Arte Oriental Tão longe e tão perto de nós!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gravura É a linguagem artística que permite múltiplas reproduções a partir de uma matriz. Cada reprodução é assinada, datada e numerada; não se trata.
Advertisements

DIÁLOGO DE INTRODUÇÃO DA OFICINA
Regesd Polo de São Leopoldo Juraci Martins
MONA LISA Leonardo da Vinci. A História do quadro Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo),
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes.
AULA SOBRE O WRITER. O Writer possui todas as características que você pode esperar de editor de textos moderno e completo, incluindo até mesmo recursos.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 1.Língua e Linguagem AULA DIGITAL.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
TEMA 7: O ESTADO E O CIDADÃO AULA 7 DATA: PROF. ANTONIO IANOWICH FILHO.
GÊNEROS NA PINTURA. Sabemos que existem diferentes gêneros na história da pintura e os mais conhecidos são: retrato, autorretrato, paisagem, natureza-
O Pantheon sempre provocou admiração. Passeando pelas ruas da velha Roma, observamos o magnífico panorama onde ele se encontra. O pintor, escultor e.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Cartografia.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA EM CRUZ ALTA CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA- LICENCIATURA; COMPONENTE.
Introdução à História da Arte
Popular, erudita e cultura de massa
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR! (1860/1886)
Clube Educacional Gestar
EB1/JI da Restauração 25 de Fevereiro a 7 de Março
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Logo da instituição vinculada
Projeto: O Bichinho da Corrupção
IDENTIDADE NACIONAL PROF. GABRIEL D’AVILA.
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos
Curso: Graduação em Pedagogia-Licenciatura
“A prática dos gêneros teatro e quadrinho: desenhando e encenando os clássicos na escola.”
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
Cultura Popular erudita.
Noções introdutórias acerca da História do Direito
Curso Extracurricular
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL.
Evolução do ensino a distância
Introdução à Sociologia
CAMILLO SITTE ( ) Camillo Sitte nasceu e morreu em Viena
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
As primeiras manifestações religiosas.
Meios de Comunicação Revista e Caricatura.
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS
PLANO DE AULA ANO DE ESCOLARIDADE: 2º ANO TEMA: MEU MUNDO MERECE CUIDADOS COMPONENTES CURRICULARES: LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS E ARTES. Angélica dos Santos.
AUTORRETRATO Retrato feito por um indivíduo de si mesmo (sob forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral).
Máscaras Pelo Mundo A Fora
Linguagem de Programação
Máscaras Pelo Mundo A Fora
Prof.ª Simone – ARTE – 9.º Ano
APRECIANDO A POESIA FEIRENSE RESULTADOS/CONCLUSÕES
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
Conteúdo Gênero textual
Epidemias: Idade Média e dias atuais
História – 2018 Disciplinas: -História -Filosofia
O que é Arte?.
HISTÓRIA 2018 o que é história
Literatura: usos e deinições
HISTÓRIA 2018 o que é história
CHINA ANTIGA.
Estagio Supervisionado em Docência
Introdução à Estética.
HISTÓRIA 2018 poder 1.a Série ENSINO MÉDIO.
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA ARTE
English Presentations
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
ESCREVER AQUI O TÍTULO EM LETRA MAIÚSCULA
SELO É CULTURA por Roberto Antonio Aniche,
Transcrição da apresentação:

Arte Oriental Tão longe e tão perto de nós!

Para compreendermos a arte chinesa e japonesa atual, temos que estudar as obras do passado, pois através delas foi-se construindo a identidade cultural do Extremo Oriente. Primeiramente, devemos salientar que a arte chinesa é extremamente complexa.

As primeiras obras de arte chinesa que chegaram ao Ocidente pertenciam à última época da dinastia Ts'ing (1644 - 1912), e posteriormente, através do navegante italiano Marco Polo, o ocidente teve contato maior com vários objetos artísticos da China, como porcelana, gravuras, etc.

A escrita chinesa, constitui o primeiro importante obstáculo para entender a arte chinesa; a antiguidade cultural deste povo, a sua evolução num meio fechado, as suas tradicionais formas sociais, os seus costumes mágicos e religiosos tornam difícil a sua compreensão.

A gravura na China é bem diferente da que temos aqui no Nordeste, as xilogravuras dos folhetos de cordel. Na China costumava-se produzir gravuras mais delicadas, com traços mais finos e cores suaves. Existem as gravuras tradicionais e gravuras mais modernas.

Apesar de existirem várias modalidades de gravura, a mais desenvolvida e popular na China é a xilogravura, a mesma de onde saem nossas capas dos folhetos de cordel. Eram utilizados papeis delicados e de fácil manuseio, já que muitas dessas gravuras eram vendidas para várias regiões, e as tintas usadas costumavam ser o nanquim e tintas feitas de pedras e carvão.

Independente das técnicas ou dos materiais, os temas eram praticamente os mesmos, paisagens naturais e o cotidiano das populações nativas, como de fossem retratos do dia-a-dia dos chineses

Porcelana Chinesa

Vamos escrever alguns “Kanjis”, a famosa escrita chinesa

Os alunos irão produzir um mangá a partir das orientações em sala de aula sobre criação de personagens, diálogos e histórias. Os trabalhos serão feitos em folhas de papel A3 ofício, apresentando capa com título da história, autor e data. A capa terá que ser obrigatoriamente pintada, contudo os desenhos interiores poderão ser feitos apenas à lápis, desde que siga as regras do uso de luz e sombra apropriadamente. O trabalho será individual e terá como critérios avaliativos o resultado estético e o envolvimento em todo o processo em sala de aula.