Modelagem Matemática na Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA.
Advertisements

DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
FORÇA
Dinâmica Força e Movimento
DINÂMICA.
Exercícios de Revisão Para AG
FÍSICA 12. Dinâmica.
Dinâmica Dinâmica - Pesquisa e estuda as causas que produzem e modificam os movimentos. Na Dinâmica aparece uma série de conceitos bastante intuitivos.
LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
LIVRO 2 - CAPÍTULO 2 LEIS DE NEWTON. 1ª LEI DE NEWTON: LEI DA INERCIA.
MECÂNICA TÉCNICA Técnico em Automação Industrial Profº Marcos Nascimento Leis de Newton.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6)
Corpos rígidos: Sistemas equivalentes forças 2014 Profº Osvaldo Kojiro Iha.
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
Forças Tipos de grandezas Dennis Cox/ Shutterstock.
Prof. Talles Mello Sistemas estruturais i
Fundamentos de Mecânica
Cap. 07 – Princípios da Dinâmica Professor: ISRAEL AVEIRO
Isaac Newton Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo.
Física Lorena e Paulo.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Ciências da Natureza e suas tecnologias - FÍSICA
Mecânica Geral I Introdução Edmundo Sahd Neto.
VETOR VELOCIDADE E VETOR ACELERAÇÃO
Método do Trabalho Virtual
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
QUEDA LIVRE e LANÇAMENTO
Física Aula 09 – Mecânica Prof.: Célio Normando.
Aluna: Isabella Altoé Turma: 3º N01 Professor: Lucas Xavier
Estudando para o ENEM de forma Invertida
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
(UFRGS) Um bloco de massa 1 kg move-se retilineamente com velocidade de módulo constante igual a 3 m/s, sobre uma superfície horizontal e sem atrito. A.
Estudando Para o ENEM de Forma Invertida
Leis de Newton Leis de Newton 1º Lei de Newton Lei da Inércia
Estudando Dinâmica Aluno: Mateus Brito Turma: 2º ano M03 E.E.E.F.M Prof.ª Filomena Quitiba.
ESTÁTICA 1. EQUILÍBRIO DO PONTO MATERIAL 2. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO
1.1.5 Teorema da Energia Cinética.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
LEI DE COULOMB UM POUCO DE HISTÓRIA
Movimento Circular.
2º/2015 Equilíbrio e Momento AULA Nº 5 CURSO: Engenharia Civil
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
Equilíbrio de um ponto material
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
As leis de Newton Motivação: Porque estudar as leis de Newton?
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Professora Paula Melo Silva
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Dinâmica e Estática da Partícula
MECÂNICA E SEUS CONCEITOS
MECÂNICA E SEUS CONCEITOS
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
EQUILÍBRIO ESTÁTICO E MOMENTO
Decomposição de Vetores
Indução Eletromagnética
leis de newton 1º Lei de Newton – Princípio da Inércia
Prof. ANDRÉ ANTUNES.
VETORES PROFESSOR : MARCELO ALANO
Forças e Movimentos Unidade 2 Força de colisão. Devido à grande quantidade de automóveis que circulam nas estradas, todos os dias ocorrem acidentes. Devido.
Estática dos Sólidos e dos fluidos PROF.: EVALDO RIBEIRO DO NASCIMENTO JÚNIOR.
Profª Jusciane da Costa e Silva
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
OS FUNDAMENTOS DA FÍSICA
TRABALHO, POTÊNCIA E ENERGIA.
Potência Trabalho resultante de várias forças Trabalho da força peso Trabalho de uma força perpendicular ao deslocamento 1 Trabalho, potência e energia.
DINÂMICA Roneles de Santana. DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda os movimentos relacionados com as forças que atuam nos corpos. A força de atração.
Transcrição da apresentação:

Modelagem Matemática na Física Ensino Superior Modelagem Matemática na Física 1.2.2 - Dinâmica Amintas Paiva Afonso

Mecânica – Cinemática - Dinâmica Mecânica - É a ciência que tem como objetivo o estudo dos movimentos. Cinemática - Apenas descreve o movimento, sem investigar suas causas. Dinâmica - Pesquisa e estuda as causas que produzem e modificam os movimentos. Na Dinâmica aparece uma série de conceitos bastante intuitivos em nossa vida tais como: Força e Energia.

Conceito Dinâmico de Força A Força é a CAUSA que tem, como EFEITO DINÂMICO, a aceleração. Se um corpo possui aceleração, existe uma força responsável por esta aceleração. Retirada a FORÇA, no mesmo instante, desaparece a ACELERAÇÃO.

