Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. Teoria da Gestalt.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO PERCEPTIVA
Advertisements

Percepção e Fund. Das Artes Visuais
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
Percepção PPB Aula.
PERCEPÇÃO DA FORMA Figura e Fundo
(A psicologia da Forma)
Elementos da composição gráfica
ILUSÃO.
Ilusões de Ótica.
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
Ilusão de óptica Colecção de imagens que prometem confundir os teus sentidos….
Fundamentos de Psicologia Experimental
"Compor é organizar com sentido de unidade e ordem os diferentes fatores de um conjunto para conseguir o maior efeito de atração, beleza e emoção." © Copyright.
Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
Sistemas Lógicos 2 O MAPA DE KARNAUGH. Um mapa de Karnaugh provê um método sistemático para simplificação de expressões Booleanas e, se usado adequadamente,
OS – Cadastrar Ordem de Serviço. OBJETIVO: Cadastrar ordem de serviço para clientes sem que seja necessário efetuar uma venda ( semelhante ao orçamento,
ÁREA DE FIGURAS PLANAS. Figuras Planas Quadrado Quadrado Retângulo Retângulo Triangulo Triangulo Círculo Círculo.
Metodologia do Ensino de Matemática
Geometria Aula 3, ciclo 1.
Unidade 5 / CAPÍTULO 24 Introdução ao estudo da Óptica e Natureza da Luz Professor: ISRAEL AVEIRO
Contagem Aula 2, ciclo 5.
Laboratório.
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DIFERENCIAL
Cliente do Restaurante Pedidos no Restaurante
Programa de Pós-graduação em Educação
Revisão - II Unidade Semiótica.
Design da Identidade Construção da Marca.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
Introdução Barra de Menus Barra de Ferramentas Padrão
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Cliente do Restaurante Pedidos online no restaurante Desktop©
Áreas e perímetros de polígonos
Criação de Usuários/Grupos
Ciências da Natureza e suas
Gestaltismo ..
Metodologia do Ensino de Matemática
Modelo de Carta formal e informal com exemplos. Formal e Informal.
Autores: Nome 1; Nome 2; Nome 3 Professor Orientador: Nome
Introdução à Programação usando Processing Programação Gráfica 2D Chamada a funções, variáveis e criação de funções Exercício Funções Recursivas Infinitas.
Semelhança 9º ANO – PROFª ELAINE.
Prof. Arthur Albertin.
Apresentação NextGen.
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Vamos simplificar os Produtos Notáveis!
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Quanto ao tema (assunto, documento ou arte)

Desequilíbrio Faculdade Metropolitana de Anápolis. Professoras: Giovanna Carolina & Cláudia Moreno. Alunos: Gabriel Corrêa & Judá Ibraim C. L. Rodrigues.
Aula 5 Projeto Olimpíada.
Gestalt do Objeto Sistema de Leitura Visual da Forma
AULA 4: GESTALT Professora: Geórgia Feitosa
MATEMÁTICA Semelhança de Figuras.
OFICINA IMPRESS AIDA ROSA DIEGUEZ SABIO – - CRTE – CORNÉLIO PROCÓPIO
Semelhança de triângulos e relações métricas no triângulo retângulo
Currículos e Programas
Volume da Pirâmide Lisandra Sauer UFPEL.
Entre as 3 Leis da Gestalt escolha aquela que podemos aplicar na composição abaixo.
Observe as seqüências numéricas:
Princípio Fundamental da Contagem
(a + b)(a + b) = a² + ab + ba + b² = a² + 2ab + b²
CAPÍTULO 1: PADRÕES E REGULARIDADES MATEMÁTICA 1 PROF. CARLOS BRAYNER.
Processos cognitivos: A Perceção
Análise Combinatória Prof. Carla S. M. Battaglioli
Autores: Nome 1; Nome 2; Nome 3 Professor Orientador: Nome
Nome da Instituição/Universidade
Pesquisa Científica
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Comitê de Sustentabilidade
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. Teoria da Gestalt

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. A teoria da Gestalt refere-se a um conjunto de teorias sobre a perceção visual. Estas teorias tentam explicar e descrever a forma como os seres humanos organizam a informação visual: percecionamos as imagens visuais como um conjunto organizado, segundo alguns princípios. Vamos perceber estes princípios usando exemplos simples e concretos.

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. Elementos que se encontram mais próximos têm tendência a ser percecionados como um conjunto. Por exemplo: na imagem abaixo vês quatro grupos de estrelas azuis e verdes. Neste caso, a proximidade é mais forte do que a semelhança de cores. Proximidade

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. A continuidade é importante para o cérebro decifrar melhor um determinado código visual. Por exemplo: se visualizares uma sequência de pontos, o teu cérebro tende a reconhecer essa continuidade como uma linha. Continuidade

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. Quando elementos de uma imagem são semelhantes tens a tendência para agrupá-los. Visualmente, esses elementos parecem formar um único elemento. Por exemplo: na imagem abaixo o teu cérebro agrupa os elementos com a mesma forma. Semelhança

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. Perante uma imagem constituída por elementos organizados de forma complexa, tens tendência a procurar uma padrão simples e reconhecível. Por exemplo: na imagem abaixo é muito provável que vejas um quadrado; o teu cérebro preenche a informação em falta para formar um padrão reconhecível. Fechamento

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. O ser humano perceciona e interpreta uma imagem complexa da forma mais simples possível. Por exemplo: a imagem abaixo (lado esquerdo) pode parecer complexa quando vista como um todo, mas é muito provável que seja vista como uma composição de figuras simples: um quadrado, um triângulo e um retângulo. Pregnância

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. Os elementos de uma imagem são percecionados como uma figura (elemento de foco) ou como um fundo (fundo onde a figura se encontra). Quando observas uma imagem, analisas de imediato o que é a figura e o que é o fundo. Esta identificação ocorre rapidamente e de forma inconsciente, na maior parte dos casos. O exemplo ao lado é um clássico: o que é que vês primeiro? O vaso azul ou os perfis das duas caras? Segregação

Criar 5/6 Educação Visual © Raiz Editora, Todos os direitos reservados. Estes conteúdos não podem ser reproduzidos, copiados, alterados ou partilhados, no todo ou em parte, sem a autorização escrita da Raiz Editora. Um único elemento pode ser visto de forma isolada ou fazendo parte de um todo. Dessa forma, repetindo esse elemento ou elementos semelhantes, tendes a vê-los como parte de um conjunto. Unidade