Historia da química.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Átomos Desde a civilização grega antiga, surgiu a
Advertisements

Números Primos Definição: Chama-se número primo a um número que tem dois e só dois divisores: a unidade e o próprio número.
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO. Desde os tempos primitivos, o homem observou a natureza e sentiu-se curioso em saber como os fenômenos naturais.
OS SINAIS DA VOLTA DE JESUS. Os sinais da volta de Jesus são evidentes!
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA Ciências - Profª. Vilma Brasiliano Xavier de Oliveira.
Materiais de Construção I Evolução Histórica
SÍNTESE HISTÓRICA. Períodos da Filosofia (Quadro Sinóptico) 1.Período Ágrafo ou Idade da Pedra (até a.C) 2.Período Gráfico ou Idade dos Metais (história.
O que é a Química? Difícil Professor Maluco BOMBA.
Capítulo 10 – História da Química 2016 COLÉGIO DRUMMOND - LORENA (QUÍMICA) PROFESSOR: Pedro Flávio Castro.
ARQUITETURA GREGA EDIFICAÇÕES - MÓDULO I - TARDE Adriana Gama Caroline Liske Deivid Cunha Laulius Santos Victoria Olimpio.
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE AULA: 05/09/2016. Conceito, História e Evolução da Gestão de Qualidade.
O que é Filosofia para você? O que é Filosofia para você? Curiosidade: é possível “pensar” numa posição incômoda como esta?
Metodologia do Ensino de Atletismo PROF. JOÃO VAGNER CAVALARI.
MITOS – LENDAS – CULTURA - DOCUMENTOS
Modelos Atômicos e o Átomo
O TEATRO.
História da Reflexão sobre a Natureza
HISTÓRIA DA ARTE Professor Anderson Especialista em Arte, Educação e
Estudo dos Materiais Cerâmicos
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
Introdução O Japão é um conjunto de ilhas. São 6852 ilhas no total, mas apenas 430 são habitadas. Nessas ilhas a quantidade de montanhas é muito grande,
Geografia- Profª Sildenia
PRÉ-SOCRÁTICOS Versão: Garotos – Leoni Letra: Elcio A. de M. da Silva
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
A "origem" do Universo e do homem
Introdução à química orgânica
Modelos de Gestão.
FILOSOFIA GREGA.
HISTÓRIA Professora Marta Cibele
Introdução ao estudo da Psicologia
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO
Substâncias e Misturas
Capítulo 1: Tempo e história Professora: Arluce Dantas Bezerra.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
1º ano: Apostila 01 / Aulas 04 e 05
Profa. Dra Beatriz Resende Freitas
CEMA/Profª Tatiane 6º ano
Introdução Os habitantes do norte desse mapa eram chamados de beduínos: nômades que se dedicavam ao comércio e percorriam desertos em caravanas. Outros.
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA MÓDULO Ética e Meio Ambiente Profa. Dra. Patrícia Fuza AULA 1- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM- NATUREZA.
PROPRIEDADES DA MATÉRIA
A ciência na Idade Média
Teorema de tales. Um pouco de história. A matemática, no sentido moderno da palavra, teve origem em algumas cidades-Estado gregas, por volta do século.
SOCIEDADES COMUNAIS É considerado o primeiro modo de produção da história. Se iniciou a partir da época em que o homem deixou de ser nômade e passou a.
Colégio menino Jesus Historia do Teatro HISTORIA DO TEATRO O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas.
O TEMPO E A HISTÓRIA.
Prof. Francisco Porfírio
Introdução ao estudo da Química
Mercúrio: O pequeno peso pesado do nosso sistema solar.
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
Origens da Terra Profª Maiara Alves.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS “A HISTÓRIA NÃO SE APRENDE. APREENDE-SE”. Lucien Febvre.
EE Euclydes Deslandes PROFª Valéria.
Modelos Atômicos e o Átomo Unidade Curricular: Química Geral I Fase: 1
Professora elisa santos meier
EVOLUÇÃO HUMANA.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
Da Alquimia à Química Um relato sobre a História da Química, desde os primórdios da manipulação de materiais até os dias atuais. Profª. Flávia Landgraf.
Introdução à Bioquímica Disciplina: Bioquímica Prof.ª MSc. Danielle Ayr Tavares de Almeida 2015.
As 5 Causas das Enfermidades
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Unidade 1 A História antes da Escrita
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL Tecnologia e Sociedade.
Biologia Fósseis. Componentes: Deivid Garbrecht Feltz; Thiago Ferreira Lick. Orientador(a): Meris Teresinha Tênis Vila Pavão-ES 2019.
Transcrição da apresentação:

Historia da química

A origem da química remonta de aproximadamente 20 séculos antes da era cristã Há mais de 5 mil anos os povos da china já produziam diversos objetos de cerâmica

egípcios a 20 séculos antes da era cristã conheciam a utilização de tintas e vernizes além de produção cosmética e farmacêutica (basicamente venenos e substâncias necessárias ao embalsamento).

Era dos metais O homem primitivo não conhecia os metais seus utensílios eram feitos de madeira, pedra, chifre, osso....

As primeiras doutrinas Foi na Grécia que começaram a surgir os primeiros pensadores interessados em descobrir e explicar a origem e a natureza das coisas.

Para Thales este elemento seria a água, para Anaxímenes era o ar, já pra Heráclito era o fogo. Foi então que Empedócles postulou como origem e fim de todas as coisas os quatro elementos: Água, ar, fogo e terra.

A Química na era cristã Com a decadência do império grego e ascendência do romano as ciências naturais foram um pouco esquecidas Em 296 o imperador Deocleciano ordena a queima de todos os livros que tratasse de química

Alquimia Baseado em todos os conhecimentos adquiridos no século VII, surge uma pseudociência que foi denominada alquimia. Os alquimistas adicionaram aos quatro elementos mais dois: enxofre e mercúrio.

A Iatroquímica Surgiu com a reforma da alquimia na metade do século XVI com seu grande divulgador Paracelso, como sendo a química a serviço da medicina. Acreditavam que os seres eram constituídos de sal, mercúrio e enxofre em diferentes proporções. E, que as moléstias provinham da falta de um ou mais componentes no corpo, necessitando apenas a adição de um ou outro.

Os precursores da química moderna Surgiram os primeiros químicos como Boyle e Hooke

A química moderna No final do século XVIII e inicio do século XIX foi que a química passou a ser tratada como uma ciência. Na segunda metade do século XIX, apareceu a tabela periódica dos elementos.

A partir de então diversos ramos da química foram criados, como a físico-quimica, química orgânica, analítica inorgânica, geral, bioquímica.