótese indefinida.

Estudos ecológicos: exemplos População: estatísticas RN < 1 ano Tx-MI Região NO NE CO SE SU

Interatividade Entre os estudos transversais e ecológicos há semelhanças e diferenças. Aponte a alternativa que descreve corretamente uma característica de um deles: Transversais: não possuem viés. Ecológicos: aplicados a grupos populacionais. Transversais: os resultados não são rápidos. Ecológicos: aplicados apenas a pequenas populações. Ecológicos: têm custo mais elevado que os transversais.

Resposta Entre os estudos transversais e ecológicos há semelhanças e diferenças. Aponte a alternativa que descreve corretamente uma característica de um deles: Transversais: não possuem viés. Ecológicos: aplicados a grupos populacionais. Transversais: os resultados não são rápidos. Ecológicos: aplicados apenas a pequenas populações. Ecológicos: têm custo mais elevado que os transversais.

ATÉ A PRÓXIMA!