Observações Como a aceleração é uma grandeza vetorial, então a FORÇA também é uma GRANDEZA VETORIAL. F a ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// (causa) (efeito)

Classificação das FORÇAS 1) FORÇAS DE AÇÃO À DISTÂNCIA. São aquelas que atuam sobre os corpos mesmo quando não existe o contato entre eles. As forças de ação à distância atuam numa região do espaço denominada de CAMPO. Ex: a) Força Gravitacional (Peso) força exercida pela Terra sobre um corpo de massa m em proximidades. Características: Módulo: P = m . G Direção: Vertical Sentido: Para baixo b) Força Elétrica (Prótons / Elétrons) c) Força Magnética (Imãs)

Exemplo Força Peso (P) a) p b) p p p p c) P A B D ///////////////////////////////////////////////////// TERRA p p p C c) P /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Forças de Contato São aquelas que só atuam sobre os corpos se existir o contato entre eles. Ex: NORMAL, TRAÇÃO, FORÇA DE ATRITO. FORÇA NORMAL (N): É a força exercida pela superfície em que o corpo está apoiado. Ela atua PERPENDICULAR à superfície em que o corpo se encontra.

Exemplos de Força Normal: a) b) N N N N c) N N

Força de Tração ou Tensão (T) É uma força exercida através de um fio ou de uma corda. Ex: a) b) c) A /////////////////// ///////////////////////////////// B d) T

Princípios da Dinâmica (As leis de Newton) Princípio da Inércia ou 1ª. lei de Newton Um ponto material isolado está em REPOUSO ou em MOVIMENTO RETILÍNEO E UNIFORME. Um corpo, livre da ação de forças, se mantém em equilíbrio, por INÉRCIA. Um ponto material, não pode por si só, mudar sua velocidade vetorial.

Força de Tração e Compressão São forças que atuam em barras Tração (T): Atua no sentido de alongar a barra. Compressão (C): Atua no sentido de diminuir o comprimento da barra. T T T /////////////////////////////////////////////////////////////////// T T ////////////////////////////////////////////////////////////////////

O que é inércia de um corpo? A inércia de um corpo é a propriedade que esse corpo tem de resistir à mudança de sua velocidade. A velocidade de um corpo somente é alterada, quando aplica-se sobre ele uma força. Pode-se então dizer que: Se o corpo estiver em repouso deverá, por inércia, permanecer em repouso. Se o corpo estiver em MRU, deverá, por inércia, manter esse movimento.

Ex: Por que um corpo lançado com velocidade Vo  0, numa superfície plana horizontal, para? Isso ocorre pois, em geral, há duas forças se opondo ao movimento: a força de resistência do ar (Far) e uma força de atrito (Fat) que a superfície exerce no bloco. Se conseguirmos eliminar as duas, o bloco deveria prosseguir com Vo (cte). Sentido do movimento F ar F a t

Ex: Quando você está no interior de um ônibus com V(cte) relativo solo, o que ocorre se o motorista brecar de vez? Resposta: Você tende, por inércia, manter a mesma velocidade V em relação ao solo. Assim você é projetado para frente.

Ex: E se você estiver dentro de um ônibus, onde V = 0 (repouso), em relação ao solo, o que ocorre se ele “arrancar” de vez? Resposta: Você tende, por inércia, manter a mesma velocidade V (repouso) em relação ao solo. Assim você é projetado para trás.

Por que numa curva, você é projetado para um lado do veículo? O auto move-se em linha reta com V constante em relação ao solo. Se ele de repente entra em uma curva, você, por inércia, tende a prosseguir em linha reta com a mesma velocidade V que o auto possuía. O Auto consegue fazer a curva porque a estrada aplica uma força de atrito nas rodas que lhe muda a direção.

Princípio Fundamental da Dinâmica (ou 2ª. Lei de Newton) A RESULTANTE (Fr ou R) das forças que agem sobre um corpo é igual ao produto de sua massa (m) pela aceleração (a) adquirida. Fr = m . a OBS: a) A aceleração adquirida pelo corpo sempre possui a mesma DIREÇÃO e SENTIDO da força resultante. b) A unidade da força no S.I. é N (Newton)

Denominações de movimentos F

O que é 1 Newton? É a unidade da força no sistema MKS (ou S.I.). 1 N é uma força capaz de imprimir a um corpo de massa 1 kg uma aceleração de 1 m / s². a = 1 m / s² F = 1 N M = 1 kg 1 N = 1 kg x 1 m / s²

O que é 1 dina? É a unidade da força no sistema CGS. 1 dina é uma força capaz de imprimir a um corpo de massa 1 g uma aceleração de 1 cm / s². a = 1 cm / s² M = 1 g F = 1 dina 1 dina = 1 g x 1 cm / s²

O que é 1 kilograma – força (k.g.f)? É a unidade do sistema MkgfS. 1 kgf é uma força capaz de imprimir a um corpo de massa 1 kg uma aceleração de 9,8 m / s². É a unidade do sistema MkgfS. 1 kgf é uma força capaz de imprimir a um corpo de massa 1 kg uma aceleração de 9,8 m / s². m = 1 kg a = 9,8 m / s² F = 1 kgf 1 kgf = 1 kg x 9,8 m / s²

Relação entre NEWTON e DINA 1 N = 1 kg x 1 m / s² = 1 000g x 100cm/s² = 100 000 g x cm / s² = 10 5 g x cm / s² = 10 5 dina Logo 1 N = 10 5 dina

Relação entre KILOGRAMA-FORÇA e NEWTON 1 kgf = 1 kg x 9,8 m / s² = 9,8 ( 1 kg x 1 m/ s²) = 9,8 N. Logo: 1 kgf = 9,8 N

Principio da ação e reação Terceira Lei de Newton Principio da ação e reação A toda ação corresponde uma reação, de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto. Sempre que um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, este reage exercendo em A uma outra força, de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário.

AÇÃO E REAÇÃO OBS: Ação e Reação são forças que nunca se anulam pois sempre agem em corpos diferentes. Ex: A Terra atrai os corpos com uma força, que é o peso do corpo (ação).Por este princípio, o corpo atrai a Terra com força de mesma intensidade e direção, mas com sentido oposto (reação). Ex: Quando chutamos uma bola, aplicamos uma força (ação) sobre ela que é correspondida com outra força (reação) aplicada sobre nosso pé.

Força de Atrito fat = µe .N Denomina-se atrito a resistência que os corpos em contato oferecem ao movimento. Temos os seguintes casos: Força de atrito estática: N N (Sentido da eminência movimento) F a t F fat = µe .N P µe Coeficiente atrito estático N Reação normal do apoio

Força de atrito dinâmica F a t = µd . N F fat P µd Coeficiente atrito dinâmico N Reação normal do apoio (Sentido do Movimento) OBS: A força de atrito entre dois corpos em contato é tangente à superfície de contato e tem sentido oposto ao do movimento (ou à “tendência” de movimento) relativo entre as superfícies.

Exercícios de sala 01) Um corpo de massa m = 400g está em mov. retilíneo acelerado de módulo a = 6 m/s². Qual o módulo da força resultante que atua no corpo?

Solução: No S.I. a unidade da massa é o kg. Assim: m = 400 g = 0,400 kg e a = 6,0 m/s² Aplicando a 2ª Lei de Newton, temos: F = m.a = (0,400).(6,0)  F = 2,4 N

Para você resolver. 02) Um corpo de massa m = 2 000 g, em M.R. acelerado em que módulo de a = 7,0 m/s². Calcular o módulo da resultante das forças que atuam neste corpo. Resp: 14 N.

03) A resultante das forças que atuam em uma partícula de massa m = 5,0 kg tem intensidade F = 60 N.Qual o módulo da aceleração? Resp: 12 m/s²

04) Uma partícula de massa m = 4,0 em M. R 04) Uma partícula de massa m = 4,0 em M.R.acelerado, sob ação de uma força de módulo F = 24 N, no instante t = 0 a partícula tem espaço so = 15 m e modulo de Vo = 20 m/s (veja fig). Calcule: 15 S(m) (t=0) F Vo m

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

92 Duas forças de módulos F1 = 8 N e F2 = 9 N formam entre si um ângulo de 60º. Sendo cos 60º = 0,5 e sen 60º = 0,87, o módulo da força resultante, em newtons, é, aproximadamente, 8,2 b) 9,4 c) 11,4 d) 14,7 e) 15,6 01 Solução

02 95 (Vunesp-SP) Observando-se o movimento de um carrinho de 0,4 kg ao longo de uma trajetória retilínea, verificou-se que sua velocidade variou linearmente com o tempo de acordo com os dados da tabela. No intervalo de tempo considerado, a intensidade da força resultante que atuou no carrinho foi, em newtons, igual a: a) 0,4 b) 0,8 c)1,0 d) 2,0 e) 5,0 t (S) 1 2 3 4 v(m/s) 10 12 14 16 18

Solução

03

Solução

04

Solução

05 SOLUÇÃO

06 SOLUÇÃO m

07

SOLUÇÃO

08 SOLUÇÃO

09

SOLUÇÃO

10

SOLUÇÃO

11

SOLUÇÃO

12

SOLUÇÃO

13

SOLUÇÃO

14

SOLUÇÃO

SOLUÇÃO

15

SOLUÇÃO

16

SOLUÇÃO

17

SOLUÇÃO

18

SOLUÇÃO

19

SOLUÇÃO

20

SOLUÇÃO

21

SOLUÇÃO

22

SOLUÇÃO

23

SOLUÇÃO

24

SOLUÇÃO

SOLUÇÃO

24

SOLUÇÃO

25

SOLUÇÃO

SOLUÇÃO

26

SOLUÇÃO

27

SOLUÇÃO

28

SOLUÇÃO